2ª lista de exercícios (razão, proporção e teorema de tales) 9º ano   ilton bruno
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

2ª lista de exercícios (razão, proporção e teorema de tales) 9º ano ilton bruno

on

  • 9,553 views

2ª Lista de Exercícios (Razão, Proporção e Teorema de Tales) 9º ano - Ilton Bruno

2ª Lista de Exercícios (Razão, Proporção e Teorema de Tales) 9º ano - Ilton Bruno

Statistics

Views

Total Views
9,553
Views on SlideShare
9,553
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
123
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

2ª lista de exercícios (razão, proporção e teorema de tales) 9º ano   ilton bruno 2ª lista de exercícios (razão, proporção e teorema de tales) 9º ano ilton bruno Document Transcript

  • Disciplina: Matemática www.iltonbruno.blogspot.comProfessor: Ilton BrunoTurma: 9º ano 2ª Lista de Exercícios (Razão, Proporção e Teorema de Tales)1) Ao analisar a planta de uma quadra de um determinadocondomínio, o engenheiro constatou a ausência de algumasmedidas nas divisas de certos lotes residenciais. Ele precisacalcular essas medidas do seu próprio escritório, com base nasinformações da planta. Observe o desenho detalhado da situação:Com base na planta devemos calcular os lados x e y dos lotes.Veja que as laterais dos lotes 1, 2 e 3 são perpendiculares às ruas A e B.2) O mapa ao lado mostra quatro estradas paralelas que são cortadas portrês vias transversais. Algumas das distâncias entre os cruzamentosdessas vias e estradas estão indicadas no mapa (em km), mas as outrasprecisam ser calculadas. Complete o mapa com as distâncias que faltam.3) A figura 1 abaixo mostra os quarteirões de um bairro com suas respectivas medidas, qual ocomprimento aproximado da praça? Figura 14) Um engenheiro resolveu contar em passos a distância do obelisco da cidade que visitava até oprimeiro cruzamento de cada uma das quatro ruas que começavam ali. Quando terminou depercorrer a terceira, percebeu que os quarteirões formavam paralelas. Ele consegue saber quantospassos terá o último trecho com base nas medidas anotadas no mapa? Considere a figura 2. Figura 2 A vida não é fácil, acostume-se com isso!
  • Disciplina: MatemáticaProfessor: Ilton BrunoTurma: 9º ano5) Resolva as seguintes proporções: x 21 a)  5 35 3 6 b)  x 1 x  2 5 30 c)  x  4 546) A soma da idade do pai e do filho é 45 anos. A idade do pai está para a idade do filho, assim como 7 está para 2. Determine a idade do pai e do filho.7) Para fazer 600 pães, são gastos, em uma padaria, 100 Kg de farinha. Quantos pães podem ser feitos com 25kg de farinha?DESAFIOS: 1º O prefeito de uma cidade do interior do estado deseja expandir as exportações, para isso terá que construir uma ponte de um extremo a outro de um lago, como o mostrado no desenho à direita, mas primeiro precisa saber quanto mede essa extensão. Como ele pode descobrir? 2º Em uma sala de aula, a razão de moças para o número de rapazes é de 5/4. Se o número total de alunos desta turma é de 45 pessoas, caso exista uma festa quantas moças ficariam sem par? A vida não é fácil, acostume-se com isso!