8ºd 3 ana ferreira_4_ana figueiredo_16_juliana simões_sistemas operativos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

8ºd 3 ana ferreira_4_ana figueiredo_16_juliana simões_sistemas operativos

  • 180 views
Uploaded on

Desta vez vou vos mostrar um PowerPoint sobre Sistemas Operativos em que vamos ficar a saber o que são, as suas funcionalidades, vantagens/desvantagens espero que seja tão útil para vocês como foi......

Desta vez vou vos mostrar um PowerPoint sobre Sistemas Operativos em que vamos ficar a saber o que são, as suas funcionalidades, vantagens/desvantagens espero que seja tão útil para vocês como foi para mim :)

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
180
On Slideshare
81
From Embeds
99
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 99

http://idl8d03.wordpress.com 68
http://idl8d04.wordpress.com 31

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. v O que são? v Características v Quais existem? v Quais os mais usados? Sistemas Operativos
  • 2. O que são? - O sistema operativo é o software que faz arrancar o computador e que serve de interface entre o utilizador e o computador. Tendo um papel tão importante, é necessário que o utilizador consiga executar todo o tipo de tarefas de uma maneira rápida e intuitiva.
  • 3. Quais existem? Quais os mais usados? - Existem vários sistemas operativos ,como por exemplo: Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 2000, MacOS, Linux,… sendo os mais usados o Windows XP e o Windows 7.
  • 4. Linux - Desenvolvido em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds, o sistema operativo Linux (nome que tem referência ao seu criador) rapidamente despertou o interesse de milhares de programadores em todo o mundo devido às suas características:
  • 5. - Economia: o Linux tem custo zero e as suas atualizações são constantes. Além disso, o apoio é assegurado por inúmero programadores ou empresas que oferecem suporte. - Fiabilidade: assim que é distribuída uma nova versão, milhares de programadores testam o sistema pois, caso se detetem erros, estes são rapidamente corrigidos, de tal forma que os sistemas Linux funcionam meses seguidos sem bloquear. - Imunidade a vírus: como o sistema funciona como se se tratasse de compartimentos isolados, associados a cada utilizador, a propagação de
  • 6. Windows - O Windows é uma família de sistemas operacionais gráficos criados pela Microsoft e lançado no ano de 1985.
  • 7. Características do Windows - Economia: todas as versões do Windows tem custos diferenciados. - Vírus: o Windows (ao contrário do Linux), não tem imunidade a vírus.
  • 8. Ambiente de Trabalho - O ambiente de trabalho é a área principal do ecrã que é apresentada depois de ligar o computador e iniciar sessão no Windows e que pode ser personalizado. No entanto, o seu conteúdo é sempre o mesmo: a área de trabalho onde se abrem as janelas, as pastas, os ícones, os atalhos, os menus e as caixas de diálogo.
  • 9. Barra de Tarefas - A barra de tarefas, normalmente situada na parte inferior do ambiente de trabalho, contém o botão/menu INICIAR, atalhos para aceder rapidamente a programas, o controlo do volume (som), o estado da impressora, os botões que representam as janelas minimizadas dos programas com que estamos a trabalhar, o relógio, etc..
  • 10. As Janelas - As janelas são as áreas do ambiente onde se abrem os programas do computador. A logica do sistema operativo Windows é, precisamente, uma logica de janelas(Windows significa janelas).
  • 11. Pastas - As pastas são usadas para organizar os assuntos ou programas do computador. Doutra maneira, ter-se-iam os ficheiros todos misturados na raiz das unidades (disco, disquete ou CD), o que tornaria a execução de tarefas no computador muito complicada. Dentro de uma pasta podem encontrar-se outras pastas ou ficheiros.
  • 12. Ícones - Os ícones são os pequenos objetos gráficos que se encontram, um pouco por toda a parte, no ambiente de janelas.
  • 13. Atalhos - Os atalhos são ligações diretas a unidades (discos, disquetes, cd), impressoras, pastas, programas ou ficheiros do computador ou de uma rede (conjunto de computadores ligados entre si).
  • 14. Menus - Podem encontrar-se menus em dois locais distintos: § A partir do menu iniciar , agrupando outros menus, programas ou ficheiros; § Nas janelas, agrupando comandos em categorias distintas.
  • 15. Caixas de Diálogo - As caixas de diálogo são janelas secundárias com botões e vários tipos de opções, através dos quais o utilizador pode executar um determinado comando ou tarefa.