Ambiente web 16

  • 306 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
306
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
14
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. AMBIENTE WEB 16 3/9/2012  INTERNET  ACESSANDO A NETHÁLISSON T 2502 A
  • 2.  A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana ARPA – ADVANCED RESEARCH AND PROJECTS AGENCY e o Departamento de Defesa americano, por volta de 1969, com o objetivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa e principais bases militares.
  • 3.  Cada máquina ligada à rede possui um e apenas um endereço IP que é diferente de todas as outras, evitando assim confusões de endereçamento de mensagens. Se alguém estiver acessando a Internet usando um simples computador pessoal sem endereço IP, só está conseguindo fazê-lo porque este computador está ligado à outra máquina com endereço IP que por sua vez está fisicamente ligado à rede.
  • 4.  A Internet chegou ao Brasil, oficialmente , em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo ( FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ) e Rio de Janeiro ( UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica )
  • 5.  Em 1989 foi criada, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a RNP (Rede Nacional de Pesquisas), uma instituição com os objetivos de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso à Internet Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como backbone RNP, interligando as instituições educacionais à Internet
  • 6.  Endereço IP: Os endereços IP identificam cada micro na rede. A regra básica é que cada micro deve ter um endereço IP diferente, e todos devem usar endereços dentro da mesma faixa. Quando você conecta na internet, seu micro recebe um (e apenas um) endereço IP válido, emprestado pelo provedor de acesso, algo como por exemplo "200.220.231.34". É através desse número que outros computadores na Internet podem enviar informações e arquivos para o seu.
  • 7.  Máscara de sub-rede: A máscara é um componente importante do endereço IP. É ela que explica para o sistema operacional como é feita a divisão do endereço, isto é, o endereço de cada micro dentro da rede. Ao contrário do endereço IP, que é formado por valores entre 0 e 255, a máscara de sub-rede é formada por apenas dois valores: 0 e 255, como em 255.255.0.0 ou 255.0.0.0, onde um valor 255 indica a parte do endereço IP referente à rede, e um valor 0 indica a parte do endereço IP referente ao host dentro da rede.
  • 8.  Quando você compartilha a conexão entre vários micros, apenas o servidor que está compartilhando a conexão possui um endereço IP válido, só ele "existe" na internet. Todos os demais acessam através dele. O default gateway ou gateway padrão é justamente o micro da rede que tem a conexão, é ele que os outros consultarão quando precisarem acessar qualquer coisa na internet
  • 9.  Os equipamentos na Internet normalmente são referenciáveis através de um nome simbólico, que está associado ao seu endereço IP; essa associação é feita por um conjunto de servidores, de forma que o conjunto formado por estes servidores e sua interface com as aplicações da Internet é conhecido como DNS – DOMAIN NAME SYSTEM.
  • 10.  A atribuição de Domínios na Internet teve como objetivos evitar a utilização de um mesmo nome por mais de um equipamento, computador, e descentralizar o cadastramento de redes. GOV-EDU-COM-ORG-NET
  • 11.  192.168.0.124 IP 255.255.255.0 MASCARA 192.168.0.250 GATEWAY 201.10.120.2 DNS 201.10.128.2 DNS
  • 12.  O provedor é uma empresa prestadora de serviços que oferece acesso à Internet. Para acessar a Internet, é necessário conectar-se com um computador que já esteja na Internet (no caso, o provedor) e esse computador deve permitir que seus usuários também tenham acesso a Internet.
  • 13.  Dialer é o programa que conecta o seu computador com o provedor de acesso utilizando o modem. O sistema de discagem utilizada pode ser do próprio sistema operacional, mas como a maioria dos provedores, com o intuito de facilitar e fidelizar o usuário, desenvolveram discadores próprios, que a bem da verdade são bastante úteis e realmente facilitam a configuração e a conexão.
  • 14.  Tudo na Internet tem um endereço, ou seja, uma identificação de onde está localizado o computador e qual recursos este computador oferece. Por exemplo, a URL: http://www.minx.com.br
  • 15.  Protocolo de Transferência de Hipertexto - é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.
  • 16.  A WORLD WIDE WEB é um conjunto de milhões de páginas de informação distribuídas pela rede. É um serviço de consulta a documentos hipermídia espalhados pela Internet. Timothy John Berners-Lee é um físico britânico, cientista da computação e professor. É o criador da WWW, tendo feito a primeira proposta para sua criação em março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau, implementou a primeira comunicação bem- sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.
  • 17.  Cookie (do inglês: biscoito), testemunho de conexão, ou, simplesmente, testemunho é um grupo de dados trocados entre o navegador e o servidor de páginas, colocado num arquivo (ficheiro) de texto criado no computador do utilizador. A sua função principal é a de manter a persistência de sessões HTTP
  • 18.  Os plug-ins são programas que expandem a capacidade do Browser em recursos específicos permitindo, por exemplo, que você toque arquivos de som ou veja filmes em vídeo dentro de uma Home Page.
  • 19.  O FTP é um recurso para capturar e enviar arquivos pela rede. A transferência de arquivos localizados em computadores remotos é feita através de um software chamado FTP, ou FILE TRANSFER PROTOCOL. Ele é utilizado para transferir documentos como SOFTWARES, textos, imagens e sons.