Ifpe campus pesqueira 2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
693
On Slideshare
579
From Embeds
114
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 114

http://falandodeenfermagemifpe.blogspot.com.br 84
http://www.falandodeenfermagemifpe.blogspot.com.br 22
http://falandodeenfermagemifpe.blogspot.com 8

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Carlos Henrique¹ Águeda Julia ² Èlida kaline² Girlene Freitas ² Hemerson Gouveia² Isla Pricila ² Nayane Silva ²1 Professor do Departamento de Bacharelado em Enfermagem 2 Acadêmicos
  • 2. É o estudo dos organismos vivos minúsculos,chamados: microrganismo ou micróbios.Os microrganismos são considerados Ubíquos.As várias categorias de microrganismos incluem :
  • 3. Vírus (este grupo não é considerado seres vivos pelos cientistas, os quais preferem denominá- los de “partículas infecciosas” ou „agentes infecciosos” )BactériasArqueanasCertas AlgasProtozoáriosCertos Fungos
  • 4. Microrganismos patógenosSão os causadores de doenças. (somente cerca de3% são capazes de causar doenças)Microrganismo não patógenosSão os que não causam doenças.Microrganismos “aliados”Microrganismos “inimigos”
  • 5. Patógenos oportunísticos ouoportunistasÉ uma bactéria chamada Escherichia coli,viveno nosso trato intestinal, ele não nós causaproblemas enquanto permanece no tratointestinal, mas pode causar doenças se tiveracesso à bexiga, a corrente sanguínea ou aalguma ferida.->
  • 6. Antibiótico É uma substância produzida por um microrganismo,a qual é eficaz ao causar morte ou inibir o crescimento deoutros microrganismos. Microrganismos causam duas categorias de doenças:Doenças InfecciosasSurge quando um patógeno coloniza o corpo, por tanto,causa doença.Intoxicação Microbiana Surge quando a pessoa ingere uma toxina(substância venenosa) que foi produzido por ummicrorganismo.
  • 7. MicrobiologistaÉ o cientista que estuda os organismos minúsculosdenominados microrganismos.BacteriologistaÉ o cientista que se especializa em bacteriologiaFicologiaEstudam os vários tipos de algas e são denominadosFicologistas.ProtozoologistasExploram a área da protozoologia, estudo dosprotozoários e suas atividades.
  • 8. MicologiaCientistas que se especializam no estudo dos fungos sãodenominados micologistas.VirologiaCompreende o estudo dos vírus e seus efeitos sobre as célulasvivas de todos os tipos.Microbiologia AgrícolaEstuda as funções benéficas e prejudiciais dos microrganismosna formação e fertilização do solo; nas doenças dos vegetais ;nos processos digestivos dos ruminantes ;no cultivo de cereaise na produção de alimentos .
  • 9. Biotecnologia(microbiologia industrial)Utilização dos microrganismo na industria .Microbiologia Ambiental e BiorremediaçãoOs microbiologistas ambientais estão envolvidos comtratamentos de águas e esgotos .Genética Microbiana e Engenharia GenéticaA genética microbiana envolve o estudo do DNA, doscromossomos, plasmídios, e genes microbianos.PaleomicrobiologiaEnvolve o estudo dos microrganismos primitivos.
  • 10. Primeiros microrganismos na terra .Os cientistas relatam que a terra foi formada há cercade 4,5 bilhões de anos atrás e que os primeirosmicrorganismos surgiram em torno de 3,5 bilhões deanos atrás, e foram as arqueanas e as cianobactérias.Primeiras doenças infecciosas .Com toda probabilidade , as doenças infecciosas do serhumano e dos animais existem desde que esses sereshabitam o planeta.
  • 11. Anton Van Leeuwenhoek(1632-1723) É o Pai da Microbiologia, ele não era um cientistadiplomado, mas como passatempo, ele polia pequenaslentes de vidros, e as fixavas em pequenas armaçõesmetálicas e foi assim que ele inventou o microscópio.
  • 12. Foi um químico francês e contribuiubastante para a microbiologia naépoca.
  • 13. Médico alemão, fez muitas contribuições a microbiologia.-Contribuiu para a teoria germinal das doenças;-Desenvolveu métodos pra corar, fixar e fotografarbactérias; -Descobriu a bactéria que causa tuberculose e aque causa cólera;-Conseguiu desenvolver métodos para o cultivo da culturapura;-Koch e seus colaboradores estabeleceram umprocedimento, para provar que um microrganismoespecífico é a causa de uma doença infecciosaespecífica.Este procedimento ficou conhecido comoPostulado de Koch.
  • 14. • BURTON; ENGELKIRK; Microbiologia: para asCiências da Saúde, Guanabara Koogan, 2005.• Vídeo do Youtube.
  • 15. Microbiologia