asperger

463 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
463
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
40
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

asperger

  1. 1. Atividades Pedagógicas com crianças de NEESíndrome de Asperger Formadora: Maria José Sá Correia Formandas: Débora Pereira Maria Isabel Ferreira Maria Fernanda Pires
  2. 2. ÍndiceIntroduçãoSíndrome de Asperger Caracterização Etiologia Estratégias a adotar Atividades pedagógicasConclusãoBibliografiaAtividade prática
  3. 3. IntroduçãoEu tenho uma espécie de dever, de dever desonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais doque um espectador de mim mesmo, eu tenhode ter o melhor espetáculo que posso. E assimme construo a ouro e sedas, em salas supostas,invento palco, cenário para viver o meu sonhoentre luzes brandas e músicas invisíveis. Fernando Pessoa
  4. 4. IntroduçãoTodos sonhamos com um mundo melhor, maisjusto e, cada vez mais com uma sociedade emque todos somos participantes ativos. Todos osseres humanos são iguais em direitos edeveres. Quando falamos em Seres Humanosestamo-nos a referir a todos os seres pensantescom corpo e alma, que têm sentimentos,prazeres, dores, amam e sofrem…. Logo aimportância da Escola Inclusiva…uma escolapara todos.
  5. 5. IntroduçãoAo receber crianças com NecessidadesEducacionais Especiais (NEE) numa escola issocausa sempre um grande impacto. Logo énecessário saber olhar, interpretar e só depoisintervir diante dos comportamentos e atitudesdessas crianças. Não basta que os educadorestenham só um bom senso ou se sensibilize com talsituação, mas principalmente que tenham umaformação adequada de forma que possa atenderda melhor forma possível esses alunos especiais eassim garantir igualdade de oportunidades paratodos.
  6. 6. Síndrome de Asperger Síndrome de Asperger é A Síndrome de um síndrome do espectro Asperger é maisautista, que não comporta comum no sexonenhum atraso ou retardo masculino, masglobal no desenvolvimento também existe nocognitivo ou da linguagem sexo feminino. do indivíduo.
  7. 7. CaracterizaçãoInteresses específicos e Rituais ou restritos com um tema comportamentos em detrimento de repetitivos; outras atividades; Comportamento social Peculiaridades na e emocionalmente fala e na impróprio e problemas linguagem; de interação interpessoal;
  8. 8. CaracterizaçãoProblemas com Frequentemente, por um comunicação; Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal Transtornos Nem sempre pessoas motores, com SA são movimentos compreendidas, por isso desajeitados e devem ser tratadas comdescoordenados; mais calma em alguns aspetos…
  9. 9. EtiologiaNão se conhecem as causas exatas da doença com a evidência para apontar para uma forte componente genética a par de danos em algumas regiões do cérebro.
  10. 10. Estratégias a AdotarSocialização: adaptar a criança ao mundoenvolvente. Fazer com que a comunidade escolar interaja com ela. Fazer com que todos nos sentamos parte ativa.Comunicação: Tentar com que a criança diga o que sente e ajudá-la a compreender os outros. Incentivar apartilha de vivências ocorridas dentro e fora da escola. Usar sempre uma linguagem simples.
  11. 11. Estratégias a adotar Autonomia: ajudar a criança a realizar as tarefas sozinhas, deforma independente, como comer sozinho; fazer a higiene…
  12. 12. Atividades Pedagógicas
  13. 13. Atividades PedagógicasAs atividades devem :• oferecer tarefas à criança com SA, relacionadas com o tema de seu interesse e que tenha haver com a área de conhecimento em estudo.• Proporcionar um jogo individualizado, para que a criança se adapte ao jogo sem stress; mas que também pode ser jogado com um colega, ajudando-o a relacionar-se com os outros.
  14. 14. Atividades Pedagógicas* Explorar bastante a capacidade de memória, porque as informações concretas é a área forte destas crianças com Síndrome de Asperger.• Estabelecer regras claras para que esta criança aprenda matérias novas, porque na sua maioria, estas crianças com SA não se esforça nas áreas com as quais não têm interesse.
  15. 15. Atividades PedagógicasExemplos de atividades:• Encaixe dos pedaços de massa nos furinhos da caixa.
  16. 16. Atividades PedagógicasExemplos de atividades:• Quebra-cabeça de espátula com um desenho ou retrato.
  17. 17. Atividades PedagógicasExemplos de atividades:• Perfuração em cima da letra no sentido da escrita.
  18. 18. Atividades PedagógicasExemplos de atividades:• Classificando formatos de botão na bandeja.
  19. 19. Atividade Prática
  20. 20. Justificação• Estas crianças têm por vezes fraca coordenação motora e postura corporais estranhas ou desajeitadas este jogo também proporciona a coordenação de movimentos para se conseguir colocar as peças, podemos aproveitar para ensinar a criança a estar sentada corretamente;
  21. 21. Justificação• Ao introduzir neste contexto a estrela também podemos pouco a pouco introduzir palavras sobre o sistema solar e levar a criança a ter novo interesses(por exemplo estudar o sistema solar)• Com o coração podemos introduzir valores sobre os sentimentos…
  22. 22. ConclusãoSer Pessoa é ser cidadão… pois todo o Homemtem necessidade de viver em sociedade. Paraisso temos de aprender a viver emcomunidade, logo é importante assumir asnossas responsabilidades.Ser homem é ser livre, íntegro, honesto… Éolhar para o outro e aceitá-lo. Ser homem édesenvolver em nós uma cultura assente naliberdade, tolerância, justiça, igualdade,solidariedade – aprender a viver e a convivercom os outros;
  23. 23. ConclusãoUma Sociedade feliz é aquela em que se aceitatodo o Cidadão seja ele diferente, especial,…Todos juntos fazemos um mundo melhor…Uma Sociedade feliz é aquela em que se aceitatodo o Cidadão com igualdade, liberdade esobretudo Fraternidade.
  24. 24. Bibliografia Bibliografia• Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.• www.apsa.org.pt• Guia para Pais e Professores Adaptado por Marta Silva.• http://www.youtube.com/watch?v=4tzHqUtUaA8• http://www.appcleiria.pt/index.php?id=233• http://sindromedasperger.blogspot.pt/p/sugestoes -de-livros.html• http://silvanapsicopedagoga.blogspot.pt/2012/06/ estruturando-as-atividades-para.html• Manual da Nexus
  25. 25. Obrigada pela vossa atenção!! 

×