Pesquisa de mercado  -Marketing
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,348
On Slideshare
1,348
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
73
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA DEMARKETING
  • 2. » Pesquisa de Marketing» “É a função que liga o consumidor, o cliente e o público aomarketing» através da informação – informação usada para identificar e definiras» oportunidades e problemas de Marketing, gerar, refinar e avaliar a» ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing, e» aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo.» Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada» a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e» implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e» comunica os achados e suas implicações.”
  • 3. » Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing:» É uma ferramenta para tornar as decisões arespeito do Mix de Marketing mais seguras.» Pesquisa de Mercado» “É o planejamento, coleta, análise e apresentaçãosistemática de dados e descobertas relevantessobre uma situação específica de marketingenfrentada por uma empresa”.(Philip Kotler)
  • 4. » PESQUISA DE MERCADO» “Investigação sistemática, controlada,empírica e crítica de dados com o objetivode descobrir e (ou) descrever fatos e (ou)de verificar a existência de relaçõespresumidas entre fatos (ou variáveis)referentes ao marketing de bens, serviços eidéias, e ao marketing como área deconhecimento de administração”.(Fauze Mattar)
  • 5. » Etapas da Pesquisa de Marketing» Definição do problema, das alternativas de decisão e dosobjetivos de pesquisa.» Desenvolvimento do plano de pesquisa» Coleta de informações» A análise das informações» Apresentação dos resultados» Tomada de decisão
  • 6. » Definição do Problema da Empresa» Primeiro e mais importante passo do projeto depesquisa» Todo projeto de pesquisa deve partir de uma realnecessidade de informação, ou seja, uma situaçãoonde há questões a serem respondidas.» Indagações Básicas» Por que realizar a pesquisa ?» Quais decisões deverão ser tomadas à partir dosresultados da pesquisa ?» Quais as possíveis respostas para os problemasdefinidos ?
  • 7. » Indagações Básicas» Para este momento sugere-se estudos exploratórios,utilizando fontes de dados secundários, contatos compequenos grupos de consumidores ou estudos decasos.» – Estudos Exploratórios: meta é demonstrar a realnatureza do problema e sugerir possíveis soluçõesou nova idéias.» Dados Secundários: dados que foram coletados paraoutra finalidade e podem ser encontrados em algumoutro lugar.
  • 8. » PESQUISA DE MERCADO» – Identificar preferências, hábitos, costumes e perfilsocioeconômico;» – Avaliar imagem da marca, intenções de compra e análise daparticipação de mercado;» – Previsão de demanda, potencial de mercado, tendências de negóciose pesquisa de imagem corporativa.» PESQUISA DE PRODUTO» – Identificar diferenciais competitivos entre produtos concorrentes;» – Potencial para novos produtos ou necessidade de modificações nosprodutos já existentes;» – Teste de produtos e determinação de preços.
  • 9. » PESQUISA EM PROPAGANDA» – Avaliação de campanhas publicitárias e peçaspromocionais;» – Pesquisas de recall (memorização);» – Efetividade da propaganda;» – Mídia (adequação a veículos e meios);» – Estratégias de promoção de vendas;» – Estudos sobre concorrência.
  • 10. » Pesquisa Quantitativa» Busca uma análise quantitativa das relações de consumo,respondendo à questão: “Quanto?” para cada objetivo doprojeto de pesquisa que tenha adotado estametodologia.» Estudos realizados à partir de amostras da população,utilizando cálculos estatísticos.» Pesquisa qualitativa» Busca compreender as relações de consumo emprofundidade através de análise qualitativa dasinformações obtidas.» Questões a serem respondidas:Como as pessoas compram ?Por que compram?Que imagem têm do produto ?
  • 11. » Desenvolvimento do plano de pesquisa» A segunda etapa diz respeito ao desenvolvimento doplano mais eficiente para a coleta das informaçõesnecessárias.» Para elaborar um plano de pesquisa, é preciso tomardecisões sobre fontes de dados, abordagens depesquisa, instrumentos de pesquisa, plano deamostragem e métodos de contato» 1- Fontes de dados» Dados secundários: são dados que já foram coletadospara outra finalidade e podem ser encontrados emalgum lugar.» Dados primários: são dados novos que serão coletadospara uma finalidade específica ou para um projetoespecífico de pesquisa.
  • 12. » 2- Abordagens de Pesquisa» Levantamentos: as empresas realizam levantamentospara aprender sobre conhecimento, as convicções, aspreferências e o grau de satisfação das pessoas emensuram essas magnitudes na população em geral.» Dados comportamentais: os clientes deixam pistas doseu comportamento de compras. Ex.: Pessoas de altarenda não compram necessariamente as marcas maiscaras.
  • 13. » OUTRAS FORMAS DE PESQUISAS» Observação direta: é a ação de visitar pessoalmenteo mercado e observar o comportamento de seusagentes (consumidores e clientes).» Relacionamento com fornecedores: buscarinformações através do contato com vendedores edistribuidores. Apesar de ser uma fonte rica dereferências do mercado, pode ser tendenciosa, pois afonte possui interesses comerciais.» Internet: através de sites de busca e pela visitaçãoaos websites de fornecedores, clientes econcorrentes. Tem a vantagem de ser rápida e barata,porém fica restrita às empresas que já estão na rede.
  • 14. » Interpretando os resultados de uma pesquisa» Os resultados de uma pesquisa de mercado geralmentesão apresentados na forma de tabelas, gráficos,comentários dos entrevistadores e entrevistados,destacando-se as ocorrências mais relevantes.As informações resultantes de uma pesquisa devem seranalisadas por pessoas que tenham conhecimento do ramode atividade da empresa, com o apoio, quando necessário,de profissionais de pesquisa.Para uma análise mais detalhada é fundamentalrelacionar dados primários e secundários, observar a sériehistórica com o objetivo de identificar tendências ecorrelações.Os resultados finais devem ser organizados, redigindo-se uma conclusão sobre os impactos na empresa ou nofuturo negócio, para consultas posteriores.
  • 15. » Conclusões» A pesquisa de mercado é uma ferramenta acessívelpara a maior parte das micro e pequenas empresas enão deve ser substituída pela intuição ou feeling.» É importante lembrar que a pesquisa de mercado nãosubstitui a criatividade e o talento do empreendedor.Ela serve principalmente para validar uma hipótese ouuma idéia já concebida. Por isso, antes de investir emqualquer pesquisa, é necessário muita reflexão.
  • 16. “O processo de marketing envolve o equilíbrio deenorme gama de atividades. A pesquisa de mercado é apedra fundamental. Se executada de forma minuciosa econsciente, resultará em negócio viável e cheio depropósito, capaz de guiá-lo com elementos práticos ebásicos, tais como: estabelecimento de preço correto,escolha de formas de distribuição otimizadas e projeçãode imagem adequada”.