Your SlideShare is downloading. ×
Programas para deficiente visual lorena
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Programas para deficiente visual lorena

1,194

Published on

Trabalho desenvolvido no curso de Pedagogia, na disciplina Informática Aplicada à Educação.

Trabalho desenvolvido no curso de Pedagogia, na disciplina Informática Aplicada à Educação.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,194
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Programas para Deficiente Visual 4º ANO PEDAGOGIA 2012
  • 2. O uso do computador ajuda nodesenvolvimento dos portadores denecessidades especiais, facilitando oaprendizado com os recursos de escrita,leitura e pesquisa de informação. O quepermitiu o acesso do cego no Brasil aomundo da informática foi o lançamentodos programas leitores de tela, comoo DOSVOX, o Virtual Vision e o Jaws,como veremos abaixo.
  • 3. Com esses programas o deficiente visualpode não apenas ler e escrever textos nocomputador, como navegar na Internet. Jáexiste um movimento internacional no sentidode tornar as páginas de Internet cada vezmais acessíveis ao deficiente visual. Seguindoalgumas regras simples de diagramação,qualquer página de Internet pode ser lidapelos programas leitores de tela, abrindotambém para o deficiente visual um mundonovo de informações que estão disponíveis naInternet.
  • 4. DOXVOX - primeiro programa de leitura de tela feito no Brasil, o DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz. O sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão por programadores deficientes visuais. (Nota: A forma mais adequada de fazer a instalacão 3.1, que é a última versão do DOSVOX, e baixando o kit mínimo DOSVOX e o executando. Ele faz tudo sozinho. Este kit deve ser copiado dehttp://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm. A partir daí pode-se fazer todas as atualizações em: http://intervox.nce.ufrj.br/upgrade)
  • 5. Virtual Vision - Outro programa leitor de telabrasileiro, o Virtual Vision foi desenvolvidopela MicroPower. O Virtual Vision étotalmente adaptado para o uso do sistemaoperacional Windows e seus aplicativos enão requer sintetizador de voz externo. Oprograma utiliza o Delta Talk, a tecnologia desíntese de voz que garante, segundo o seufabricante, a qualidade de áudio como omelhor sintetizador de voz em português. (Nota: Para mais informações, consulte: www.micropower.com.br).
  • 6. Jaws - Considerado atualmente o leitor de tela mais popular do mundo, o Jaws for Windows da norte- americana Freedom Scientific possui um software de sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador. O Jaws roda em diversos idiomas, inclusive em português. O programa tem a capacidade de ler certos recursos de páginas de internet que outros programas do gênero não têm. (Nota:www.freedomscientific.com) Kit SACI I - leitor de tela Kit SACI II - teclado virtual
  • 7. Dolphin - Esse software inclui um leitor de tela para cegos e um ampliador de tela para pessoas com visão subnormal.(Nota: http://www.dolphinuk.co.uk/) Slimware Window Bridge - Foi o primeiro programa de leitura de telas e recebeu um prêmio internacional em 1996 como uma contribuição importante para o desenvolvimento tecnológico.(Nota: http://members.tripod.com/slimprize/screen_readers.html) Windows-Eyes - Outro programa de leitura de telas que inclui novos recursos importantes para facilitar o acesso à Internet para os deficientes visuais.(Nota: www.gwmicro.com)
  • 8. Windows-Eyes - Outro programa de leitura de telas que inclui novos recursos importantes para facilitar o acesso à Internet para os deficientes visuais. (Nota: www.gwmicro.com)Tecla Fácil - Esse programa permite o treinamento de técnicas de digitação com o uso de teclado alfanumérico e numérico do microcomputador por cegos e portadores de visão subnormal, de forma autônoma. (Nota: http://www.teclafacil.com.br/progdigit/tf60dv/tfdv.html )
  • 9. Braille Creator - Software que permite criar textos em Braille no computador com vários recursos e é compatível com as principais impressoras Braille no mercado. (Nota:www.micropower.com.br/dv/braille/index.asp)Openbook - É um dos softwares lideres de leitura OCR desenvolvido para os portadores de deficiências visuais. (Nota: http://www.freedomscientific.com/fs_products/software_open.asp)
  • 10. Pocket Voice - uma aplicação informática que, fazendo uso dalinguagem pictórica, simbólica e do simples texto, possibilita aoutilizador reproduzir sonoramente o que não se consegue dizerpor incapacidade física.Desenvolvido pelo casal de programadores Carla Vieira Faria ePedro Ivo Faria, o "software" em questão ganhou no anotransacto o concurso nacional da especialidade promovido pelaMicrosoft, sendo pelos criadores disponibilizado gratuitamente aquem precisa www.pocketvoice.com Teclado falado - Digita com sintetizador de voz.(Nota: http://www.bengalabranca.com.br/PO/Produtos/Informatica/015.htm )
  • 11. Braille Fácil - Programa que permite digitar diretamente ou importar um texto de um editor de texto convencional para preparar textos que podem ser enviados para uma impressora braille. (Nota: http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/) Multiplano Cartesiano - Matémática para Portadores de Necessidades Especiais.(Nota:http://www.on.to/multiplano Impressora Braille Blazer – Impressora compacta com sintetizador de voz em português.(Nota: http://www.bengalabranca.com.br/PO/Produtos/Informatica/004.htm) – SmartView – É um sistema de ampliação de imagens de computador para pessoas de baixa visão. (Nota: http://www.pulsedata.co.nz/products/Low_Vision/smartview1000.as Fonte: Rede Saci Grupo de Apoio ao Deficiente Visual
  • 12. O objetivo desta escolha foi quetive o privilégio em trabalhar comuma criança de 4 anos que é LORENA FONTEScega, e tive a dificuldade emtrabalhar com a informática. Foi aique me interessei em fazer essetrabalho para aprender maissobre o assunto. Vocês que seinteressarem em trabalhar comessas crianças terão esserecurso, que fará a diferença naaprendizagem de seu aluno comdeficiência visual e com os cegos.Agradeço pela oportunidade quea faculdade Imessm e aProfessora Laura Regina P.Justino nos propôs

×