Plano de negócios

  • 262 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
262
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. „ Plano de Negócios “Robô Humanóide” EQUIPE LED FOUR Igor Caponi Jorge Emílio Bomfim Luciana Vergne Luma Mendes Projeto Interdisciplinar ARHTE Universidade Salvador - UNIFACS Salvador, 05 de Outubro de 2012
  • 2. Resumo: A equipe “LEDFOUR” optou pela construção de um robô humanóideautomatizado visando a implementação deste para o auxílio da mobilização dedeficientes visuais em diversos ambientes, proporcionando maior segurançaem relação as tecnologias existentes atualmente. Com uma estrutura mecânicaleve e resistente de acrilíco, tem-se um sistema fundamentado na eletrônicaaliada ao estudo dos fatores responsáveis pelo estabelecimento do equilíbrio.Servo-motores conferem as articulações do robô um elevado torque, aliado apossibilidade de controle de sua posição e velocidade , que com a inteligênciado robô, determinada pela interação do sensor ultrassônico e giroscópio com aprogramação desenvolvida, obedece aos comandos da placa de Arduíno, aqual utiliza em seu microcontrolador, de forma adaptada, a linguagem deprogramação C.
  • 3. 1. INTRODUÇÃOCada vez mais percebe-se que a sociedade como um todo, sente uma certanecessidade de equipamentos automatizados que venham trazer mais confortoe comodidade para a mesma. No dia-a-dia a humanidade é cercada porinúmeras máquinas, as quais já são essenciais para o desempenho de tarefasdiversas. Portanto, com essa visão a equipe “Led Four” se responsabiliza emprojetar um robô humanóide com o diferencial de auxiliar deficientes visuais emsua locomoção e identificação de obstáculos. 2. PROJETOO “Robô Humanóide” se movimentará através de servos-motores e controladopelo microcontroladorAtmega2560, sem necessitar dessa forma, deintervenção humana, ou seja, será um robô autônomo que irá inicialmentecaminhar e desviar de obstáculos. 3. OBJETIVOO projeto tem como objetivo auxiliar o deslocamento de deficientes visuais,inicialmente em locais como shoppings, hospitais, restaurantes, escolas elocais públicos fechados em geral, onde ele irá guiar o usuário em questão,alertando sobre qualquer eventual mudança de rota, ou obstáculos comodegraus, escada rolante, elevador, entre outros.A expectativa é conseguir substituir as bengalas, e cães-guias pelo robô,trazendo assim mais segurança para o deficiente, diminuindo os riscos dequedas, e até mesmo erro de rota. 4. PROTÓTIPOO protótipo será constituído por 17 servo-motores(5 em cada perna,3 em cadabraço e 1 simulando a cabeça),que serão controlados pelo Arduino Mega 2560programado em linguagem C e sua estrutura mecânica será formada depeçasfeitas de acrílico que garantam o sustento e o encaixe dos motores para sualocomoção.
  • 4. O protótipo irá simular o andar de um ser humano, daí o nome, através deângulos enviados aos servos, definidos pela programação.Para demonstrar a funcionalidade do projeto, será apresentado um robô dequatro servos que andará para frente e para trás, além de dançar. 5. PREVISÃO DE MATERIAIS Servo-motores Arduíno Mega 2560 Bateria 12V Giroscópio e Acelerômetro Sensor Ultrassônico Ubec de 5VEssa é apenas uma previsão dos materiais essenciais que vão ser essenciaispara o desenvolvimento do projeto. 6. CONCLUSÃOO guiador de cegos, robô humanóide, valoriza e satisfaz todos os conceitos eprincípios requeridos pelo projeto ARHTE e ao mesmo tempo, o mesmopoderáser muito útil à sociedade, principalmente aos deficientes visuais que sofremmuito no cotidiano por conta das suas limitações.