CONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NET
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

CONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NET

  • 4,087 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
4,087
On Slideshare
4,087
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
371
Comments
0
Likes
3

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CONHECENDO A DIDÁTICA O que é Didática? De que assuntos ela trata? Para que serve? Qual sua contribuição para a formação do professor?
  • 2. A QUE CAMPO DO CONHECIMENTO PERTENCE A DIDÁTICA?    A Pedagogia é a ciência que se dedica ao estudo da educação, investigando a natureza de suas finalidades numa determinada sociedade. Seu campo de ação é bastante amplo. A Didática é um dos ramos de estudos da Pedagogia. É uma disciplina fundamental nos cursos de formação de professores.
  • 3. Estão presentes no estudo da Didática:  Várias áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano como: Filosofia,Sociologia, Psicologia, Antropologia, História, Política, Estatística, Biologia, Teorias da Comunicação, entre outras ;
  • 4. O QUE É DIDÁTICA? É a disciplina que vai direcionar seu enfoque para a educação escolar, investigando os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. (LIBÂNEO,1991)
  • 5. DIFERENTES CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA  Muitos compreendem a Didática como um compêndio de técnicas ou um receituário para um bom ensino.  O termo “Didática”, é conhecido desde a Grécia antiga e lá significava “ensinar, instruir, fazer aprender”. Em 1633, Comênio, escreveu um livro chamado “Didacta Magna”, no qual definia Didática como a arte de ensinar tudo a todos. 
  • 6. O termo Didática foi sendo abordado a partir de diferentes concepções ao longo do tempo:    O dicionário Aurélio define o verbete “Didática” como a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem; No decorrer do tempo, segundo Amélia Domingues de Castro, a Didática “passou a reunir os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de ensinar.” Para Vera Maria Candau, educadora da PUC do RJ, a Didática pode ser entendida como “ reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica.”
  • 7. DIDÁTICA COMO REFLEXÃO SISTEMÁTICA A Didática como reflexão sistemática é o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.
  • 8. Seu estudo não pretende ficar apenas nas teorias. Deve aplicar os conhecimentos que produz, para resolver problemas e questões que surgem no dia-a-dia da escola e do espaço de aula. Exemplo: Como a criança e o adolescente aprendem;  Como é a atividade do professor em aula; 
  • 9. Mais questões...        Como os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor; Como o professor ajuda os alunos a aprenderem; Qual a influência dos governos e da sociedade sobre a escola; Como organizar o currículo de uma escola; Como desenvolver a capacitação de professores; Como motivar os alunos; Como fazer um processo de avaliação mais justo e coerente, etc.
  • 10. As teorias se apresentam válidas enquanto solucionam problemas da prática pedagógica. Caso contrário, a própria realidade questiona a teoria exigindo novos aprofundamentos, pesquisas e estudos.  As teorias educacionais se desenvolvem em confronto com a prática pedagógica. 
  • 11. DIDÁTICA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM  Interessa à Didática tudo o que o aluno aprende na relação com o professor e com o grupo-classe, bem como o processo de aprendizagem através do qual isso ocorre.
  • 12. A MULTIDIMENSIONALIDADE DA DIDÁTICA O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem.  Para ser adequadamente compreendido, ele precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimensões humana, técnica e político-social. 
  • 13. Por APRENDIZAGEM entendemos o desenvolvimento da pessoa como um todo: - inteligência, - afetividade, - padrões de comportamento moral, - relacionamento com a família, amigos cidade, país, etc; - desenvolvimento da coordenação motora, capacidades artísticas, comunicação.
  • 14. DIMENSÃO HUMANA    Ensino-aprendizagem é um processo em que está sempre presente, de forma direta ou indireta, o relacionamento humano. O processo de aprendizagem se realiza através do relacionamento interpessoal muito forte entre: alunos e professores, alunos e alunos, professores e professores; enfim: entre alunos, professores e direção. O componente afetivo é fator essencial nesse processo.
  • 15. DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL     A prática educativa não é um processo neutro; Todo o processo de ensino-aprendizagem é "situado". Acontece num local determinado, numa certa época histórica . Acontece numa cultura específica, trata com pessoas concretas que têm uma posição de classe definida na organização social em que vivem.
  • 16. DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL    Segue orientações e diretrizes de profissionais da Educação e das políticas governamentais. Políticas Governamentais: têm uma influência muito grande através da legislação e normas que afetam a escola. Grande parte dos estabelecimentos de ensino básico está diretamente subordinada ao Estado.
  • 17. Ainda sobre a Dimensão Político-social...    Sabemos que professores, diretores, alunos, pais, técnicos, funcionários, autores de livros didáticos, editores que produzem material pedagógico são pessoas reais, que vivem num tempo e numa cultura específica. Têm posições políticas e sociais que são transmitidas em seus trabalhos e nas suas relações com a escola. A prática educativa precisa ser analisada e discutida de forma concreta e contextualizada.
  • 18. DIMENSÃO TÉCNICA    Interessa a esse processo que os alunos consigam aprender bem o que se propõe, através da organização de condições apropriadas. Aspectos como definição de objetivos, seleção de conteúdos, técnicas e recursos de ensino, organização do processo de avaliação e escolha de técnicas avaliativas, planejamento de curso e de aulas constitui o núcleo da dimensão técnica do processo de aprendizagem. Trata-se do aspecto instrumental, técnico, considerado objetivo e racional através do qual se organiza o processo de ensino-aprendizagem.
  • 19. Em nosso trabalho docente somos frequentemente assaltados por uma série de dúvidas...          Como fazer com que os alunos se interessem pela matéria? Como motivar os alunos para que eles estudem? Como resolver os casos dos alunos indisciplinados ou descontentes? Como despertar e manter sua atenção? Como avaliar os alunos? Como nos comunicar para que eles nos entendam? O que fazer para que aprendam? Como preparar bem uma aula? Como nos relacionar com os pais dos alunos?
  • 20. COMO A DIDÁTICA PODE AJUDAR?    Colocando ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos. Incentivando os professores a pesquisarem sobre novos problemas que afetam sua atividade. Criando oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas suas experiências sucessos ou fracassos
  • 21. A articulação entre as três dimensões é o centro configurador da concepção do processo de ensino-aprendizagem.  Nesta perspectiva de uma “multidimensionalidade” que articula organicamente, as diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem é que propomos que a Didática se situe .
  • 22. Bibliografia:  MASETTO, Marcos. Didática a Aula como Centro – Ed. F.T.D. – São Paulo, 1997.