Modelo japonês de administração

22,677 views

Published on

1 Comment
13 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
22,677
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
606
Comments
1
Likes
13
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Modelo japonês de administração

  1. 1. CONCEITOS ESTRATÉGICOS DE PRODUÇÃO Modelo Japonês de Administração Prof. Ruy Alexandre GenerosoQualidade (hinshitsu)
  2. 2. ADMINISTRAÇÃO JAPONESAConjunto de técnicas e conceitos, que temdois componentes principais: Compreende técnicas de organização e administração dentro das quais se encontram as técnicas de administração da qualidade. Compreende os princípios, a filosofia e os valores da organização e da sociedade japonesa - Cultura.
  3. 3. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Sistema Toyota de Produção Princípios1 - Eliminação de desperdícios2 - Produção flexível3 - Produção de veículos com qualidade.
  4. 4. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Sistema Toyota de Produção Eliminação de DesperdíciosObjetivo: eliminar por completo o desperdício eaumentar a eficiência, mantendo a qualidade.Para então atacar e eliminar essesdesperdício, a Toyota começou pelaracionalização da força de trabalho.
  5. 5. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Sistema Toyota de Produção Desperdícios Classificados pela Toyota:1. Tempo perdido em concerto ou refugo;2. Produzir mais que o necessário (Produção Excessiva);3. Na operação de manufatura;4. No transporte.5. De estoque.6. No movimento humano.7. De espera.
  6. 6. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Sistema Toyota de ProduçãoDesperdício nos Modelos de Produção Tempo PerdidoProdução Enxuta Grandes Estoques Defeitos (reclamações clientes)
  7. 7. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Sistema Toyota de Produção Inverter a Pirâmide, o Primeiro PassoRaciocinando que os operários poderiam fazermuito do trabalho dos especialistas, Ohnoagrupou-os em equipes, com um líder aoinvés de um supervisor. As equipes receberamtarefas e a missão de trabalhar coletivamente eexecutá-las da melhor maneira possível. Olíder deveria trabalhar nas tarefas demontagem e coordenar o grupo, substituindoqualquer trabalhador que faltasse.
  8. 8. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Just-In-TimeSignifica:“Na hora certa”“Só em caso de necessidade”“No momento exato”O método JIT estabelece um fluxocontínuo de materiais sincronizado coma programação do processo produtivo,que torna os estoques desnecessários.
  9. 9. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Just-In-Time Fatores de SucessoAlta qualidade de fornecimentoCadeia de fornecedoresConcentração geográficaTransporte e manuseio de materiaiseficientesForte compromisso da altaadministração.
  10. 10. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA KanbanFerramenta de controle que autoriza aprodução e movimentação domaterial no sistema JIT.Visa interligar a operação de produçãoou transporte para que se produza “emtempo exato” somente aquilo que sevende.
  11. 11. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Produção FlexívelA produção flexível em massa ouprodução enxuta, atende à necessidadede produzir variados modelos de umproduto para um mercado pequeno efragmentado.
  12. 12. ADMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE Estilo JaponêsO movimento da qualidade total estáassociado ao trabalho de consultorespioneiros nos conceitos de qualidadecomo Deming e Juran. JuranDeming:DemingDiscorre sobre um método paraadministração da qualidade quecompreende 14 princípios.
  13. 13. ADMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE 14 Princípios - Deming1. Criar constância de propósitos na melhoria contínua de produtos e serviços.2. Adoção da nova filosofia.3. Não depender da inspeção em massa.4. Cessar a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços.5. Melhorar continuamente o sistema de produção e serviços.6. Instituir o treinamento profissional do pessoal.7. Instituir a liderança.
  14. 14. ADMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE 14 Princípios - Deming8. Eliminar o medo.9. Romper as barreiras entre os departamentos.10. Eliminar "slogans" e exortações para o pessoal.11. Eliminar quotas numéricas.12. Remover barreiras ao orgulho do trabalho bem realizado.13. Instituir um vigoroso programa de educação e reciclagens nos novos métodos.14. Planos de ação: agir no sentido de concretizar a transformação desejada.
  15. 15. ADMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE Ciclo DemingO Ciclo de Deming é uma ferramenta utilizada paradefinição, implantação, melhoria de processo ousolução de problemas. Estabelece que é importanteutilizar a relação causa-efeito organizada em quatroetapas P-D-C-A:P - planejar, D - desenvolver, C - checar, e A – agir
  16. 16. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Produção FlexívelEstabeleceu que a Qualidade é feita detrês processos gerenciais que são:Planejamento, Controle e a Melhoria.Planejamento MelhoriaDentro de cada processo foi estabelecidoetapas para a melhoria da qualidade, eque representam os fundamentos de suafilosofia.
  17. 17. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Círculos da Qualidade 1º passo 1º passo Escolher uma área Escolher uma área de melhoria de melhoria 2º passo 2º passo 6º Passo Organizar equipe de 6º Passo Organizar equipe de Administrar a a melhoria da qualidade melhoria da qualidade Administrarimplementação das implementação das melhorias melhorias 3º passo 3º passo 5º Passo Identificar os 5º Passo Identificar os Desenvolver estudo benchmarks Desenvolver estudo benchmarks piloto da melhoria piloto da melhoria 4º passo 4º passo Analisar o Analisar o desempenho do desempenho do método atual método atual
  18. 18. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA TQC – Total Quality ControlSistema gerencial que envolve todas aspessoas em todos os setores da empresa,com objetivo de satisfazer suasnecessidades, através da prática docontrole da qualidade.Objetivo: A sua sobrevivência. O TQC vaibuscar isto através da satisfação daspessoas.
  19. 19. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA TQC – Total Quality ControlTabela - Satisfação das Pessoas da Empresa PESSOAS MEIOS Qualidade de produtos e serviços, Consumidores Alto valor agregado, Custo Proporcional; Remuneração justa, Empregados Condições de trabalho adequadas, Crescimento profissional e pessoal; Acionistas Produtividade Lucratividade; Impostos Geração de recursos, Comunidade Meio Ambiente Preservação, Geração de empregos.
  20. 20. CONCLUSÃOControle da qualidade total, éo comprometimento de toda aorganização com o objetivo deprestar um atendimento deexcelência com eficiência.

×