Fonte de informações em Museus

850 views
692 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
850
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fonte de informações em Museus

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCODEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃOCURSO DE BIBLIOTECONOMIAFontes de Informação em MuseusDocente: Lourival PintoDiscentes: Aline Cavalcante, Aline Moura, Cainara Borges,Gustavo Henrique e Ingridy Dias.
  2. 2. Definição
  3. 3. • “O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos,ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, abertaao público e que promove pesquisas relativas aostestemunhos materiais do homem e do seu ambiente,adquire-os, conserva-os, comunica-os e expõe-nos paraestudo, educação e prazer” (conceito de museu do ConselhoInternacional dos Museus – ICOM).• É um local onde se recolhe, estuda e conserva objetos quedepois são expostos ao público. O trabalho desenvolvidopelo Museu permite a criação de uma identidade cultural, éum lugar que nos faz viajar no tempo, um lugar de históriasinteressantes, contam-nos histórias, revelam-nos oquotidiano das pessoas, falam-nos das alegrias epreocupações doutros tempos. É um lugar para pensarmos opresente e refletirmos sobre o nosso tempo.
  4. 4. Histórico
  5. 5. • Apesar da origem clássica da palavra museu - dogrego mouseion – a origem dos museus com locais depreservação de objetos com finalidade cultural é maisantiga, nasceu junto com a própria humanidade.• No século XVII se consolidou o museu parecido com oque atualmente conhecemos.• O primeiro museu aberto ao do Brasil é o MuseuNacional, criado por D. João VI no ano de 1818.• O Museu do Louvre, criado pelo GovernoRevolucionário, em 1793.• Apenas no século XIX que surgiu muitos dos maisconhecidos museus mundiais, como o Museu do Prado(Espanha) e o Museu Mauritshuis (Holanda).
  6. 6. O mais importante museu da Espanha tem um acervo valioso depintura e escultura. Entre os artistas que podem ser apreciados noPrado estão Ticiano e Rembrandt. A coleção mais importante domuseu é, no entanto, a de pintura espanhola.Museu do Prado
  7. 7. Museu Americano de História NaturalFundado em 1869, o Museu Americano de História Natural tem um vastoacervo. O que mais atrai visitantes é sua vasta coleção de fósseis. Elaocupa 42 salas e tem como grandes destaques os esqueletos dedinossauros e um barossauro de de 15 metros.
  8. 8. Museu LouvreFama não falta ao Louvre. E essa fama não se limita à França. Ele é umdos mais famosos do mundo. Em 2009, recebeu cerca de 8,5 milhões devisitantes. Localizado no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue deRavioli, o Louvre abriga obras importantes como a Mona Lisa, de Leonardoda Vinci, e a escultura Vênus de Milo.
  9. 9. O Museu Nacional reúne os maiores acervos científicos da América Latina,laboratórios de pesquisa e cursos de pós-graduação. As peças que compõem asexposições abertas ao público, (cerca de três mil atualmente) são parte dos 20milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelosDepartamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Invertebrados,Vertebrados, Geologia e Paleontologia.Museu Nacional
  10. 10. Museu de Arte ContemporâneaO Museu de Arte Contemporânea esta localizado na cidade deNiterói, Rio de Janeiro, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, oMAC tornou-se um dos cartões portais da cidade. Este é destinado adivulgação de obras da arte contemporânea, apresenta desde artesabstratas até obras que retratam a Monarquia Brasileira
  11. 11. Estruturas de MuseusEstruturas de Museus
  12. 12. • O diretor, responsável pela administração da instituição, cuida da preservação doprédio e dos aspectos arquitetônicos, etc. ;• O curador, trabalhar na organização de mostras especiais temporários ou não,zelando assim com o crescimento do acervo, no processo de pesquisa, também éresponsável pela instituição como um todo;• Os bibliotecários fazer cadastros e manter sistemas de informação ( programas )sobre o acervo e controlar assim os empréstimos e a entrada e saída de material;• Os conservadores trata-se de uma precaução pela coleção como um todo,protegendo-a, podendo ser classificada por causas ambientais ou causas internas;• Os restauradores é a realização de atividades de reparação e recondicionamento dosobjetos deteriorados;• Os museógrafos são responsáveis pela elaboração de projetos.A estrutura de um museu é formada por uma equipe deprofissionais, todos com formação universitária ou treinamentoadaptado as necessidades de suas funções. Fazendo assim parteda equipe:
  13. 13. Museu Histórico de IgarassuSeu acervo é composto por 250 peças,possuindo também, um Departamento dePesquisa Histórica, responsável pelaguarda de importantes documentos dahistória da cidade. Destaque para asexposições de peças sacras e armas. Ouseja, o mesmo estar na classificação demuseu de pequeno porte, pois suascaracterísticas se enquadram no exemploacima.
  14. 14. Solomon R. Guggenheim MuseumÉ um museu de médio porte, voltado para oCentral Park. Contrastando com o entorno aedificação se destaca na paisagem urbana porsuas linhas curvas e pelos pavimentos,desenvolvidos em faixas horizontais.Suas paredes inclinadas para trás, segundo aproposta do arquiteto, favorecem a visualizaçãodas obras e sua iluminação.O efeito plástico de suas formas geométricascurvilíneas e orgânicas, definem os espaçosharmonicamente descortinados através dasrampas ao mesmo tempo de acesso eexposição.
  15. 15. O Museu do Estado de Pernambuco é umdos mais modernos museus do país, comcapacidade para abrigar exposições demédio e grande porte. O espaço doMuseu abrange, além do palacete doséculo XIX, o Espaço Cícero Dias e umacasa onde são realizados cursos eoficinas de arte. Atualmente ocupa umaárea 9.043 m2, de amplo estacionamentoe jardins ornamentados com esculturas evasos de cerâmica portuguesa. Seuacervo fixo tem mais de 14 mil itens¸ oTérreo tem 7 salas que é composto porexposições permanentes, e um Hall, haum pavimento com hall, e 4 salas, suabiblioteca conta com um acervo de cercade 4.000 títulos. Compõe, ainda, oconjunto arquitetônico uma pequena casa,que abriga casa de chá / lanchonete.O Museu do Estado de Pernambuco
  16. 16. Tipologia – Acervo
  17. 17. • A tipologia museológica consiste na classificaçãode museus, podendo ser:• Públicos ou Privados• Por área de Interesse: Arte, História, Ciências, etc.
  18. 18. • Museus de Artes;– Museu de Belas-Artes, Rio de Janeiro– Museu do Estado, Pernambuco– Museu do Louvre, Paris– Museu de Arte Sacra, São Paulo.• Museus Históricos;– Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro– Sítios Arqueológicos – Parque Nacional da Serra daCapivara– Museu de Arqueologia de Itaipu, Rio de Janeiro– Museu da Acrópole de Atenas
  19. 19. • Museus de Ciências;– Espaço Ciência, Pernambuco• Museus Especializados;– Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro– Museu do Telefone, Belo Horizonte– Museu do Futebol, Pacaembu – SP
  20. 20. Museus no Brasil – Estatística• Museus Presenciais: 2.968Instituições abertas ao público: 2716 museusInstituições em implantação: 67 museusInstituições fechadas: 185 museus• Museus Virtuais: 22 museusFonte: Sistema Brasileiro de Museus , www.museus.gov.br/sbm/main.htm
  21. 21. Distribuição de Museus por RegiõesFonte: Sistema Brasileiro de Museus
  22. 22. Fonte: Sistema Brasileiro de Museus
  23. 23. Fonte: Sistema Brasileiro de Museus
  24. 24. UsoUso• As visitações nos museus brasileiros caracterizam umtímido crescimento em relação aos países europeus, noentanto nossos museus estão promovendo exposições,oficinas, entre outros, para atrair cada vez maisvisitantes.• Os museus com o intuito de expandir apossibilidade de visitas a seu acervos estão entrando na“era virtual”, disponibilizando sites na internet quepossibilitam que qualquer pessoa em qualquer lugarpossa conhecer um pouco do museu.
  25. 25. Museus como fontes deinformaçãoAs vezes procuramos informações do passado em todos oslugares, menos no mas provável. O museu tem sim uma grandefonte de informação, é nele onde se pode ver a verdadeirahistória de perto, é nele onde imaginamos e tocamos em umarealidade já vivida.Podemos afirmar que ele não só é uma fonte de informaçãoprimária, como também um meio de expandir uma cultura. Omuseu não tem como intuito uma arrecadação financeira paraalguma empresa, mas sim para servi a sociedade que mereceuma fonte de informação tão vasta como é o museu.
  26. 26. Se todos nós tirássemos algum dia para poder conhecer algunsmuseus que há por nossa cidade, ao invés de apenas irmos aocomputador e pesquisar sobre fatos, afirmo que poderíamos tambémtermos uma informação mais pura e concreta.Museu afro-brasileiro em salvador
  27. 27. Museu Francisco BrennandO museu tem também objetivo nãosó de passar informação de certocasos, mas também guardar e zelaralgumas obras. Algumasnecessitam de restaurações, pelomotivo de serem bastante antigas,tornando-se mais frágeis.
  28. 28. Museu do Estado de PernambucoApesar de que informação edocumentação é uma área parabibliotecas, os museus tornaram-se donos dessa área. Bibliotecasdesenvolveram e ganharamforça e tecnologia, deixando comque suas fontes de informaçãode documentação fossemnecessárias ser postas em outraárea.
  29. 29. Fim.Obrigado a todos!

×