Your SlideShare is downloading. ×
Uirapuru
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Uirapuru

295
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
295
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O UirapuruO Uirapuru Lenda Indígena daLenda Indígena da AmazôniaAmazônia (Não precisa clicar. Mudança automática dos slides.)
  • 2. Conta a lenda que um belo índio,Conta a lenda que um belo índio, disputado por todas as jovens da tribo,disputado por todas as jovens da tribo, foi morto por seu rival.foi morto por seu rival.
  • 3. Mas, como que por encanto,Mas, como que por encanto, o corpo desapareceu,o corpo desapareceu, transformado em um pássarotransformado em um pássaro invisível.invisível.
  • 4. Desse dia em diante, apaixonadasDesse dia em diante, apaixonadas e saudosas, as índias ouviame saudosas, as índias ouviam apenas um canto maravilhoso...apenas um canto maravilhoso...
  • 5. ...que povoava de harmonia os recantos...que povoava de harmonia os recantos da floresta, mas afastava-se sempreda floresta, mas afastava-se sempre que elas o perseguiam.que elas o perseguiam.
  • 6. Era o belo índio que haviamEra o belo índio que haviam perdido para sempre...perdido para sempre... ...encantado no pássaro de voz...encantado no pássaro de voz mais melodiosa da mata.mais melodiosa da mata.
  • 7. Era o Uirapuru.Era o Uirapuru.
  • 8. Seu canto soa puro e delicado, como o de uma flauta.Seu canto soa puro e delicado, como o de uma flauta. E a Floresta Amazônica silencia em reverênciaE a Floresta Amazônica silencia em reverência ao mestre dos pássaros.ao mestre dos pássaros. Índios e sertanejos se emocionam.Índios e sertanejos se emocionam.
  • 9. Poucos têm a oportunidade de ouvirPoucos têm a oportunidade de ouvir o pequeno pássaro, que canta apenaso pequeno pássaro, que canta apenas alguns minutos, ao alvorecer e aoalguns minutos, ao alvorecer e ao anoitecer, durante os 15 diasanoitecer, durante os 15 dias do ano em que constróido ano em que constrói seu ninho.seu ninho.
  • 10. Ao som de seu canto,Ao som de seu canto, homens e mulheres apressam-sehomens e mulheres apressam-se a fazer pedidos, confiantes de quea fazer pedidos, confiantes de que serão prontamenteserão prontamente atendidos.atendidos. Muitos buscam suas penas, e atéMuitos buscam suas penas, e até mesmo pedaços do ninho, aosmesmo pedaços do ninho, aos quais atribuem poderes mágicos.quais atribuem poderes mágicos.
  • 11. Acreditam que uma de suas penas dará aos homensAcreditam que uma de suas penas dará aos homens sorte no amor e nos negócios.sorte no amor e nos negócios. E um pedaço de seu ninho garantiráE um pedaço de seu ninho garantirá às mulheres a paixão e a fidelidadeàs mulheres a paixão e a fidelidade do amado, para sempre.do amado, para sempre.
  • 12. UirapuruUirapuru o pequeno grande cantoro pequeno grande cantor da Floresta Amazônica,da Floresta Amazônica, queque encanta a todos,encanta a todos, e inspira lendas.e inspira lendas. Estas são apenas algumas das muitasEstas são apenas algumas das muitas histórias sobre ohistórias sobre o Música: O UirapuruMúsica: O Uirapuru Cantam: Nilo Amaro e os Cantores de ÉbanoCantam: Nilo Amaro e os Cantores de Ébano Baixo: Noriel VilelaBaixo: Noriel Vilela Autor do texto: desconhecidoAutor do texto: desconhecido Reformatado por: Arnaldo Temporal.Reformatado por: Arnaldo Temporal.
  • 13. O som que você está ouvindo foi gravado naO som que você está ouvindo foi gravado na Floresta Amazônica.Floresta Amazônica. É uma gravação que dura 2:30 min.É uma gravação que dura 2:30 min. Poucas pessoas ouviram este canto.Poucas pessoas ouviram este canto. Poucos têm a oportunidade de ouvirPoucos têm a oportunidade de ouvir o pequeno pássaro. Você tem essao pequeno pássaro. Você tem essa oportunidade, agora. Ouça a gravação até o fim.oportunidade, agora. Ouça a gravação até o fim. Repasse esta apresentação aos seus amigos,Repasse esta apresentação aos seus amigos, para que eles também possam conhecer maispara que eles também possam conhecer mais sobre esse pássaro encantador, e ouvir seusobre esse pássaro encantador, e ouvir seu canto.canto.