Quaresma ppt criancas_2010

5,855 views
5,604 views

Published on

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
  • Muito bom!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
5,855
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
889
Actions
Shares
0
Downloads
219
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Quaresma ppt criancas_2010

  1. 1. A história de Quaresma e Metanóia ... Instituto Filhas de Maria Auxiliadora | Salesianas - 2010
  2. 2. Olá! Eu chamo-me Quaresma, que significa quarentena ou 40 dias. Olá! E eu chamo-me Metanóia , que significa “conversão”.
  3. 3. Metanoia? Que nome tão estranho, não? Pois sim!
  4. 4. É verdade que é um dia em que um senhor padre põe cinzas na tua cabeça? Sabes uma coisa Metanóia? A Quaresma é um tempo que a Igreja dedica para preparar a Páscoa, e começa com a Quarta-feira de Cinzas!
  5. 5. Sim, é para nos recordar que muitas vezes agimos mal e pecamos e, por isso, temos de nos converter… Quaresma, o que significa converter-se?
  6. 6. Bem… significa que temos de mudar o nosso coração... Ah sim? Mas o meu está a bater muito bem e eu até sou muito nova...!!!
  7. 7. E eu só tenho 40 dias para poder mudar isso tudo??? É muito pouco tempo, tenho de me despachar já! Sim, mas significa que temos de mudar tudo o que não está bem em nós e que não nos deixa ser verdadeiramente felizes
  8. 8. Como,… visitar os mais idosos e contar uma história a quem está doente, por exemplo? Não é preciso correr… O importante é estares mais atenta e procurares fazer coisas para que os outros também possam ser um pouco mais felizes...
  9. 9. Que ideias tão bonitas, Quaresma! SIM, isso mesmo! E podes fazer mais ainda: ajudar em casa, estar mais atenta nas aulas, fazer sempre os teus deveres, partilhar a tua alegria e amizade, ....
  10. 10. E não me vou esquecer de ir à Missa ao Domingo, o dia de festa dos cristãos. Obrigada, Quaresma, hoje ensinaste-me muitas coisas. Vou começar mesmo agora! E outra coisa muito importante , Metanoia. Nestes dias procura rezar muito, como fazia Jesus, e aprender mais coisas sobre a vida dEle...
  11. 11. João era um Profeta, não era? E até foi ele que baptizou Jesus! Olha, vou contar-te uma parte da vida de Jesus, quando ele já era adulto… Jesus conheceu um homem chamado João Baptista…
  12. 12. Quando chegou o tempo de Jesus anunciar o Evangelho, apareceu um homem que falava de «conversão» a muitas pessoas. O seu nome era João Baptista.
  13. 13. João vivia de um modo muito rude: vestia-se com pele de camelo e só comia o que encontrava no deserto. A sua mensagem era simples mas forte:
  14. 14. Muitos vinham escutá-lo e arrependiam-se dos seus pecados. João baptizava-os no Rio.
  15. 15. Jesus também veio de Nazaré até ao Rio Jordão para ser baptizado por João.
  16. 16. Depois, Jesus retirou-se para o deserto e esteve lá quarenta dias. Fez jejum e penitências.
  17. 17. Jesus até foi tentado pelo diabo, que lhe oferecia poder e riqueza para Ele renunciar à sua missão.
  18. 18. Mas Ele recusou tudo e venceu as tentações. A oração a Deus Pai deu-lhe forças para isso, tal como nos dá a nós.
  19. 19. O tempo da Quaresma é um tempo de conversão e de penitência. Começa na Quarta-feira de Cinzas e dura quarenta dias. Acaba na Semana Santa.
  20. 20. Receber as Cinzas é um acto de humildade Significa tudo o que queremos «queimar» na nossa vida, como o nosso egoísmo, a falta de amor...
  21. 21. Nós não vamos realmente ao deserto, mas o «deserto» pode ser o espaço do nosso coração. É no coração que rezamos e estamos com Deus. É nesse deserto que vencemos com coragem e confiança os pecados e as tentações. Jesus ensina-nos a ter confiança, como Ele.
  22. 22. Fazer bem este caminho da Quaresma é dedicar 40 dias a preparar a Páscoa de Jesus. Vai valer a pena! Boa Quaresma!

×