Ppoint.quim.polimeros.adição.plásticos

1,471 views
1,283 views

Published on

Abordagem simplificada sobre polímeros.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,471
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
42
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ppoint.quim.polimeros.adição.plásticos

  1. 1. Polímeros de adição Polímeros são macromoléculasobtidas a partir da combinação deum número imenso de moléculas pequenas denominadas de monômeros. O processo pelo qual são sintetizados os polímeros é designado como polimerização.
  2. 2. Breve relato histórico:O processo de produção de polímeros é conhecido em laboratório desde 1860, no entanto, foi em 1864 que se desenvolveu o primeiro polímero comaplicações práticas, o celulóide (nitrato de celulose). O aproveitamento prático do celulóide, entretanto, sempre foi muito limitado,uma vez que ele é altamente inflamável esofre decomposição quando exposto à luz ou ao calor.
  3. 3. Breve relato histórico: Foi o químico belga, Leo Baekeland (1863 - 1944), que investindo em pesquisas, conseguiu desenvolver em meados de 1909 uma resina plástica de propriedadesextraordinárias, com resistência excepcional ao calor. Essa resina foi denominada - em homenagem ao pesquisador - de baquelite. A partir desta descoberta, o número de polímeros desenvolvidos aumentou de maneira surpreendente. E com isso, a sociedade humana estádiretamente associada a “era dos plásticos”.
  4. 4. Os polímeros podem ser classificados em dois tipos:Celulose, Amido, Polietileno, Látex natural, Náilon, Poliéster,caseína (proteína Politetrafluoretile do leite), seda, no (teflon), fios de teia de Borracha aranha. sintética, Acrílico.
  5. 5. Polímeros Artificiais Os polímeros artificiais são designados como plásticos. Os plásticos são O sucesso do uso dos materiais artificiais, plásticos deve-se àgeralmente de origem combinação de baixos orgânica, que em custos, versatilidade,algum estágio de sua ótima resistência eprodução adquiriram boa aparência.forma com auxílio do O maior problemacalor e pressão e com dos plásticos é ao emprego de moldes. poluição ambiental.
  6. 6. Classificação dos polímeros Os polímeros artificiais e os polímeros naturais podem ser classificados em:
  7. 7. Seu formato podeTermoplásticos ser modificado, embora estejam São polímeros que sujeitos a um graupodem ser fundidos de degradaçãopor aquecimento e química que limita que se solidificam o número de por resfriamento. reciclagens. Exemplos: celulose, poliamida, polietileno, policloreto de vinila, politetrafluretileno, polipropileno, poliestireno, poliacrilonitrila.
  8. 8. Termorrígidos ou Termofixos São polímeros infusíveis e insolúveis. Exemplos: caseína, poliuretano, baquelite, borracha vulcanizada, epóxi, silicone.
  9. 9. É obtido a partir doPolietileno etileno ou eteno.Propriedades: Aplicações:O polietileno possui Películas plásticas e alta resistência à folhas de embalagens de umidade e ao alimentos, embalagens ataque de de produtos farmacêuticos, substâncias recipientes diversos, químicas como revestimentos de fios,solventes em geral. cabos, tubos, É um material de brinquedos e utensílios baixo custo. domésticos.
  10. 10. Politetrafluoretileno: PTFE É obtido a partir do tetrafluoretileno ou tetrafluoreteno.Propriedades: Aplicações: Apresenta alta Isolante térmico, resistência revestimento dequímica e térmica, equipamentos químicos, antenas parabólicas, baixo coeficiente válvulas, torneiras, de atrito e baixa revestimento de panelas aderência. e frigideiras e na fabricação de órgãosExemplo: teflon artificiais.
  11. 11. Poliestireno: PS É obtido a partir do vinilbenzeno.Propriedades: Aplicações: Resistente a Utensílios domésticos ácidos, bases e rígidos, transparentes ousais; amolece pela não, embalagens de ação de equipamentos, hidrocarbonetos. embalagens isolantes,Isolante térmico e construção civil, painéis elétrico. Versátil, de automóveis e espumas. de fácil processamento e Exemplo: isopor de baixo custo.
  12. 12. Polipropileno: PP É obtido a partir do propileno ou propeno.Propriedades: Incolor, de baixo Utensílios domésticos,custo, tolerância a fibras e filamentos, na solventes e a fabricação de substâncias equipamento médico reativas. Boa (hospitalar), de brinquedos, de resistência componentes eletrônicostérmica, elétrica e e de tubos e dutos (pode ao impacto. ser soldado).
  13. 13. Poliacrilonitrila ou orlon: PAN É obtido a partir da acrilonitrila, cianeto de vinila (cianeto de etenila) ou propenonita.Propriedades: Aplicações: É Fabricação de fibraspredominantemente como substituto da lã. A amorfo, mas pode poliacrilonitrila é a fibra adquire alta sintética mais utilizada resistência. para fabricar malhas de Apresenta boa inverno. resistência a solventes.
  14. 14. Polimetilmetacrilato: PMMA Também é designado como acrílico ou plexiglas. É obtido a partir do metacrilato de metila.Propriedades: Aplicações:Transparência cristalina (semelhante ao vidro), Painéis decorativos e resistência ao estruturais, letreiros, intemperismo (agentes decorações e partes deatmosféricos), à radiação móveis, sistemas de ultravioleta, à ação de vidros de automóveis, produtos químicos, ao pisos iluminados impacto e ao risco. translúcidos, janelas e capotas.
  15. 15. Poliacetato de vinila: PVA É obtido a partir do acetato de vinila ou acetato de etenila. Propriedades: Aplicações: Alta adesividade. Fabricação de tintas Transparente e de parede (do tipoincolor. Insolúvel em látex), em colas e água, mas, torna-se adesivos para papel disperso em meio em em goma de aquoso na presença mascar. de um agente emulsificante. É Exemplo: chiclete amorfo.
  16. 16. Ensino Médio Curso Normal 2º ano Química Prof. Albano NovaesAbordagem descritiva simplificada sobre polímeros – os “plásticos”

×