Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
A Segunda Guerra Mundial 3 N3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

A Segunda Guerra Mundial 3 N3

  • 6,998 views
Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
6,998
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
95
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  
  • 2.
    • A Segunda Guerra Mundial ( 1939 – 1945 ) opôs os Aliados às Potências do Eixo , tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade . As principais potências aliadas eram a China , a França , o Reino Unido , a União Soviética e os Estados Unidos . O Brasil se integrou aos Aliados em agosto de 1942 . A Alemanha , a Itália e o Japão , por sua vez, perfaziam as forças do Eixo . Muitos outros países participaram na guerra, quer porque se juntaram a um dos lados, quer porque foram invadidos, ou por haver participado de conflitos laterais. Em algumas nações (como a França e a Jugoslávia ), a Segunda Guerra Mundial provocou confrontos internos entre partidários de lados distintos.
    • O líder alemão de origem austríaca Adolf Hitler , Führer do Terceiro Reich , pretendia criar uma "nova ordem" na Europa , baseada nos princípios nazistas que defendiam a superioridade germânica, na exclusão — e supostamente eliminação física incluída — de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus e os ciganos , bem como deficientes físicos e homossexuais ; na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais , socialistas e comunistas .
    • Tanto a Itália quanto o Japão entraram na guerra para satisfazer os seus propósitos expansionistas. As nações aliadas (como a França , a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América ) opuseram-se a estes desejos do Eixo . Estas nações, juntamente com a União Soviética , após a invasão desta pela Alemanha , constituíram a base do grupo dos Aliados .
  • 3.
    • Não existe um consenso sobre a data precisa em que o conflito foi iniciado, mas duas datas são marcantes: a invasão da China pelo Japão , em 1937 , e a invasão da Polónia pela Alemanha em 1939 .
  • 4.
    • A nova política de aliança :a Alemanha,a Itália e o Japão formaram o “eixo”.A Rússia,a França e a Inglaterra constituíram a tríplice aliança.
    • Os choques ideológicos: facismo,nazismo e bolchevismo.
    • O inconformismo da Alemanha,diante do tratado de Versalhes,que provocou ressentimentos e ódios.
    • O imperialismo econômico;
  • 5.
    • O novo militarismo e o novo armamentismo;
    • A crise econômica de 1929.
  • 6.
    • Um avião alemão Heinkel He 111 bombardeia Varsóvia em 1939 .
    • O plano de expansão do governo envolvia uma série de etapas. Em 1938 , com o apoio de parte da população austríaca, o governo nazista anexou a Áustria , episódio conhecido como Anschluss .Em seguida, reivindicou a integração das minorias germânicas que habitavam os Sudetas (região montanhosa da Checoslováquia ). Como esta não estava disposta a ceder, a guerra parecia iminente, foi então convocada uma conferência internacional em Munique . Na conferência de Munique , em setembro de 1938, ingleses e franceses , seguindo a política de apaziguamento, cederam à vontade de Hitler, concordando com a anexação dos Sudetos .
    • A 1 de Setembro de 1939 , o exército alemão lançou uma forte ofensiva de surpresa contra a Polónia , com o principal objectivo de reconquistar seus territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e com o objetivo secundário de expandir o território alemão. As tropas alemãs conseguiram derrotar as tropas polacas em apenas um mês. A União Soviética tornou efetivo o acordo ( Ribbentrop-Molotov ) com a Alemanha nazi e ocupou a parte oriental da Polónia . A Grã-Bretanha e a França , responderam à ocupação declarando guerra à Alemanha , mas não entrando, porém, imediatamente em combate. A Itália , nesta fase, declarou-se "país neutro".
  • 7.
    • A 10 de Maio de 1940 , o exército alemão lançou uma ofensiva, também de surpresa, contra os Países Baixos , dando início à Batalha da França . Os alemães visavam a contornar as poderosas fortificações francesas da Linha Maginot , construídas anos antes na fronteira da França com a Alemanha . Com os britânicos e franceses julgando que se repetiria a guerra de trincheiras da Primeira Guerra Mundial, e graças à combinação de ofensivas de pára-quedistas com rápidas manobras de blindados em combinação com rápidos deslocamentos de infantaria motorizada (a chamada "guerra-relâmpago" - Blitzkrieg , em alemão), os alemães derrotaram sem grande dificuldade as forças franco-britânicas, destacadas para a defesa da França . Nesta fase, ocorre a famosa retirada das forças aliadas para a Inglaterra por Dunquerque . O Marechal Pétain assumiu então a chefia do governo em França, que ficou conhecido como o governo de Vichy , assinou um armistício com Adolf Hitler e começou a colaborar com os alemães.
  • 8.
    • Apesar da evidente superioridade militar aliada, as tropas alemãs resistiram durante meses, até que, em Dezembro de 1944 , Hitler ordenou uma contra-ofensiva na Bélgica, nas Ardenas. Os exércitos aliados, desgastados devido a problemas logísticos, sustiveram com grande dificuldade o avanço das tropas alemãs. Várias unidades aliadas foram cercadas pelo avanço alemão, privando estes soldados de receberem mantimentos e outros equipamentos, pelo que tiveram de sobreviver a um inverno rigoroso sem roupa adequada e com poucas munições. Eram frequentes as incursões de soldados alemães, disfarçados de soldados americanos, em áreas controladas pelos aliados para causar sérios transtornos, como mudança de caminhos de divisões inteiras, mudanças de placas, implantações de minas, emboscadas. Estes soldados alemães, os primeiros comandos , estavam sob o comando do Oberst (Coronel) Otto Skorzeny, que já libertara Mussolini , entretanto aprisionado em Itália. Finalmente, a ofensiva alemã acabou por fracassar, e o custo em termos militares acabou por fragilizar a posterior defesa do território alemão. Na Itália , foi tomada a abertura ao Reno, com participação de forças francesas, americanas e a Força Expedicionária Brasileira , fato que facilitou o avanço aliado pelo sul.
  • 9.
    • Antes mesmo de findar a guerra, as grandes potências firmaram acordos sobre seu encerramento, além de definirem partilhas, inaugurando novos confrontos com potencial de desencadear uma hecatombe nuclear. O primeiro dos acordos foi a Conferência de Teerã , no Irã, em 1943.
    • Em Janeiro de 1945 , Winston Churchill , Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin reúnem-se novamente em Ialta , Ucrânia , já sabendo da inevitabilidade da derrota alemã, para decidir sobre o futuro da Europa pós-guerra. Nesta conferência, fica decidido que todos os países libertados deveriam realizar eleições livres e democráticas - o que não se veio a verificar, nos países controlados pelo Exército Vermelho - e que a Alemanha teria de compensar os países que invadiu. Discutiu-se também a criação da Organização das Nações Unidas ( ONU ) em bases diferentes das da Liga das Nações . Definiu-se, ademais, a partilha mundial, deixando à União Soviética o predomínio sobre a Europa Oriental, incorporando os territórios alemães a leste e definindo a participação da URSS na rendição do Japão, com a divisão da Coréia em áreas de influência soviética e norte-americana. Assim, lançavam-se as bases para a Guerra Fria .
  • 10.
    • Entretanto, o avanço das tropas aliadas e soviéticas chegou ao território alemão. Previamente, havia já sido estabelecido o avanço dos dois exércitos, ficando a tomada de Berlim a cargo do Exército Vermelho. Esta decisão, tomada pelas esferas militares, foi encarada com apreensão pela população, pois era conhecido o rasto de pilhagens, execuções e violações (estupro), que os soldados soviéticos deixavam atrás de si, em grande parte como retaliação pela mortes causadas pelos soldados alemães na União Soviética (o país com o maior número de baixas civis e militares de toda a guerra, cerca de 20 milhões). A 30 de Abril de 1945 , Adolf Hitler suicidou-se, quando as tropas soviéticas estavam a exatamente dois quarteirões de seu bunker.
    • A 7 de Maio , o seu sucessor, o almirante Dönitz , assinou a capitulação alemã. A 14 de Agosto de 1945, o general Tojo do Japão rendeu-se incondicionalmente.
  • 11.
    • Por volta de 1940 , o Japão , tinha já ocupado vários territórios no Pacífico , e tentava agora aumentar a sua influência no Sudoeste Asiático e no Pacífico.
    • Um kamikaze (parte superior esquerda da foto) prestes a impactar contra o USS Missouri em 11 de abril de 1945 . Agindo a partir de outubro de 1944, estes pilotos-suicidas foram uma tentativa desesperada e inútil dos japoneses para impedir o avanço Aliado. Afundaram entre 50 e 90 navios aliados (dependendo da fonte), causando a morte de cerca de 5000 homens - mas a um custo de quase 4000 pilotos e suas aeronaves. [1][2]
    • Em Junho de 1941 , o Japão, invade a Indochina . O governo dos Estados Unidos da América , indignado, impõe sanções económicas ao Japão. Como represália, a 7 de Dezembro de 1941, a aviação japonesa atacou Pearl Harbor , a maior base norte-americana do Pacífico. Em apenas duas horas, os pilotos japoneses conseguiram inutilizar todos os navios ancorados no porto, cinco navios de guerra e outros 15 foram afundados ou destruidos.
    • No dia seguinte os EUA declaram guerra ao Japão, dando início à guerra do Pacífico.
    • Apenas duas horas após o ataque que deu início oficial à guerra do Pacífico, o ataque a Pearl Harbor, os japoneses iniciaram a invasão de vários territórios da Ásia e do Pacífico. Em Abril de 1942, o Japão, tinha já conquistado esses vastos territórios; controlando Hong Kong , a Malásia , Singapura — a qual a Grã-Bretanha abandonou a 15 de Fevereiro de 1942, a Indonésia , as Filipinas , a Birmânia e outras ilhas no Pacífico.
    • O sucesso dos japoneses, devia-se à utilização de um pequeno número de tropas, mas altamente treinadas e protegidas por uma força aérea. Todos os seus conflitos durante a Campanha do Sul foram combatidas por algumas divisões apenas, praticamente sem tanques ou armas sofisticadas.
  • 12.
    • Nuvem em formato de cogumelo resultado da explosão nuclear sobre Nagasaki em 9 de agosto de 1945 , que chegou a 18 km de altura .
    • Já em 1944 a guerra na Ásia começava a progredir devagar, já não mantendo o ritmo inicial da guerra. Em Março de 1944 , as forças japonesas ocuparam a Birmânia e deram início a um ataque contra a Índia , mas acabaram por ser derrotadas em Impanhal . No Norte da China, as forças japonesas, começaram a enfrentar as forças comunistas de Mao Zedong . A Guerra Sino-Japonesa , que mobilizava mais de um milhão de homens, gastava mais recursos que a Campanha do Sul. Em 1944, depois de lançada a última ofensiva em Ichi Go , o Império japonês , tomou grande parte do Sul da China Central, estabelecendo uma ligação terrestre com a Indochina .
    • A quando a vitória japonesa na China, as forças Aliadas do Pacífico haviam chegado perto do arquipélago nipónico. Em 1945 , a captura das ilhas de Iwo Jima (em Fevereiro) e Okinawa (em Abril), pelos Aliados, trouxeram o Japão para dentro do alcance de ataques aéreos e navais, começando assim os bombardeamentos a fábricas e instalações militares na ilha principal. Esses bombardeamentos, executados por bombardeiros norte-americanos B-29 entre Março e Junho, acabaram por destruir 58 cidades japonesas, matando mais de 393 000 civis.
  • 13.
    • Em inícios de Agosto o Imperador Hirohito , verificando as elevadas perdas nos últimos conflitos, autorizou que o embaixador japonês na União Soviética contactasse Estaline para apresentar uma rendição do Japão. Estaline recebeu a mensagem algumas horas antes da conferência dos Aliados na Alemanha, apresentando assim a rendição japonesa a Harry Truman . Os Aliados pediam ao Japão uma rendição incondicional, contudo o Japão decidiu não responder devido aos termos de rendição dos Aliados não especificarem o futuro do Imperador — visto como um deus para o povo japonês — tal como o sistema imperial. Harry Truman, após a sua chegada à conferência, recebeu uma mensagem que indicava que o teste da bomba atómica "Trinity" tinha sido bem sucedido; decidido a ganhar a guerra utilizando o projecto Manhattan deu indicações a Estaline para ignorar a mensagem japonesa e Estaline também com a idéia de ganhar territórios no Pacífico, ilhas conquistadas pelo Japão, concordou com Truman.
    • A 6 de Agosto , a bomba atómica " Little Boy " , foi lançada sobre Hiroshima do B-29 " Enola Gay ", pelo "esquadrão Atómico", contudo esta bomba não teve o efeito esperado, não tendo qualquer reacção no Imperador Hirohito e do Gabinete de Guerra japonês. Muito do povo japonês desconhecia ainda o ataque a Hiroshima, pois as estações de rádio e jornais não relataram nada sobre o ataque, apenas sobre um novo tipo de bomba desenvolvido.
  • 14.
    • A 8 de Agosto de 1945 a União Soviética declarou guerra ao Japão, como tinha concordado na conferência, e lançou uma invasão ( Operação Tempestade de Agosto , August Storm ) em grande escala à Manchúria , que se encontrava ocupada pelo Japão — tal invasão é reconhecida pelos japoneses como o que teve mais efeito para o fim da guerra. [ carece de fontes ?]
    • Truman decidiu não esperar por uma resposta do Japão, ordenando assim o lançamento de uma segunda bomba atómica, a " Fat Man " que foi lançada pelo B-29 "Bock's Car" sobre Nagasaki a 9 de Agosto .
    • A 14 de Agosto o Japão rende-se incondicionalmente, após aquelas cidades terem sido atingidas pelos engenhos nucleares, que causaram cerca de 300 mil mortos instantaneamente, e um número indeterminado de vítimas posteriormente, devido à contaminação pela radiação. As chefias militares norte-americanas justificaram esta acção afirmando que uma invasão do Japão teria custos elevados em termos de vidas de soldados americanos.
    • O Japão assinou a rendição a bordo do USS Missouri , na baía de Tóquio , no dia 15 de Agosto , sendo celebrada a vitória nesse dia, conhecido como Dia V-J .
  • 15.
    • Embora estivesse sendo comandado por um regime ditatorial simpático ao modelo fascista (o Estado novo getulista ), o Brasil acabou participando da Guerra junto aos Aliados . O motivo foi que em Fevereiro de 1942 , submarinos alemães iniciaram o torpedeamento de embarcações brasileiras no oceano Atlântico segundo relatado nos diários de Goebbels . Em apenas cinco dias, seis navios foram a pique.
    • Durante 239 dias, entre Setembro de 1944 e Maio de 1945 , 25445 praças e oficiais brasileiros combateram na Itália. Tais confrontos resultaram em 456 mortos e 2722 feridos. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) capturou 14779 soldados inimigos, oitenta canhões, 1500 viaturas e 4 mil cavalos, sendo sua participação crucial para libertar a Itália do dominio nazista, contribuindo decisivamente para o avanço Aliado no sul. Saiu vitoriosa na maioria dos combates, foram no minimo oito grandes batalhas vencidas, e as mais importantes foram as batalhas de Monte Castelo e Montese .
  • 16.
    • Divisão do mundo em dois blocos:socialista e democrático;
    • Divisão da Alemanha;
    • Decadência dos regimes totalitários;
    • Emancipação das colônias Africanas;
    • Grande número de mortos,por meio de execuções,assassinatos,fome,doenças;
    • Emprego de armas atômicas;
    • Crise econômica,desemprego,agitação social em todo o mundo.
  • 17.
    • Mortes durante a Segunda Guerra por país.
    • As estimativas para o total de vítimas da guerra variam, mas a maioria sugere que cerca de 60 milhões de pessoas morreram durante a guerra, incluindo cerca de 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis. [4][5][6] Muitos civis morreram devido à doenças , fome , massacres , bombardeios e genocídio . A União Soviética perdeu cerca de 27 milhões de pessoas durante a guerra, cerca de metade de todas as vítimas da Segunda Guerra Mundial. [7] Do total de mortes na II Guerra Mundial, aproximadamente 85% estavam no lado dos Aliados (principalmente soviético e chinês) e 15% do lado do Eixo . Uma estimativa é que 12 milhões de civis morreram nos campos de concentração nazistas , [8] 1,5 milhões por bombas , 7 milhões na Europa e 7,5 milhões na China devido a outros fatores. [9] Os dados sobre o total de vítimas varia porque a maioria das mortes não foram documentadas.
  • 18.
    • AGRADECEMOS A TODOS PELA ATENÇÃO.