Guia básico como-pequenas-empresas-podem-fazer-grandes-negócios-com-o-facebook
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Guia básico como-pequenas-empresas-podem-fazer-grandes-negócios-com-o-facebook

  • 599 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
599
On Slideshare
599
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
27
Comments
0
Likes
4

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Por Claudia Gasparini, Eliseu Barreira Junior e Thiago Costa COMO pequenas empresas podem fazer GRANDES NEGÓCIOS com o Facebook? guia básico
  • 2. ideas.scup.com início Das grandes multinacionais aos pequenos negócios... …é fato que todo mundo quer estar no Facebook. O problema é saber como converter sua presença na rede social em benefícios para o seu negócio. De acordo com a revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” (edição 290), 79% dos empreendedores estão nas redes sociais. O Facebook é o ambiente preferido por 98% dos empresários consultados. Mas será que todos sabem o que fazer com suas páginas e fãs? Este guia básico irá ajudar você, pequeno empreendedor, a entrar nesse mundo. Nas próximas páginas, você encontrará 7 dicas simples que vão orientar os seus primeiros passos para se estabelecer no Facebook. Preparado? Boa sorte e boa leitura! início
  • 3. defina seus objetivos e crie sua página ideas.scup.comideas.scup.com ideas #1 ideas.scup.com É preciso saber com clareza: para que você quer usar o Facebook? Em primeiro lugar, defina os objetivos da sua atuação nessa rede social, como: • Gerar novos negócios; • Relacionar-se com seus clientes e potenciais compradores; • Informar o público sobre seus produtos e serviços. Depois de estabelecer seus objetivos, é hora de criar sua página (saiba como em: https://www.facebook.com/business/build)
  • 4. saiba o que dizem de você ideas.scup.comideas.scup.com ideas #2 ideas.scup.com Acompanhe o que é dito sobre sua empresa e setor de atuação no Facebook. Isso será fundamental para você identificar oportunidades de negócio e saber como e quando se relacionar com seus clientes. Há várias plataformas de monitoramento, gestão e análise que podem apoiar seu trabalho no Facebook. Escolha a que mais se enquadra no seu projeto. Considere opções que oferecem dados consistentes, possibilidade de interação e postagem dentro da própria plataforma, acompanhamento da evolução de seu perfil no Facebook e relatórios prontos.
  • 5. participe de grupos e discussões ideas.scup.comideas.scup.com ideas #3 ideas.scup.com Redes sociais são troca e compartilhamento de experiências. Se você espera que seus clientes interajam com a sua empresa, tome a iniciativa e participe de discussões em fóruns e grupos. Assim, você poderá: conhecer os interesses e necessidades do seu público, encontrar oportunidades de oferecer seus produtos e serviços (por exemplo, quando alguém faz uma pergunta) e identificar influenciadores.
  • 6. relacione-se ideas.scup.comideas.scup.com ideas #4 ideas.scup.com Conhecendo seus objetivos e sua comunidade, você é capaz de manter um relacionamento produtivo e de longo prazo. Crie oportunidades de diálogo e interação. Mais do que falar, esteja aberto a ouvir e compartilhar opiniões do seu público. Fique atento ao feedback dos seus clientes. Você pode usar o Facebook para atender reclamações e sugestões, melhorar sua oferta e evitar crises.
  • 7. envolva sua comunidade ideas.scup.comideas.scup.com ideas #5 ideas.scup.com Seja constante e compartilhe conteúdo de qualidade. Tenha um calendário organizado de postagens e publique com frequência. Não use o Facebook apenas para ações pontuais e promoções: “abandonar” a sua página por uns tempos pode ser fatal para a sua estratégia. Além de gerar vendas diretas, o Facebook é um ambiente propício para engajar pessoas e criar uma comunidade envolvida com o seu negócio. Publicar conteúdo interessante e útil é uma excelente forma de fazer isso.
  • 8. considere investir em ads ideas.scup.comideas.scup.com ideas #6 ideas.scup.com Em alguns casos, investir em posts pagos, histórias patrocinadas e anúncios segmentados pode impulsionar vendas (saiba como em: https://www.facebook.com/business/connect ). Mas cuidado: o investimento em ads não pode ser a sua única “arma”. Esse é apenas mais um elemento da sua estratégia. Você também pode ampliar o alcance de suas postagens para amigos dos seus fãs (saiba como em: https://www.facebook.com/business/influence ). É uma chance de aumentar o “boca a boca” sobre a sua empresa e dar visibilidade a ela.
  • 9. acompanhe resultados ideas.scup.comideas.scup.com ideas #7 ideas.scup.com Fique de olho nos índices sobre as suas atividades no Facebook, tais como: a) Número total e taxa de crescimento de fãs da sua página; b) Número total e taxa de crescimento de ações realizadas pelos fãs na página (soma de todos os likes, comentários e compartilhamentos); c) Relação existente entre a quantidade de ações realizadas pelos fãs na página e o tamanho da sua comunidade. Essa conta pode indicar o potencial de engajamento do público.
  • 10. ideas.scup.com A partir de agora… …você já está pronto(a) para dar o pontapé inicial na sua presença no Facebook e impulsionar o seu negócio. Retomando: • Faça um planejamento das suas necessidades. Não precisa ser nada complicado para começar. Você mesmo(a) pode implementar mais de uma etapa do processo; • Estude o ambiente: acompanhe as páginas da sua concorrência e monitore o seu público; • Produza conteúdo frequente e capaz de engajar (leia este guia para saber como) ; • Invista, se possível, em anúncios pagos para aumentar o alcance das suas ofertas; • Acompanhe seus resultados para aprimorar gradativamente sua estratégia; • Vá com calma. Este guia é uma introdução a um mundo que você vai descobrir aos poucos. Mas uma coisa é certa: paciência e capacidade de observação poderão trazer resultados promissores. ideas.scup.com ideasideas.scup.com resumo
  • 11. Agora que você já sabe como começar a se posicionar no Facebook… TENHA UM PLANO GRATUITO DO SCUP PARA SEMPRE. …vai precisar de uma plataforma para usar a rede social de forma eficiente. *No total, serão distribuídas 1500 contas gratuitas. Quando o limite for atingido, uma mensagem de expiração do cupom será exibida. O plano inclui 4 buscas, 500 itens por mês e abrangência. 1. Acesse http://monitor.scup.com/signup/ 2. No campo “código promocional” (localizado na 2ª página do formulário de cadastro), digite pme