Your SlideShare is downloading. ×
0
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Picasso
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Picasso

5,887

Published on

Trabalho elaborado por Vânia Pinhal

Trabalho elaborado por Vânia Pinhal

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
5,887
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
192
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Disciplina : História da Cultura e da Artes Março de 2009
  • 2.  1881 - Pabllo Ruiz Picasso nasceu em Málaga  Filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco.  Nasceu no seio de uma família vinculada à pintura.  O seu pai era pintor e desenhista.  Dona María contava entre os antepassados com dois pintores.
  • 3.  Começou os seus estudos de Belas-Artes na Corunha.  Em 1895, em Barcelona completou iniciou a sua carreira de pintor.  1897- Devido aos seus dotes artísticos, obteve uma menção honrosa em ciência e caridade
  • 4.  A sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, é chamada O Toureiro.  Em Madrid frequenta a mais próspera e conceituada academia de artes espanhola, a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando.
  • 5.  Em 1900 abre ao público a sua primeira exposição no Els Quatr Gats um café de modernistas.  No mesmo ano faz sua primeira viagem a Paris capital artística da Europa.  Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa  Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos dos seus desenhos foram utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.
  • 6.  Em 1901 com Soler, um amigo, funda uma revista Arte Joven, na cidade de Madrid.  Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono.  Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905-1906)
  • 7.  Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos arlequins, artistas de circo, o mundo do circo
  • 8.  1906 a sua obra entrou numa nova fase o protocubismo, o antecedente do cubismo. O célebre retrato de Gertrude Stein (1905-1906) revela um tratamento do rosto em forma de máscara.  Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina.  Casaram-se em 12 de julho de 1918. Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.
  • 9.  Entre o começo e o fim da 2ª Guerra Mundial (1939- 1945), dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica.  Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
  • 10.  Uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe fim às suas actividades  Os seus 90 anos, são comemorados com uma exposição na grande galeria do Museu do Louvre.  Pablo Picasso morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins, França com 91 anos de idade.
  • 11.  A obra de Picasso pode ser classificada em períodos:  Azul (1901–1904)  Rosa (1905–1907)  Africano (1908–1909)  Cubismo Analítico (1909–1912)  Cubismo Sintético (1912–1919).
  • 12.  Obras sombrias em tons de azul e verde azulado. Desenhava prostitutas e mendigos O mesmo tom está na água-forte The Frugal Repast, que mostra um cego e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados perto de uma mesa vazia.
  • 13. (1905–1907) é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muitos arlequins.
  • 14. (1907–1909) começou com duas figuras inspiradas na África no seu quadro Les Demoiselles d'Avignon.
  • 15.  Em 1910 - Cubismo Analítico, os objectos são desmontados nos seus componentes.
  • 16.  1912, Picasso leva a representação conceptual do Cubismo à sua conclusão lógica, através da incorporação de um bocado de pano na tela. Isto foi um momento capital para a arte moderna. Através da inclusão do mundo real na pintura.
  • 17.  Foi pioneiro do cubismo – simplificação gráfica, em que se pretende perspectivar os objectos na sua totalidade de massa e volume, assente numa distorção acentuada das figuras e dos objectos.
  • 18.  “As meninas de Avignon” considera-se o sinal de partida de Picasso para o cubismo.  Cinco mulheres olham o espectador de modo sensual e provocador.  A sua postura é “primitiva” e não uma imitação da realidade natural: as suas formas são angulosas e toscas.  As mulheres da direita têm, uma cara de ar bestial, quase assustador, inumano – encontram-se aqui influências das artes primitivas africanas e dos seus símbolos e figuras.
  • 19.  As cinco mulheres são, cinco prostitutas de um bordel situado na rua Aviñón em Barcelona  Mistura de pintura clássica, na temática tradicional do nu e da natureza-morta (frutos na base da pintura); com uma pintura de total vanguarda, presente na quebra de todas as regras convencionais pictóricas  O título da obra refere-se a uma rua (Carrer Avinyó) de um bairro mal afamado de Barcelona. Picasso tinha a intenção de representar uma cena de bordel, acabando por fazer uma composição de cinco nus e uma natureza morta.
  • 20.  'As Meninas de Avignon' de Picasso faz cem anos  20 Julho 2007  O Mo MA vai celebrar os 100 anos do quadro  Les demoiselles d'Avignon ou As Meninas de Avignon foi terminado há 100 anos no atelier de Pablo Picasso, em Montmartre, Paris. Esta obra de um dos mais geniais artistas do século XX tornou-se emblemática da sua criação e foi considerada a precursora do movimento cubista nas artes plásticas.  quot;Horrívelquot;, quot;chocantequot; ou quot;monstruosaquot; foram epítetos que lhe foram atribuídos, para apenas muitos anos mais tarde vir a ganhar o seu lugar na história da arte e ser considerada obra fundadora da arte moderna.
  • 21.  HUGLES ROBERT introduction by,the portable Picasso, universe  ….  Trabalho realizado por: Vânia da Silva Pinhal nº 24 12º F

×