Your SlideShare is downloading. ×
0
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Fontes de energia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Fontes de energia

580

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
580
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Anteriormente a descoberta do Pré-sal.
  • 2. A história do petróleo no Brasil começa quando o Marquês de Olinda concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Maraú, na Bahia, em 1858. Em 1892 ocorre a primeira sondagem profunda no Brasil, em Bofete (SP). é inaugurada a prática da exploração no Brasil. O poço, perfurado por Eugênio Ferreira de Camargo, atinge 488 metros de profundidade. Encontra-se apenas água sulfurosa.O engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos toma conhecimento deque os moradores de Lobato (BA) usam uma “lama preta”, oleosa, para iluminar suas residências. Realiza várias pesquisas e coletas de amostras da lama oleosa. Não obtém êxito em chamar a atenção de pessoas influentes. é considerado “maníaco”.
  • 3. Na década de 1930, a questão da nacionalização dos recursos do subsolo entra na pauta dasdiscussões. Em 1938, toda a atividade petrolífera passa, por lei, a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros. é criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que avalia pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo. Lobato, na Bahia, foi cenário da descoberta da primeira jazida de petróleo no País. Em 21 de janeiro de 1939, o poço DNPM-163 atinge camada petrolífera e o petróleo ocupa parte de sua coluna de perfuração, constituindo-se na primeira descoberta de petróleo no Brasil. O poço, apesar de ter sido considerado antieconômico, foi de importância fundamental para o desenvolvimento da atividade petrolífera na Bahia. A partir do resultado desse poço, houveuma grande concentração de esforços na Bacia do Recôncavo. Em 1941, é descoberta a primeira acumulação comercial de petróleo do País, no município de Candeias, na BahiaO País ganha uma nova Constituição em 1946 e também tem início a campanha nacionalista em defesa da soberania brasileira sobre o recurso natural, com o chamamento “O Petróleo é Nosso!”.
  • 4. O presidente da República Getúlio Vargas assina a Lei No. 2004 durante cerimônia no Palácio do Catete, em 3 de outubro de 1953, criando a Petrobras. 1968 A Primeira Descoberta no Mar Plataforma elevatória P-1, primeira plataforma móvel de perfuração da Petrobras construída nos anos de 1967 e 1968 A P-1 deu início às atividades de perfuração no estado de Sergipe e foi a primeira plataforma de perfuração flutuante construída no Brasil, equipada com uma sonda capaz de perfurar poços de até 4 mil metros
  • 5. 1988 Produção no Alto Amazonas Em 1994 começa a operar a primeira plataforma semissubmersível (P-18) totalmente desenvolvida pelos técnicos da Petrobras, no Campo de Marlim, na Bacia de Campos (RJ). Petrobrás produz petróleo a 1.877 metrosde profundidade, no Campo de Roncador. é um recorde mundial.
  • 6. 20052003 Os Primeiros Indícios de Petróleo noA Maior Jazida de Gás Pré-SalNatural Sala de visualização sísmica 3D da Base de Imbetiba – Unidade da Bacia de Campos O Brasil atinge a autossuficiência sustentável na produção de petróleo, com a entrada em operação do navio-plataforma P-50 nas novas descobertas, ocorridas em águas cada vez mais profundas.
  • 7. O que é a camada pré-sal? É uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três baciassedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleoencontrado nesta área está a profundidadesque superam os 7 mil metros, abaixo deuma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo
  • 8. É um dos combustíveis fósseis, e por isso é um combustível não-renovável que seencontra na natureza em quantidades limitadas e que se extingue com a sua utilização
  • 9. Marcelo SoubhiaMarcos Prado
  • 10. Lewis Hine A humanidade utiliza o carvão desde o século II a.C. Embora seja o mais poluidor doscombustíveis fósseis, continua a ser explorado como fonte de energia, prejudicando a saúde de milhares de pessoas que trabalham nas minas subterrâneas, em condições precárias. Devido ao aumento de gases no ambiente detrabalho, seus pulmões são afetados, levando- as à morte precoce.
  • 11. Devido aos atuais problemas ambientais e a futura escassez do petróleo, fontesalternativas de energia são cada vez mais necessárias. Dentre estas, a solar merece grande destaque, principalmente por ser uma fonte limpa, renovável e de grande potencial futuro.
  • 12. O lugar menos ensolarado do Brasil (Florianópolis) recebe 40% mais energia solar do que o lugar mais ensolarado da Alemanha No Brasil, o uso da energia solar ainda se resume a aquecedores para água de chuveiro. O uso de sistemas fotovoltaicos para produção de eletricidade é bastante limitado. Mas o potencial é enorme. “Se a área do lago de Itaipu fosse coberta compainéis solares, isso produziria mais do que o dobro da energia que é produzida pela via hidrelétrica“, afirma Rüther (Prof. Da UFSC). No lugar dos atuais 25%, a usina produziria 50% da eletricidade consumida no Brasil
  • 13. A energia eólica é a energia cinética do deslocamentos de massas de ar, gerados pelas diferenças de temperatura na superfície do planeta. Resultado da associação da radiação solar incidente no planeta com o movimento de rotação da terra, fenômenos naturais que se repetem. Por isso é considerada energia renovável.
  • 14. O Brasil ocupa uma posição discreta – o 24° lugar – no ranking mundial dos produtores de Energia Eólica. O primeiro lugar é dos Estados Unidos, com 25 mil MW, seguido por Alemanha, China, Espanha e Índia. Portugal, que, embora muito menor que o Brasil e com muito menos vento, produz 2,8 mil MW.Parque Eólico Eco Energy, na cidadede Beberibe, Ceará (aerogeradores) do Parque Eólico de Osório, RS.
  • 15. Utilizar a força das ondas é também uma boa opção de geração de energia, mas como toda forma de utilização de fontes energéticas é necessário fazerum estudo sobre os possíveis impactos ambientais no meio submarino.
  • 16. Sete Quedas Cânions do Rio São Francisco – Em 1994, quando foram fechadas as comportas da Usina Hidrelétrica do Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe, a paisagem se transformou. A barragem mudou o leito do rio, fez submergir metade da fenda de alguns cânions e sete painéis de arte rupestre. A obra também acarretou problemas sociais. O custo de remoção das famílias, de indenizações e de recuperação da fauna e flora foi quase tão alto quanto o da usina propriamente dita. Até hoje os moradores reclamam de falta de irrigação na agrovila para onde foram remanejados.
  • 17. Comparação das fontes de energia Hidrelétrica Vantagens: É barata e relativamente farta no Brasil Desvantagens: A construção da usina tem alto impacto ambiental Gás NaturalVantagens: Não contribui tanto para o aquecimento da Terra comparado ao petróleo Desvantagens: Usina e preço da energia são ainda mais caras que a hidrelétrica Nuclear Vantagens: Baixíssimo impacto ambiental (se não houver acidente) Desvantagens: É a energia mais cara de todas; traz risco de acidentes graves e de efeitos prolongados Eólica Vantagens: Não causa impacto no ambiente; custo ligeiramente maior que o da hidrelétrica Desvantagens: Só pode ser instalada onde há vento forte e constante Solar Vantagens: Inofensiva ao ambiente e inesgotável Desvantagens: É ainda mais cara que a eólica e exige insolação intensa

×