• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Pré-Natal
 

Pré-Natal

on

  • 5,485 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,485
Views on SlideShare
5,259
Embed Views
226

Actions

Likes
2
Downloads
166
Comments
2

1 Embed 226

http://www.hiperativo.com 226

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

12 of 2 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Pré-Natal Pré-Natal Presentation Transcript

    • PRÉ –NATALProfª Ms. Isolina RiosAssis
    •  O pré-natal é um acompanhamento médico ou de enfermagem oferecido à gestante desde a concepção até o início do trabalho de parto; é o momento onde a mulher deve receber informações sobre a própria saúde e a saúde do bebê, apoio emocional e preparo para a maternidade. (Rezende, 2002). A assistência pré-natal é um direito de toda gestante, independente de condições raciais, sociais, econômico e culturais.
    •  O pré-natal tem a finalidade de assegurar menores índices de mortalidade materno-infantil, visa detectar doenças e alterações que comprometem a saúde, e orientar hábitos de vida saudáveis preparando a mulher para o parto e pós-parto. De acordo com a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem – Decreto nº 94.406/87 – o pré-natal de baixo risco pode ser inteiramente acompanhado pela enfermeira (o).
    • ● O Ministério da Saúde preconiza no mínimo 6 consultas de pré-natal. O intervalo entre as consultas deve ser de quatro semanas até a 36º semana. Após este período, a gestante deverá ser acompanhada a cada 15 dias, visando à avaliação da pressão arterial, da presença de edemas, do AFU, dos movimentos do fetais e dos batimentos cardiofetais.
    • Diagnóstico da Gravidez AVALIAR:Atraso ou irregularidade - Ciclo menstrualmenstrual, náuseas, - DUMaumento do volume - Atividade Sexual abdominal Atraso menstrual em mulheres com atividade sexual Solicitar: Teste Imunológico da Gravidez Resultado positivo Resultado Negativo Repetir após 15 dias Gravidez confirmada Resultado negativo com persistência da amenorréia Iniciar acompanhamento da gestante Avaliar causas ginecológicas
    • Sinais certeza: 1º trimestre=ultra-sonografia o saco gestacional com 4sem. pulsação cardíaca do embrião, no 3º mês é bastantepreciso o diag. de gravidez. Raios X: esqueleto fetal será visualizado após suacalcificação,  na 18ª semana. Batimento cardíaco fetal(BCF) evidenciados a partir 14ªsemana utilizando Sonar Doppler; Estetoscópio Pinardausculta BCF após 18ª a 20ª. Freqüência cardíaca fetal oscila 120 a 160 bpm.
    • Os testes laboratoriais de gravidez A maioria testes realiza-se em presença gonadotropina coriônica humana (HCG) hormônios placentários produzido pelas vilosidades coriônicas. Esse aparece em alta concentração, tanto na urina como no sangue 10 a 12 dias após a concepção, atingindo o pico elevado, por volta 8ª a 10ª semana de gestação, depois  lentamente, atingindo um nível baixo entre 14ª e 18ª semana, mantendo-se assim até ocorrer à separação da placenta, quando desaparece esta função.
    • Após confirmação da gravidez registra-se:►O cartão da gestante, com a identificação preenchida e orientação sobre o mesmo;► DUM, IG►Trimestre da gravidez no momento em que iniciou o pré-natal;► O calendário de vacinas e suas orientações;►As solicitações sobre a participação nas atividades reuniões em grupo e visitas domiciliares.►Avaliação nutricional: utilizando a curva de peso/idade gestacional;
    • Roteiro da primeira consultaHistória : Identificação, idade, cor, naturalidade, procedência, endereço atual, situação conjugal, profissão/ocupação e prática religiosa.Dados sócio-econômicos e culturais: Grau de instrução, renda familiar, número de dependentes, número de pessoas na família que trabalham, condições de moradia (tipo, n° de cômodos), condições de saneamento (água, esgoto, coleta de lixo);
    • ANTECEDENTES FAMILIARES: Hipertensão, diabetes, doenças congênitas, gemelaridade, câncer de mama, hanseníase, tuberculose e outros contatos domiciliares (anotar a doença e o grau de parentesco). ANTECEDENTES PESSOAIS : Hipertensão arterial, cardiopatias, diabetes, doenças renais crônicas, anemia, transfusões de sangue, doenças neuropsiquiátricas, viroses (rubéola e herpes), cirurgia (tipo e data), alergias, hanseníase e tuberculose.
    • ANTECEDENTES GINECOLÓGICOS: Início da atividade sexual; Desejo sexual; Orgasmo; Dispareunia; Número de parceiros; Ciclos menstruais (duração, intervalo e regularidade); Uso de métodos anticoncepcionais; Infertilidade e esterilidade (tratamento); Doenças sexualmente transmissíveis(inclusive parceiro); Cirurgias ginecológicas (idade e motivo); Mamas (alteração e tratamento); Última colpocitologia oncótica (data e resultado).
    • ANTECEDENTES OBSTÉTRICOS: Idade da primeira gestação; Número de gestações (incluindo abortamentos, gravidez ectópica, mola hidatiforme); Número de partos (domiciliares, hospitalares, vaginais espontâneos, fórceps, cesáreas - indicações); Número de filhos vivos (se pré ou pós-termo); Mortes neonatais precoces (até 7 dias de vida) ou tardias (7 e 28 dias de vida);
    •  Recém-nascidos com icterícia neonatal, transfusão, exsanguineotransfusões; Intercorrência ou complicações em gestações anteriores (especificar); Complicações nos puerpérios (descrever); Intervalo entre o final da última gestação e o início da atual.
    • GESTAÇÃO ATUAL: Nomes dos medicamentos usados na gestação; Se a gestação é ou não desejada; Hábitos: fumo (número de cigarros/dia), álcool e uso de drogas ilícitas; Ocupação habitual (esforço físico intenso, exposição a agentes químicos e físicos potencialmente nocivos, estresse).
    • Exame FísicoGeral: Determinação do peso e avaliação do estado nutricional da gestante; Medida e estatura; FR; FC; Temperatura; PA; Ausculta cardiopulmonar; Inspeção da pele e das mucosas; Palpação abdominal; Exame dos membros inferiores.
    • Específico: gineco-obstétrico Exame mamas (orientando para o aleitamento materno); Medida da altura uterina (AFU); Ausculta dos batimentos cardiofetais (Sonar Doppler por volta da 10ª semana e entre a 18ª e 20ª semana com Pinnar). Identificação da situação e apresentação fetal; Palpação dos gânglios inguinais; Inspeção dos genitais externos. OBS: se necessário realizar a coleta de material para exame colpocitológico.
    • Exames do Pré-natal● Grupo sangüíneo e fator Rh;● Sorologia para sífilis (VDRL), hepatite B, rubéola,citomegalovírus e toxoplasmose.● Glicemia em jejum● Exame de urina (Tipo I);●Hemograma (atentar para a dosagem de hemoglobina-Hb);●Sorologia anti-HIV (prévio consentimento dapaciente).
    • Vacina Anti-tetânica:Esquema básico: 1º dose 2º dose 3ºdose Iniciar após 1º Intervalo mínimo de 30 dias e Trimestre máximo de 60 diasOBS: o reforço deve ser realizado de 10 em 10 anos. Antecipar a dose de reforço se ocorrer nova gravidez em cinco anos, ou mais, depois de aplicação de última dose.
    • Roteiro das consultas subsequentes Revisão da ficha perinatal e anamnese atual; Cálculo e anotação da IG; Determinação do peso - anotar no gráfico e observar o sentido da curva para avaliação do estado nutricional da gestante; Inspeção das mamas; Inspeção da pele e das mucosas;
    •  Ausculta dos batimentos cardiofetais; Verificação da presença de edema; Interpretação de exames laboratoriais e solicitação de outros, se necessários; Controle do calendário de vacinação; Acompanhamento das condutas adotadas em serviços clínicos especializados.
    • Realizar AFU
    • Condutas nas queixas mais freqüentes na gestação► Náuseas, vômitos, pirose e sialorréia:► Dispnéia:► Dor nas mamas:► Dor lombar (dores nas costas):► Sangramento nas gengivas:► Varizes:► Cloasma gravídico:
    •  DUM (data da última menstruação)IG (idade gestacional)DUM até dia atual dividido por 7 DPP (data provável do parto)15/09/2006 DUM+7 -321/06/2007 DPP