A Cidadania

3,288 views

Published on

Trabalho realizado pelos formandos e formandas acerca das ideias prévias sobre a Cidadania, após a leitura de um documento.

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,288
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,427
Actions
Shares
0
Downloads
76
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Cidadania

  1. 1. EFA 481038 – Operador/a de Informática Cidadania e Empregabilidade Junta Mire de Tibães A Cidadania “ A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, de realizar, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e acção que se pensa.” Jorge Sampaio, Educação para a Cidadania “A base da cidadania repousa no sentido de identidade: um sentimento de pertença. Esta pertença não diz apenas respeito a ser uma parte de uma mesma nação ou a usar a mesma língua, mas também a uma trama de acontecimentos históricos que mantêm as pessoas unidas; a pertença projecta-se ainda nas preocupações comuns acerca do futuro. Quando as pessoas são partes de, preocupam-se. Quando se preocupam, ocupam-se de, agem, contribuindo para o bem estar da sociedade, mesmo antes de surgir a reivindicação dos direitos de participação.” Cuidar o Futuro, Relatório da Comissão Independente População e Qualidade de Vida, 1998 “A participação directa e activa de homens e mulheres na vida política constitui condição e instrumento fundamental de consolidação do sistema democrático, devendo a lei promover a igualdade no exercício dos direitos cívicos e políticos e a não discriminação em função do sexo no acesso a cargos políticos.” Artigo 109º da Constituição da República.
  2. 2. EFA 481038 – Operador/a de Informática Cidadania e Empregabilidade Junta Mire de Tibães Herbert Bayer, Habitante solitário da Grande Cidade, 1932

×