Ensinando através de hqs

3,808 views
3,523 views

Published on

Published in: Entertainment & Humor
1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
3,808
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
84
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ensinando através de hqs

  1. 1. Você que é professor e pretende conquistar seus alunos, então preste muita atenção neste tutorial, pois aquivocê aprenderá a utilizar os Hqs em sala de aula. Primeiramente vamos entender o que são os Hqs.
  2. 2. ENTENDENDO Hqs Hqs é a abreviação de História em quadrinhos, que é considerado um meio decomunicação em massa utilizado por todas as pessoas de todas as idades. Mesmo com aconcorrência de outros meios de comunicação os quadrinhos continuam a atrair um grande número de fãs. Antigamente adultos e educadores tinham grande dificuldade de assimilar que osquadrinhos seriam capazes de ensinar alguma coisa, para eles os quadrinhos apenas faziam parte de um grande comércio. Pais e professores pensavam que as páginas coloridas dos quadrinhos poderiam afastar as crianças de uma boa leitura.
  3. 3. ENTENDENDO Hqs Na idade da pedra o homem já fazia seusquadrinhos através de escritas na parede para se comunicarem com seus contemporâneos, como o relato de uma caçada bem sucedida ou a indicação de seu paradeiro. Hoje em diaas crianças acabam expressando muitas vezesseus sentimentos através de desenhos. Toda a história em quadrinhos são representadaspela escrita e pela imagem e muitas vezes são representada apenas por imagens. Prestando bastante atenção no decorrer dos tempos podemos observar que ao colocarmos um conteúdo em forma de imagens e textos,podemos perceber que o educando assimila e compreende com mais facilidade.
  4. 4. ENTENDENDO Hqs A história em quadrinhos ganhou mais adeptos no final do século XIX mais precisamente nos EUA, onde todos os elementos tecnológicos e sociais encontravam-se devidamente consolidadostransformando a história em quadrinhos numproduto de consumo massivo. Os quadrinhosaparecem em jornais em forma de tirinhas, de charges, em revistas com conteúdo dediversos temas. Porque não pensar em usar os quadrinhos na educação. Vamos aprender?
  5. 5. Porque utilizar HqsPrimeiro devemos saber porque utilizar os quadrinhos em sala de aula, veja abaixo:Os estudantes gostam de ler quadrinhos; Palavras e imagens juntos ensinam de forma mais eficiente;Existe um alto nível de informações nos quadrinhos; Os quadrinhos auxiliam no hábito da leitura; Enriquecem o vocabulário dos estudantes;O educando passa a pensar , imaginar e criar; Podem ser utilizado em qualquer nível escolar abordando qualquer tema.
  6. 6. DICAS DE COMO UTILIZAR OS HqsO professor deve utilizar os hqs de forma coerente para que obtenha bons resultados. Ele pode ser utilizado para introduzir um tema ou mesmo para aprofundar um conteúdo já aplicado. O professor deve adaptar a criação dos Hqs ao cronograma do curso, sendo utilizados na sequência normal das atividades sem qualquer destaque em relação a outras atividades ou alternativas didáticas.
  7. 7. 1ª DICA-Quadrinhos de papel Primeiro você deve fazer um storieboard, ou seja um esboço no papel para definir quantos quadros terão sua história, o tipo de desenho e de balão que irá utilizar. OI EI
  8. 8. 1ª DICA-Quadrinhos de papelPor exemplo se no seu storie board vocêcolocou 12 quadrinhos você poderá fazer seu hq em uma folha de papel ofício colocando seis quadrinho em cada lado. Dividindo a folha ao meio você pode colocar o título da história na capa e o nome, professora e turma na parte de trás dos quadrinhos.
  9. 9. 2ª DICA- TIRINHAS Alguns professores preferem fazerhistórias menores que são representadas em tirinhas de papel, como as histórias que vem dentro de jornais. Então é só direcionar a sua aula na criação detirinhas para que o aluno no final mostre o que aprendeu do conteúdo aplicado.
  10. 10. 3ª DICA- UTILIZANDO O HAGÁQUÊ. Você pode utilizar um programa quepossui download gratuito na internet, onome do programa é Hagáquê e possui personagens, balão de texto, sons e cenários. O aluno pode criar várias páginas e depois estudar o conteúdo com as histórias criadas no Hagáquê. Clique no link abaixo para baixar e conhecer melhor:http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
  11. 11. 4ª DICA- UTILIZANDO APLICATIVOS Uma das melhores formas de utiizaçãoda tecnologia na educação é a criação de hqs utilizando aplicativos como word e power point da microsoft, mas também podemos utilizar o writer ou o imprees do linux. Estes programas possuem recursos maravilhosos para a criação de históriasem quadrinhos. Todos possuem formas,cores, imagens, balões de texto etc. Com todos estes recursos sua aula ficará muito mais atrativa e seus alunos com certeza apreenderão melhor.
  12. 12. Espero que vocês tenham absorvido todas as dicas sobre como utilizar histórias em quadrinhos para melhorar as aulas e fazer o aluno compreender a matéria para nunca mais esquecer.Agora aconselho a você professor que faça esta experiência de criar histórias junto com seus alunos e se surpreender com os resultados das suas futuras provas.

×