Pablo Picasso

12,374 views
11,905 views

Published on

Trabalho elaborado por Ângela Cardoso

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
12,374
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
34
Actions
Shares
0
Downloads
300
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pablo Picasso

  1. 1. Pablo Picasso Análise Guernica Angela Cardoso n°4, 12°F
  2. 2. Biografia • O artista espanhol Pablo Picasso destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. • Nasceu na cidade espanhola de Málaga a 25 de Outubro de 1881. Fez os seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou, principalmente em França. O seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde a sua infância. •  As suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominaram os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção especial aos elementos marginalizados pela sociedade. São desta fase o velho guitarrista, miseraveis diante do mar e A vida Na Fase Rosa (1905-1907), predominam as cores rosa e vermelho, e as suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana. São tambem desta fase a Família de acrobatas com macaco e familia de saltimbancos.
  3. 3. •  Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.  Na década de 1940, volta ao passado e pinta diversos quadros retomando ás temáticas do início da sua carreira. Neste período, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de arte de outros artistas famosos: O Almoço na Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velázquez, são exemplos deste período. • Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu a 8 de Abril 1973 numa região perto de Cannes, em França.
  4. 4. O velho guitarrista
  5. 5. Miseraveis diante do mar
  6. 6. A vida
  7. 7. Les Demoiselles d'Avignon
  8. 8. Família de acrobatas com macaco
  9. 9. Família de saltimbancos
  10. 10. Almoço na relva
  11. 11. As meninas
  12. 12. Guernica • Em 1937, Picasso comprometeu-se a pintar um grande mural para o pavilhão da Republica Espanhola. O objectivo do pavilhão era testemunhar a trágica situação provocada pela Guerra Civil de Espanha, decidindo Picasso retratar os horrores da guerra na própria cidade de Guernica que tinha sido bombardeada. No dia 1 de Maio começou por fazer os seus primeiros estudos e no dia 9 preparou o primeiro esboço geral com varias fases fotografadas por Dora Maar, sua companheira. A 4 de Junho estava concluída a grande tela a óleo com as dimensões de 350 x 782 cm
  13. 13. • Os seus símbolos e significados são alvo de varias interpretações, desde a vida à morte, do desespero à esperança, mas a obra representa claramente o terror injustificável. Este quadro é uma visão profética da destruição provocada pelas guerras.
  14. 14. Composição • A composição, rigorosamente construída, apresenta um quadrado central ou dois rectângulos e um rectângulo de cada lado, o triangulo a vermelho tem o vértice no candeeiro e na base esta o corpo do guerreiro. • A mensagem reclama forma desconstruída, devido à decomposição cubista e à denuncia da destruição, mas também sobriedade. As figuras são mais ou menos planas, à excepção do cavalo. Renúncia da textura, luz e cor que se limita ao preto, branco e cinzento.
  15. 15. Pormenores do quadro • O touro representa o poder, a brutalidade que volta a cabeça indiferente ou o povo espanhol que protege a mulher e continua a luta. A mãe com a criança ao colo faz lembrar uma pietá moderna, ou a dor psíquica, as vitimas inocentes da guerra. A angústia no rosto da mulher que segura a criança é especialmente penetrante.
  16. 16. Em primeiro plano no quadro, está um guerreiro fragmentado com a cabeça cortada à esquerda e um braço no centro com a mão a agarrar uma espada partida como símbolo da resistência, junto à espada encontra-se uma flor como uma mensagem de esperança numa nova vida. A pomba abatida, mostra que o Por cima da cabeça do cavalo, está entendimento entre os espanhóis um candeeiro eléctrico aceso, em não foi possível. forma de sol, que sugere o quot;olho de Deusquot; que tudo vê
  17. 17. Figura associada à Estatua da Liberdade O cavalo em agonia, com a língua em forma e à esperança ou à injustiça e vingança de punhal, representa a dor do povo divinas, perseguindo o crime. Do lado direito do quadro, duas A figura do lado direito do quadro mulheres olham horrorizadas para representa a dor física. É também o cavalo ferido com medo e pena. comparada à figura central de quot;os fuzilamentos do 3 de Maio de 1808” de Goya
  18. 18. Alguns estudos/ esboços Esboço geral- 1°fase
  19. 19. Esboço geral - 3° fase
  20. 20. Esboço geral - 5° fase
  21. 21. Estudos da Composição
  22. 22. Estudos do Cavalo
  23. 23. Estudos da mãe com o filho morto no colo
  24. 24. Estudos do Touro
  25. 25. Bibliografia • http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso • http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/1998-99/guernica/index.htm • http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_867.html • Porto Editora, Manual de Historia da cultura e das Artes 11° ano Ana Lídia Pinto, Fernanda Meireles e Manuela Cernadas Cambotas.

×