Era do computador

748 views
605 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
748
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
111
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Era do computador

  1. 1. ERA DO COMPUTADOR Integrantes do GrupoMatheus F. Caio Juan Lucas M. Lucas C. Renan
  2. 2. O que é Informática? Ciência que desenvolve e utiliza máquinas para tratamento, transmissão, armazenamento, recuperação e utilização de informações. O computador - capaz de realizar várias operações matemáticas em curto espaço de tempo, de acordo com programas pré- estabelecidos - é a principal máquina utilizada. O desenvolvimento da informática tem permitido o surgimento de computadores cada vez menores, mais baratos e com maior capacidade.
  3. 3. 1834 - O inglês Charles Babbage projeta a máquina analítica capaz de armazenar informações. 1847 - O inglês George Boole estabelece a lógica binária para armazenar informações. 1890 - O norte-americano Hermann Hollerith constrói o primeiro computador mecânico.
  4. 4. Ada Lovelace Ada Augusta Bryan King, condessa de Lovelace nascida em 10 de dezembro de 1815 em Londres.atualmente conhecida como Adalovelace foi uma matemática e escritora inglesa e hoje e conhecida como a primeira mulher da historia a criar logaritmo para a maquina analítica de Babbage.enquanto estava envolvida no projeto de Babbage ela desenvolveu algoritimo que permitia a maquina a computar os valores de funções matemáticas, alem de publicar uma coleção de notas sobre a maquina analítica
  5. 5. A Programação A maior evolução seguinte foi o contador mecânico, criado pelo matemático Blaise Pascal, que utilizou engrenagens para somas e multiplicações. Essas máquinas se chamavam Pascalinas. Em 1786, o engenheiro J. Muller, planejou a construção de uma máquina para calcular e preparar tabelas matemáticas de algumas funções. A máquina Diferencial, como foi chamada, introduzia o conceito de registros somadores. Em 1801, Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, sugeriu controlar teares por meio de cartões perfurados. Os cartões forneceriam os comandos necessários para a tecelagem de padrões complicados em tecidos. Os princípios de programação por cartões perfurados foram demonstrados por Bouchon, Falcon e Jaques entre 1725 e 1745 .
  6. 6. Primeiroscomputadores
  7. 7. Em 1946, surge o Eniak (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil válvulas e realiza 4.500 cálculos por segundo. O Eniak contém a arquitetura básica de um computador, empregada até hoje: memória principal (área de trabalho), memória auxiliar (onde são armazenados os dados), unidade central de processamento (o "cérebro" da máquina, que executa todas as informações) e dispositivos de entrada e saída de dados que atualmente permitem a ligação de periféricos como monitor, teclado, mouse, scanner, tela, impressora, entre outros. A invenção do transistor, em 1947, substitui progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas.
  8. 8. Os Computadores Pessoais O tamanho e o preço dos computadores começam a diminuir a partir da década de 50. Neste período, inicia- se a pesquisa dos circuitos integrados, os chips , responsáveis pela crescente miniaturização dos equipamentos eletrônicos. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador - dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central - tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs (1955-) e Stephan Wozniak.
  9. 9. Informações adicionais
  10. 10. Inteligência Artificial Nesse final de século surge um novo ramo na informática, a inteligência artificial, que estuda métodos de simular o pensamento humano nos computadores com o objetivo de substituir o homem pela máquina em atividades mecanizadas. Alguns computadores já funcionam com modelos de raciocínio e comportamento humanos, auxiliando médicos em diagnósticos, praticando diversos jogos e compondo músicas. Entre eles está o Deep Blue, computador ultra veloz, com 256 unidades de processamento de dados (o normal é uma), fabricado pela IBM após cinco anos de pesquisas. Em 1996, o Deep Blue - capaz de analisar 200 milhões de lances por segundo em um jogo de xadrez - vence uma disputa com o campeão mundial de xadrez, o russo Garry Kasparov. Há também o COG, protótipo de robô que está sendo projetado e construído pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Sua forma é semelhante à do homem: tem cabeça, olhos e braços. O robô, cujo sistema nervoso artificial é 64 vezes mais potente do que um Macintosh, irá simular as fases de crescimento do homem, seus pensamentos e sentimentos.
  11. 11. XVII - O francês Blaise Pascal projeta uma calculadora que soma e subtrai e o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz incorpora operações de multiplicar e dividir à máquina. XVIII - O francês Joseph Marie Jacquard constrói um tear automatizado: cartões perfurados controlam o movimento da máquina.
  12. 12. 1834 - O inglês Charles Babbage projeta a máquina analítica capaz de armazenar informações. 1847 - O inglês George Boole estabelece a lógica binária para armazenar informações. 1890 - O norte-americano Hermann Hollerith constrói o primeiro computador mecânico.
  13. 13. 1958 - Criação do chip, circuito integrado que permite a miniaturização dos equipamentos eletrônicos. 1969 - Criação da Arpanet, rede de informações do Departamento de Defesa norte-americano interligando universidades e empresas, que dará origem à Internet. 1974 - A Intel projeta o microprocessador 8080, que origina os microcomputadores
  14. 14. 1946 - O Eletronic Numerical Integrator and Computer (Eniac), primeiro computador eletrônico, é criado nos EUA. 1947 - Criação do transistor, substituto da válvula, que permite máquinas mais rápidas. 1957 - Primeiros modelos de computadores transistorizados chegam ao mercado.
  15. 15. 1975 - Os norte-americanos Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsoft. 1976 - Lançamento do Apple I, primeiro microcomputador comercial, inventado por Steves Jobs e por Steves Woznick. 1981 - A IBM o lança seu microcomputador - o PC - com o sistema operacional MS- DOS, elaborado pela Microsoft. 1983 - A IBM lança o PC-XT, com disco rígido.
  16. 16. . . 1984 - A National Science Foundation, nos Estados Unidos, cria a Internet, rede mundial de computadores que conecta governos, universidades e companhias . 1984 -- A Apple lança o Macintosh, primeiro computador a utilizar ícones e mouse. 1985 - A Microsoft lança o Windows para o PC, que só obtém sucesso com a versão 3.0 (1990). 1993 - A Intel lança o Pentium. 1998 - A Intel lança o Pentium II. 1999 - A Intel lança o Pentium III .

×