Desenvolvimento web com vs2012: Uma visão geral

534 views
457 views

Published on

Workshop de sobre VS2012 WEB ministrado para a Hipcom Informática.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
534
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Desenvolvimento web com vs2012: Uma visão geral

  1. 1. Desenvolvimento Web com VS2012 Uma visão geral
  2. 2. O que tem de novo? ● Visual Studio Express 2012 ○ .Net Framework 4.0 / 4.5 ○ HTML5 ○ CSS 3 - Auxílio no Cross Browser ○ JQuery - Biblioteca javascript ○ Bundles - Otimização de requisição Web ○ IIS 8 Express - Testes e depuração ○ SQL Server Express LocalDB
  3. 3. Alguns conceitos básicos
  4. 4. Alguns conceitos básicos
  5. 5. Alguns conceitos básicos
  6. 6. Alguns conceitos básicos Frameworks de desenvolvimento ● ASP.NET Web Forms: Este é o alvo dos desenvolvedores que preferem programação declarativa e baseada em controles (como WinForms). Oferece um modelo de desenvolvimento de design WYSIWYG, proporcioando um ambiente RAD.
  7. 7. Alguns conceitos básicos Frameworks de desenvolvimento ● ASP.NET MVC: Este é para os interessados em padrões e princípios como desenvolvimento de teste dirigido, separação de interesses, inversão de controle (IoC), e injeção de dependências (DI). Esse framework encoraja separação da BLL (Business Logic Layer – Camada de Regra de Negócios) de uma aplicação web da sua camada de apresentação.
  8. 8. Alguns conceitos básicos Frameworks de desenvolvimento ASP.NET Web Pages: Indicado para desenvolvedores que querem um desenvolvimento web simples. É uma boa maneira para desenvolvedores web que sabem PHP ou frameworks similares para começar usar ASP.NET.
  9. 9. Entendendo como se faz ● Default: Página padrão quando a aplicação é exibida no browser. ● Site.Master: Página que permite criar um layout consistente e padrão para páginas da aplicação.
  10. 10. Entendendo como se faz ● Global.asax: Arquivo opcional que contém código para responder a eventos application-level e session-level enraizados pelo ASP.NET ou por módulos HTTP. ● Web.config: Arquivo de configuração da aplicação.
  11. 11. Conceitos básicos de C# class HelloWorld { /* comentário em múltiplas linhas outra linha de comentário e mais outra */ public static void Main() { //comentário em uma linha System.Console.WriteLine("Olá"); } } http://msdn.microsoft.com/en-us/library/x53a06bb(VS.71). aspx
  12. 12. Camada de dados ● Entity Framework: Framework de mapeamento objeto-relacional (ORM) que permite que você trabalhe com os dados relacionais como objetos.
  13. 13. Camada de dados Referenciando o Entity Framework ● Na janela Solution Explorer, clique com botão direito do mouse sobre o nome do projeto e selecione a opção Add Reference ● Pode-se clicar no menu Project->Add Reference.
  14. 14. Camada de dados Referenciando o Entity Framework
  15. 15. Camada de dados Gerando as classes de dados ● Na janela Solution Explorer, clique com botão direito do mouse sobre o nome do projeto e selecione a opção Add New folder ● Por padrão, crie uma pasta chamada Models.
  16. 16. Camada de dados Gerando as classes de dados
  17. 17. Camada de dados Gerando as classes de dados ● Clique com o botão direito sobre a pasta Models e selecione Add -> New Item.
  18. 18. Camada de dados Gerando as classes de dados
  19. 19. Camada de dados Data Annotations Key – Usada para especificar que uma propriedade/coluna é parte da chave primária da entidade e se aplica apenas a propriedades escalares. StringLength – Usada para especificar o tamanho máximo de uma string. ConcurrencyCheck – Usada para especificar que uma propriedade/coluna tem um modo de concorrência “fixed” no modelo EDM. Required – Usada para especificar que uma propriedade/coluna é não-nula e aplica-se a propriedades escalares, complexas, e de navegação. Column – Usada para especificar o nome da coluna, a posição e o tipo de dados. Table – Usada para especificar o nome da tabela e o esquema onde os objetos da classe serão atualizados. ForeignKey – Usado em uma propriedade de navegação para especificar a propriedade que representa a chave estrangeira da relação. DatabaseGenerated - Usada em uma propriedade para especificar como o banco de dados gera um valor para a propriedade, ou seja, Identity, Computed ou None. NotMapped – Usada para definir que a propriedade ou classe não estará no banco de dados.
  20. 20. Camada de dados Gerando classe de contexto ● Clique com o botão direito sobre a pasta Models e selecione Add -> New Item.
  21. 21. Camada de dados Gerando classe de contexto ● Crie uma classe com um nome sugestivo, como ProdutosContexto.
  22. 22. Camada de dados Gerando classe de iniciação ● Clique com o botão direito sobre a pasta Models e selecione Add -> New Item.
  23. 23. Camada de dados Gerando classe de iniciação ● Crie uma classe com um nome sugestivo, como ProdutosDataBaseInitializer.
  24. 24. Camada de dados Configurações ● Global.asax: Inicia os modelos de dados quando o aplicativo for iniciado, adicione o código no método Application_Start. ● Web.config: Necessário para definir a string de conexão com o banco de dados.
  25. 25. Vendo um pouco de código... ● Wing Tip Toys: Faça o download do arquivo no site MSDN Samples: http://code.msdn. microsoft.com/Getting-Started-with- 221c01f5.
  26. 26. Referências Visual Guide to Visual Web Developer http://www.asp.net/web-forms/tutorials/aspnet-45/getting-started-with-aspnet-45-web-forms/create_the_data_access_layer http://www.asp.net/web-forms/tutorials/aspnet-45/getting-started-with-aspnet-45-web-forms/ui_and_navigation

×