Transmissao vida reprodutor

812 views
607 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
812
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
295
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transmissao vida reprodutor

  1. 1. TRANSMISSÃO DA VIDA BASES MORFOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS DA REPRODUÇÃO HUMANA Cnat 9ºAno Prof.ª Gabriela Salgado
  2. 2. Sistema Reprodutor Assegura a reprodução permitindo a transmissão da vida e a continuidade da espécie humana. No ser humano a reprodução é sexuada, ou seja, implica a união de duas células, os gâmetas (oócito e espermatozóide).
  3. 3. Sistema Reprodutor No ser humano, os órgãos que constituem o sistema reprodutor da mulher são diferentes dos do homem. Este sistema não está apto a funcionar logo à nascença.
  4. 4. Sistema Reprodutor Caracteres sexuais primários Possuem um pénis Possuem uma vulva
  5. 5. Sexualidade Dimensão biológica Controla o nosso desenvolvimento sexual, desde a concepção até ao nascimento, e a nossa capacidade para nos reproduzirmos depois da puberdade. Dimensão psicológica Inclui as emoções, os pensamentos e a personalidade. Dimensão cultural/ética Relacionada com as leis, tabus, pressões da família e aquilo que entendemos como “certo” ou “errado”. As normas da sociedade, maneiras culturalmente definidas: aprendemos como é que as pessoas do nosso sexo se “deverão” comportar, que algumas palavras são “erradas” ou “sujas”, que certas partes do nosso corpo não se podem tocar ou mencionar publicamente,…
  6. 6. Adolescência e Puberdade Adolescência Puberdade
  7. 7. Puberdade Adaptado de 9CN – Aula Digital
  8. 8. Puberdade Adaptado de
  9. 9. Puberdade Adaptado de
  10. 10. Puberdade Adaptado de
  11. 11. Puberdade Adaptado de
  12. 12. Puberdade Adaptado de 9CN – Aula Digital
  13. 13. Atividade 2 – pág. 47
  14. 14. Puberdade - Crescimento acelerado; -  Aparecimento de pêlos púbicos e nas axilas; -  Acne e aumento da sudação e odores corporais; -  Aumento da massa muscular e alargamento dos ombros; -  Aparecimento de barba; -  Crescimento do pénis e testículos; -  Voz mais grave; -  Primeiras ejaculações (emissões de esperma).
  15. 15. Puberdade - Crescimento acelerado; -  Aparecimento de pêlos púbicos e nas axilas; -  Acne e aumento da sudação e odores corporais; -  Alargamento das ancas; -  Desenvolvimento dos seios; -  Primeiras menstruações.
  16. 16. Puberdade As mudanças não se limitam ao corpo, acontecem também na maneira de pensar, sentir e comportar. Surgem sentimentos contraditórios, ora se sentem criança, ora adolescente, nalgumas situações podem sentir-te bem no corpo, noutras desconfortável num corpo que está a mudar e que por vezes não reconhecem.
  17. 17. Sistema Reprodutor GÓNADAS VIAS GENITAIS ÓRGÃOS EXTERNOS GLÂNDULAS ANEXAS
  18. 18. Masculino Designação Gónadas Testículos Epidídimos Vias genitais Canais deferentes Função Produção de espermatozóides e da hormona testosterona. Armazenamento e maturação dos espermatozóides. Condução dos espermatozóides. Uretra Próstata Glândulas anexas Condução da urina e do esperma para o exterior. Secreções facilitadoras do movimento dos espermatozóides. Vesículas seminais Secreções energéticas para nutrição dos espermatozóides. Glândulas de Cowper Pénis Órgãos genitais externos Escroto Secreções que limpam e lubrificam a uretra. Órgão sexual que permite a expulsão e introdução do esperma na vagina. Bolsa de pele protetora dos testículos.
  19. 19. Masculino Prepúcio Glande Adaptado de 9CN – Aula Digital
  20. 20. Masculino
  21. 21. Masculino Actividade 3 – pág. 51
  22. 22. Masculino Adaptado de 9CN – Aula Digital
  23. 23. Masculino Adaptado de 9CN – Aula Digital
  24. 24. Masculino Adaptado de 9CN – Aula Digital
  25. 25. Masculino Espermatozóide Adaptado de 9CN – Aula Digital
  26. 26. Masculino
  27. 27. Masculino Adaptado de 9CN – Aula Digital
  28. 28. Masculino Hipófise FSH E LH Testículos Testosterona
  29. 29. Feminino Designação Gónadas Ovários Função Produção de oócitos e das hormonas estrogénios e progesterona. Trompas de Falópio Órgãos genitais externos Útero Alojamento e desenvolvimento do novo ser até ao seu nascimento. Vagina Vias genitais Condução dos oócitos. Local onde ocorre a fecundação. Ligação ao exterior. Local onde o pénis deposita os espermatozóides. Vulva •  Orifício vaginal •  Orifício urinário •  Lábios Função protetora
  30. 30. Feminino Adaptado de 9CN – Aula Digital
  31. 31. Feminino Vulva
  32. 32. Feminino Actividade 4 – pág. 55
  33. 33. Feminino
  34. 34. Feminino Oócito
  35. 35. Feminino
  36. 36. Feminino
  37. 37. Feminino Actividade 5 – pág. 58 Actividade 7 – pág. 62

×