PASCOA, SIGNIFICADO,SÍMBOLOS E COSTUMES -  por CAROLINE SOARES DE SOUZA - TURMA 56 - E.E.E.F.AMÉRICA - PORTO ALEGRE - RS
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

PASCOA, SIGNIFICADO,SÍMBOLOS E COSTUMES - por CAROLINE SOARES DE SOUZA - TURMA 56 - E.E.E.F.AMÉRICA - PORTO ALEGRE - RS

on

  • 8,276 views

Este trabalho foi desenvolvido pelas professoras de Vida e Cidadania e História,com o objetivo de conscientizar os alunos do verdadeiro significado da Páscoa em nossas vidas. Páscoa não é só ...

Este trabalho foi desenvolvido pelas professoras de Vida e Cidadania e História,com o objetivo de conscientizar os alunos do verdadeiro significado da Páscoa em nossas vidas. Páscoa não é só ovinhos de chocolate,é a espiritualidade e consciência de mudança na vida de cada um.

Statistics

Views

Total Views
8,276
Views on SlideShare
8,201
Embed Views
75

Actions

Likes
2
Downloads
180
Comments
0

4 Embeds 75

http://jaqueciane.blogspot.com 24
http://lolypop-america.blogspot.com 21
http://lolypop-america.blogspot.com.br 21
http://jaqueciane.blogspot.com.br 9

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as OpenOffice

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

PASCOA, SIGNIFICADO,SÍMBOLOS E COSTUMES -  por CAROLINE SOARES DE SOUZA - TURMA 56 - E.E.E.F.AMÉRICA - PORTO ALEGRE - RS PASCOA, SIGNIFICADO,SÍMBOLOS E COSTUMES - por CAROLINE SOARES DE SOUZA - TURMA 56 - E.E.E.F.AMÉRICA - PORTO ALEGRE - RS Presentation Transcript

  • PÁSCOA
  • O significado da Páscoa A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
  • ORIGEM DA PÁSCOA A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus , onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 
  • O OVO O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma. SIMBOLOS DA PÁSCOA
  • O COELHO Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.
  • O pão e o vinho O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo  se serviu desses alimentos  para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.
  • É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
  • O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo  que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho. 
  • COSTUMES DA PÁSCOA Durante a Páscoa, celebramos o dia da resrio católico. No Brasil, a data vem sendo comemorada com entusiasmo crescente, apesar de seu significado religioso perder cada vez mais espaço para a indústria que se formou em torno do tema. Apesar desta tendência, costumes autênticos ainda podem ser descobertos no país.
  • COSTUMES BRASILEIROS NA HOLANDA Ovos cozidos são pintados e decorados, depois  escondidos nos jardins para que no domingo as crianças se divirtam procurando-os. O segundo dia de Páscoa é mais informal, é um dia de descanso ou de passeio com a família, pelos zoológicos e parques. A Páscoa é celebrada em dois dias na Holanda. As casas recebem decoração especial com árvores de Páscoa
  • Costumes portugueses Dar saquinhos de amêndoas, coloridas ou com cobertura de chocolate preto ou branco aos amigos e perentes. - Comprar ou fazer em forno de lenha caseiro (muitas famílias têm uma "casa de forno" aqui) um BOLO FOLAR para cada criança da família e dá-lo em vista ou depois do almoço ao menino (a). Comprar os chamados NINHOS - bolos com enfeites de Páscoa e ovos de amêndoa - para a sobremesa pascal... - Pôr um ramo de ALECRIM na porta principal da casa, a fim de que as confrarias católicas passem para o padre rezar e benzer a casa e você BEIJAR A CRUZ - uma cruz de cerca de 80 cm - 1 metro que eles trazem sempre com eles.
  • E.E.E.FUNDAMENTAL AMÉRICA Nome : Caroline Soares de Souza Série: 5ª Turma: 56 Nº 6 Disciplina: Vida e Cidadania / História Professora: Arani Trainini e Jane Claci Laboratório de Informática Professora Lorena Souza
  •