I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

on

  • 651 views

 

Statistics

Views

Total Views
651
Views on SlideShare
650
Embed Views
1

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

1 Embed 1

http://hellengreenwood.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as OpenOffice

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa Presentation Transcript

  • I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal O português é falado por 4% dos seis bilhões de habitantes da população mundial. É a quinta língua mais falada no planeta Terra e a terceira mais falada no mundo ocidental, com grandes possibilidades de alcançar um patamar de língua comercial equivalente ao do francês e do italiano. O recente acordo ortográfico acatado pela maioria dos países de língua portuguesa está promovendo a padronização e o fortalecimento da língua.
  • Diante desta realidade, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA e a Prefeitura Municipal do Natal promoveram o I Encontro dos Escritores de Língua Portuguesa de Natal , com o objetivo de promover o intercâmbio entre os escritores de língua portuguesa dos cinco continentes. A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), foi responsável pela produção do evento, que contou com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Potiguar, TAP Linha Áreas e Associação Cultural e de Amizade Lisboa-Natal.
  • O evento se realizou nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2010, no Teatro Alberto Maranhão e foi centrado em três temas: - “Literatura Lusófonas: Elo entre continentes e culturas”, que terá como conferencista o português Carlos Reis, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; - “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”, que terá como conferencista o escritor brasileiro, João Ubaldo Ribeiro; - “Os desafios das novas tecnologias na literatura” cujo conferencista será o escritor angolano, José Eduardo Agualusa. View slide
  • EELP: bons debates e pouca gente jovem Nos três dias do encontro compareceram 1450 pessoas, dados confirmados pelo produtor cultural, Gustavo Wanderley, vice-presidente da Capitania das Artes (promotora do evento). A maioria dos participantes era formada por professores, que compareceram em grande número, e escritores. Era o que podia se esperar de um evento no meio da semana, em horário comercial: faltou a nova geração de leitores e escritores, público jovem em geral que costuma frequentar esses eventos literários. Mesmo assim, o evento foi avaliado de forma positiva pela maioria dos participantes. View slide
  • Para o secretário geral da UCCLA, Miguel Anacoreta, o objetivo do encontro foi alcançado: consolidar o intercâmbio cultural entre as cidades de língua portuguesa com a vinda maciça de renomados escritores e reproduzir o conhecimento, sobretudo, à juventude. O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Rodrigues Neto, enalteceu a relevância do EELP e festejou a garantia da realização do próximo evento já com data marcada: dias 25, 26 e 27 de abril de 2011 , quando Natal voltará a ser a capital mundial da irmandade portuguesa.
    • O segundo dia do Encontro de Escritores da Língua portuguesa (EELP) lotou mais uma vez as dependências do Teatro Alberto Maranhão.
      A grande estrela foi o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, o conferencista do dia, bastante abordado por fãs e pela imprensa. O tema do debate da quinta-feira foi “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”. Além do escritor baiano, a mesa teve como moderador o professor da Universidade Potiguar (UNP), Laurence Bittencourt e os debatedores foram a representante de São Tomé e Príncipe, Inocência Mata e os escritores potiguares Tarcísio Gurgel e Lívio Oliveira.
  •  
  •  
  •  
  • Fonte : www.natal.rn.gov.br www.tribunadonorte.com.br www.eelpnatal.com.br Apresentação feita por: Hellen Greenwood, professora da E.M. Prof. Luiz Maranhão Filho