Palestra IV Seminário Multidisciplinar do ICG - Ms. Lisa Valéria Vieira Tôrres

1,116 views

Published on

Formação acadêmica na atualidade:
Sobre a diferença entre ensino e pesquisa e a urgência em contemplar a diversidade de áreas.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,116
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Palestra IV Seminário Multidisciplinar do ICG - Ms. Lisa Valéria Vieira Tôrres

  1. 1. IV SEMINÁRIO A Construção da vida profissional e ainterdisciplinaridade : (re)pensar a Educação e a Saúde pela diversidade. Formação acadêmica na atualidade: Sobre a diferença entre ensino e pesquisa e a urgência em contemplar a diversidade de áreas. Lisa Valéria Vieira Tôrres
  2. 2. Tempo de Apresentação“ Não adianta querermos ser claros.A lógica não convence,A explicação nos cansa.O que é claro não precisa ser dito” Cassiano Ricardo
  3. 3. EDUCAÇÃO EM CRISE
  4. 4. EDUCAÇÃO EM CRISE• Este tema propõe uma discussão a partir do panorama atual do Ensino Superior no Brasil.O sistema educacional ficou tão grande e complexo ( pela facilidade de acesso e grande mobilidade de estudantes com vários perfis) que, de certa forma, tornou-se imperioso res(significar) a maneira como construímos nossa carreira profissional.• A partir disto, uma discussão acerca de como acontece esta construção, na atualidade, se legitima e está imbricada na diversidade de áreas interdisciplinares, transdisciplinares e multidisciplinares.
  5. 5. O ENSINO E A PESQUISA• O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada para instruir e educar• O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma, certificação, profissionais de ensino, etc. O ensino informal está relacionado ao processo de socialização do homem. Ocorre durante toda a vida, muitas vezes até mesmo de forma não intencional. O ensino não-formal, por sua vez, é intencional. Em geral é aquele relacionada a processos de desenvolvimento de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos, praticadas por movimentos populares, associações, grêmios, etc.• Os limites entre essas três categorias de educação não são extremamente rígidos, são permeáveis. Pois estamos aprendendo constantemente e por diferentes vias e agentes. (fonte: Wikipédia)
  6. 6. O ENSINO E A PESQUISA• Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente.• É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve.• A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. ( fonte: Wikipédia)
  7. 7. CONHECIMENTO
  8. 8. CONHECIMENTO / DADO / INFORMAÇÃO
  9. 9. CONSTITUIÇÃO
  10. 10. “Precisa-se de profissional para preencher vaga. É necessário ter nível superior ou que esteja cursando a partir do terceiro semestre.
  11. 11. ESPAÇO PARA OS MEDIADORES MEIO AMBIENTE O OUTROEU (Universidade / professor / tutor / institutos especializados em formação continuada)
  12. 12. O que eu CompartilhoRessignificar pela mudançade paradigmas conceito de diversidade
  13. 13. DIVERSIDADE• O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de variaveis em tornoo de um assunto concretos de faculdade, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.• A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
  14. 14. Tempo de Confrontos“ É preciso também que nos inquietemos diante de certos recortes ou agrupamentos que já nos são familiares” Foucault
  15. 15. A Interdisciplinaridade
  16. 16. A Interdisciplinaridade
  17. 17. A Multidisciplinaridade
  18. 18. A Multidisciplinaridade
  19. 19. A Transdisciplinaridade
  20. 20. Tempo de Discussão
  21. 21. Tempo de Despertar “Uma pergunta sempre aponta um Caminho. A resposta já ficou para trás”.

×