Your SlideShare is downloading. ×
Contributos para a integração das TIC na Educação Pré-Escolar
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Contributos para a integração das TIC na Educação Pré-Escolar

1,535
views

Published on

Documento de suporte à comunicação apresentada no ticEDUCA2010, dia 19-11-2010, na sessão temática «Perspectivas teóricas sobre a utilização das TIC para fins educativos» …

Documento de suporte à comunicação apresentada no ticEDUCA2010, dia 19-11-2010, na sessão temática «Perspectivas teóricas sobre a utilização das TIC para fins educativos»

Published in: Education, Travel, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,535
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Contributos para a Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar Elisabete Cruz Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ecruz@ie.ul.pt
  • 2. CONTEXTO PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS 1 2 Tópicos ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM PORTUGAL MODELO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DESAFIOS 3 4 5
  • 3. Contexto O projecto Metas de Aprendizagem «concretiza-se no estabelecimento de parâmetros que definem de forma precisa e escalonada as metas de aprendizagem para cada ciclo, o seu desenvolvimento e progressão por ano de escolaridade, para cada área de conteúdo, disciplina e área disciplinar».
  • 4. Perspectivas Internacionais ESPANHA: Decreto 4/2008, de 11 de Janeiro - aprova o currículo de Educação Infantil para a Comunidade Autónoma da Estremadura (http://www.csi-csif.es/extremadura/modules/mod_ense/archivos/especial_centros/curriculo_inf.pdf) AUSTRÁLIA: ICT in Early YearsAUSTRÁLIA: ICT in Early Years (http://www.sacsa.sa.edu.au/index_fsrc.asp?t=EL) NOVA ZELÂNDIA: Information and Communication Technology (http://www.educate.ece.govt.nz/learning/curriculumAndLearning/Assessmentforlearning/KeiTuaotePae/Book20.aspx) Mesmo nos países em que não existem directivas explícitas para a implementação das TIC nos curricula da educação pré-escolar, há um reconhecimento de que o seu uso pode reforçar a confiança e a auto-estima das crianças, bem como o seu desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor, particularmente ao nível da motricidade fina.
  • 5. Orientações curriculares em Portugal A utilização de meios informáticos deverá permitir que as crianças se familiarizem com o código informático, designadamente na sua articulação com dois domínios das expressões – expressão plástica e expressão musical -, bem como na abordagem ao código escrito e na matemática (ME, 2000). 1. Compreender a natureza e utilidade das TIC na sociedade e no quotidiano. 2. Desenvolver o interesse relativamente ao uso das TIC, adoptando uma postura experimental. 3. Explorar actividades lúdico-pedagógicas no seu computador. 4. Ter a capacidade de discernir entre o real e o virtual, entre o automático e o manual. 5. Desenvolver competências na área da motricidade fina e cinestesia, através do manuseamento dos periféricos como o rato e/ou o teclado. 6. Observar e reconhecer, pela curiosidade e indagação, as principais partes e funções de um computador e de alguns dos seus periféricos. 7. Nomear algumas funções de determinados programas/aplicações. 8. Cooperar em grupo, desenvolvendo uma atitude crítica e construtiva nas actividades propostas. CompetênciasgeraisemTIC
  • 6. Modelo de integração curricular Ferramentas Vivências e experiências educativas Disciplinar Transdiciplinar (abordagem sistémica, situacional e contextualizada) Competências procedimentais (ligar e desligar computadores, imprimir, usar comandos, …) Aprendizagem com as TIC (desenvolvimento harmonioso da criança)
  • 7. Desafios estratégias de ensino estratégias de avaliação domínio instrumental desenvolvimento harmoniosodesenvolvimento harmonioso organização do espaço abordagem sistémica com as TICcom as TIC estratégias de aprendizagem desenvolvimento harmoniosodesenvolvimento harmonioso
  • 8. Contributos para a Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar Elisabete Cruz Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ecruz@ie.ul.pt Obrigada!