Símbolos de natal
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Símbolos de natal

on

  • 813 views

 

Statistics

Views

Total Views
813
Views on SlideShare
800
Embed Views
13

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

3 Embeds 13

http://meu-amigo-computador.blogspot.pt 11
http://meu-amigo-computador.blogspot.com.br 1
http://meu-amigo-computador.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Símbolos de natal Presentation Transcript

  • 1. O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão adata do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração.
  • 2. O homem não vive sem sinais e símbolos. Seu pensar, seu conhecer, seu expressar o real e o espiritual é realizado através de símbolos. Ele transforma tudo em símbolos para ser entendido pelos outros.O homem se expressa simbolicamente também através da fé e da cultura, e o natal é uma expressão de fé e de cultura.Conheça melhor a grandeza dos significados dos símbolos do Natal:
  • 3. Presépio
  • 4. Os primeiros presépios surgiram noséculo XVI, na Itália.Data de 1567 o primeiro presépiofeito numa casa particular, a daDuquesa de Amalfi, que tinha 116figuras para representar o nascimentode Jesus, a adoração dos Reis Magos emuitas outras cenas. Até ao séculoXVIII eram sobretudo as cortes quetinham presépios, feitos por artistasfamosos. • No entanto, a celebração do nascimento de Cristo vem dos finais do século III, quando os peregrinos visitavam a gruta em que nasceu, em Belém. Pinturas, relevos e frescos ilustram, desde o século XIV, o nascimento de Jesus. E a primeira réplica da gruta onde teve lugar foi feita em Roma, três séculos mais tarde. Em 1223 São Francisco de Assis, em vez de festejar a véspera de Natal na Igreja, como era hábito, fê-lo na floresta de Greccio. Mandou transportar para o local uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar a cerimónia às pessoas. Por isso é, muitas vezes, visto como o autor do presépio.
  • 5. O presépio simboliza o cenário onde nasceu Jesus.
  • 6. Estrela do Natal
  • 7. Na ponta da árvore de Natal e, muitas vezes, sobre o presépio se coloca a Estrela deBelém. Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa. Foi a estrela que guiou os três reis magosaté o local de nascimento do menino Jesus, simbolizando o sítio onde estava Jesus
  • 8. Reis Magos
  • 9. O Evangelho de Mateus é o único a relatar a vinda dos sábios do Oriente. Posteriormente, acrescentaram-seinúmeras lendas, uma das quais dizendo que eles vieram da Pérsia. No século V, Orígenes e Leão Magno propõem chamá-los de reis-magos. No século VII, eles ganham nomes populares: Baltazar, Belquior e Gaspar e trazem ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. No século XV, lhes é atribuída uma etnia: Belquior (ou Melchior) passa aser de raça branca, Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade
  • 10. Árvore de Natal
  • 11. A Árvore de Natal, conhecida em algumas regiões daEuropa como “Árvore de Cristo”, desempenha papelimportante na data comemorativa do Nascimento deNosso Senhor.Os relatos mais antigos que se conhecem acerca daÁrvore de Natal datam de meados do século 17, e sãoprovenientes da Alsácia, encantadora provínciafrancesa.Sendo uma planta que cresce em sentido vertical,apontando para o céu, a árvore é considerada pormuitos como "intermediária entre o céue a terra". A árvore luminosa, colorida,enfeitada, é uma das tradições do Natal. ÁRVORE DE NATAL: na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria
  • 12. Vela do Natal
  • 13. • As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse eu sou a luz do mundo quem anda Comigo não anda nas trevas. Ascendendo velas no natal queremos também significar a nossa fé em Jesus, queremos lhe disser que também nós seremos luz para nossos irmãos procurando viver como Ele viveu. Cada natal deve renovar nossa fé em Jesus e o nosso empenho de viver Nele na sua luz e assim ser também com Ele e como Ele luz do mundo. Canção Nova luz de Deus para você.
  • 14. Sinos de Natal
  • 15. As renas carregam sinos de anúncio e de convocação. O sino simboliza o respeito ao chamado divino e representa o ponto decomunicação entre o céu e a terra. Remete ao ambiente rural, o tempo SINOS DE da igreja matriz e seus NATAL: representam sinos e toques de aviso e o anúncio para a humanidade dode convocação para a vida nascimento de Jesus e para a morte. Cristo, o Salvador.
  • 16. Coroa de Natal
  • 17. Coroa de Natal:O uso de coroas como decoração é um costume antigo. Osromanos usavam ramos verdes que enrolavam nas suascoroas. Também exibiam coroas de ramos verdes nas suasportas como sinal de saúde para todos os que lá habitavam.A coroa de Natal caracteriza-se por ser feita de galhosverdes entrelaçados, de cipreste ou abeto, que representama vida. Os seus galhos verdes, mesmo no inverno, significaque os cristãos devem manter a fé e a esperança, apesar detodas as contrariedades.A coroa de Natal forma um círculo que representa a uniãoexistente entre Deus e os Homens, símbolocontínuo e eterno de amor a Deus e aopróximo e Dele pelos Homens.
  • 18. Tradicionalmente, é decorada com quatro velas que representam as quatro semanas do Advento. As velas são acesas, uma a uma, a cadadomingo, até estarem todas acesas. As velas indicam a proximidade donascimento de Jesus, o Salvador, que trará luz ao mundo. Representam também a fé, a celebração e a alegria pelo Seu nascimento. A colocação da fita e do laço vermelho, envolvendo a grinalda, simbolizam o amor de Deus por todos nós, renascido pela vinda de Jesus. As bolas, frutas ou pinhas que se podem colocar na coroa representam o fruto do EspíritoSanto que sai dos corações de cada cristão. A colocação da coroa de Natal numa casa representa a presença de Jesus nesse lar. É costume ser posta na porta de entrada, mas pode também pode ser colocada dentro de casa.
  • 19. Missa do Galo
  • 20. • Missa do Galo é o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro.• Seu nome consagra a lenda segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Outra origem da expressão é citada em o De onde vem as palavras, de Deonísio da Silva (Editora A Girafa): como o fato de aMissa de Natal normalmente terminar muito tarde "quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam cantando".• Na Missa do Galo já todas as velas do Advento se encontram acesas e canta-se o cântico de Glória. Dada a sua importância, o próprio papa faz questão de rezá-la.• Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio, distribuem os presentes e compartilham a Ceia de Natal.
  • 21. Ceia de Natal
  • 22. A ceia de natal é uma reunião festiva entre amigos e família, íntima ecarinhosa, quando afloram nos corações das pessoas os sentimentos mais variados. Haverá a alegria do encontro, a saudade de quem partiu, a presença de um novo membro, misturando emoções diversas, pois todos ficam predispostos a se entregar afetivamente, trazendo a mensagem de que Cristo quer renascer no coração de cada um de nós. A tradição nos conta que após a Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24, era servida uma refeição frugal aos presentes. Com o passar do tempo essa refeição foi transferida para as casas dos fiéis e tornou-se mais sofisticada. Iguarias deliciosas, assados, bolos, pudins, passas, nozes, castanhas, tâmaras, frutas cristalizadas... se tornaram indispensáveis. Na ceia de natal não falta uma vela acesa, nos lembrando a fé das pessoas em Jesus Cristo, que continua brilhando através dos tempos.
  • 23. Presentes
  • 24. A tradiçãodos presentes de Natal assenta narecordação dos reis magos que oferecem aoMenino ouro (símbolo da fé), incenso (símbolo da adoração a Deus) e mirra (símbolo da transitoriedade e da eternidade).
  • 25. Pai Natal
  • 26. Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
  • 27. Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países - Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), Portugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz)
  • 28. Cartões de Natal
  • 29. A confeção do primeiro cartão de Natal, costuma ser atribuída ao britânico Henry Cole que, em 1843, encomendou a uma gráfica um cartão com amensagem: "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" porquenão tinha tempo para escrever pessoalmente a cada um de seus amigos.Mas, em 1831, um jornal de Barcelona, na Espanha, quis colocar em funcionamento a técnica da litografia felicitando seus leitores pelo Natal mediante uma estampa, o que já pode ser considerado uma forma de cartão de Natal.O costume de desejar Boas Festas com o uso de um cartão se estendeu por toda a Europa e, a partir de 1870, estes cartões começaram a ser impressoscoloridos. Já a partir desta época a imagem do Papai Noel - com suas diversas variações ao longo das décadas - começou a ser frequente nos cartões de Natal.
  • 30. Anjo
  • 31. Ocupa espaço na parte superior do presépio, presente na maioria deles. Representa oAnjo Gabriel, o anjo daAnunciação, que levou a mensagem donascimento de Jesus a Maria
  • 32. Cores Verde, Vermelho e Dourado
  • 33. O verde e o vermelho são coresdominantes no Natal.O verde é renovação, esperança,regeneração. O verde das plantascapta a energia solar e pelo processode fotossíntese a transforma emenergia vital.O vermelho está ligado ao fogo e aopoder, tanto que aquecer como dedestruir, e também ao amor divino.O dourado também é utilizado, e estáassociado ao sol, à luz, à sabedoria eprincipalmente a luz da Ressurreiçãode Cristo, como uma espécie detransformação do material para oespiritual.
  • 34. Cânticos de Natal
  • 35. A época do natal é sempre alegrada com cantigas típicas. As primeiras datam do século IV, sendo Jesus refulsit omninum, de S. Hilary Poitiers. Depois as melodias se tornaram mais alegres, e até hoje a mais famosa é Silent Night, ouNoite Feliz, de Joseph Mohr e Franz Gruber, escrita em 1818.
  • 36. Desejam os a todosum Feliz Natal com muita Paz,
  • 37. Estetrabalh o foi elabor ado no ATL doColégio Nossa