Documentos comerciais utilizados na contabilidade

9,833 views
9,376 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,833
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
97
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Documentos comerciais utilizados na contabilidade

  1. 1.  O CHEQUE é uma ordem de pagamento à vista, ouseja, é um documento que equivale ao dinheiro. Tipos de Cheque• Cheque ao Portador - É aquele que o banco efetua opagamento mediante a apresentação do cheque. Nocorpo do cheque não consta o nome de quem devarecebe-lo; por isso quem o apresentar ao banco receberá aquantia correspondente.• Cheque Nominal - É aquele que indica no seu corpo onome da pessoa que deverá recebe-lo.
  2. 2.  O endosso pode ser feito em preto ou em branco• Endosso em branco: ocorre quando o beneficiário apenasassina o verso do cheque, ficando o mesmo ao portador,isto é,após assinado no verso pelo beneficiário, quem oapresentar ao banco o receberá.• Endosso em preto: ocorre quando o beneficiário assina overso e acrescenta: pagável a Fulano deTal. Neste caso, obeneficiário que assinou transferiu o direito de receber ocheque a outra pessoa e o cheque continua sendonominal, só que, agora, o beneficiário passou a ser asegunda pessoa, que, para recebe-lo, terá também queassinar no verso do cheque.
  3. 3.  Cheque cruzado: cruzar um cheque consiste emapor ao mesmo dois traços paralelos e emdiagonal. O cheque quando cruzado só pode serdepositado em conta bancária, pois ele só serápago a outro banco. O cruzamento do cheque pode ser geral, quandoentre os traços diagonais não consta o nome debanco, ou especial, quando entre os traçosdiagonais escrevemos o nome do banco ondedeverá ser depositado.
  4. 4.  Cheque visado: é o cheque nominal que trazno verso carimbo do banco confirmando aexistência de saldo suficiente para opagamento da importância indicada.
  5. 5.  Cheque especial: são concedidos aos clientes que, além depossuírem bom comportamento na movimentação de suaconta bancária, atendam a certas exigências impostas pelobanco, como, por exemplo, um bom saldo médio. Para obter o cheque especial, cliente e banco assinam umcontrato estipulando prazo de validade do cheque especial, olimite e autorização para que o banco debite em conta juros,comissões etc., caso haja saldo devedor. Os clientes queutilizam cheques especiais, mesmo não possuindo saldosuficiente, podem sacar até o limite contratado, pagandojuros pelo saldo devedor.
  6. 6.  É um documento emitido que comprova avenda de algum produto a crédito, ou seja, aprazo. Para reduzir o risco de não pagamento oumesmo da necessidade de fundos antes doprazo acordado na venda a crédito asempresas recorrem a Letras. Que se explicamais adiante.
  7. 7.  Nota de Débito - documento que faz oajustamento do valor da factura para cima,ou seja, rectifica o valor da factura para maisdo valor actual da factura. Nota de Crédito – faz a rectificação do valorda factura, após sua emissão, para menos, ouseja, é um documento que tem comoobjectivo reduzir o montante constante nafactura já emitida.
  8. 8.  Recibo é um documento escrito em quealguém (pessoa ou empresa) declara terrecebido de outrem o que nele estiverespecificado. É um documento utilizado na venda a vistaque tem a dupla função: a de factura e a derecibo
  9. 9.  É um título de crédito de operações comércias, através doqual um credor (denominado sacador da letra) ordena aodevedor (denominado sacado da letra) que pague, numadeterminada data de vencimento da letra, uma quantiadefinida ao legítimo portador da letra nessa data (quepoderá não ser o credor inicial). A emissão da letra é denominada saque; por meio dele, osacador (quem emite o título), que orderna ao sacado(pessoa que deverá paga-la), que fica obrigado, havendoaceite, a pagar ao tomador (um credor específico), o valordeterminado no título.
  10. 10.  Livrança é um documento através do qual o subscritor ou signatário secompromete a pagar a um beneficiário ou à ordem deste umdeterminado valor (valor nominal da livrança) numa determinada data(data de vencimento). Existem dois tipos fundamentais de livranças: As comerciais titulam créditos originados por operações comerciaisefectuadas entre dois agentes económicos.Assim, o comprador de umdeterminado bem ou serviço beneficia através da livrança de um crédito quese compromete a liquidar numa determinada data. As financeiras, mais comuns em Moçambique, destinam-se basicamente asustentar operações bancárias de concessão de crédito. Nas livrançasfinanceiras, o seu subscritor (entidade que necessita de um financiamento)compromete-se a efectuar o pagamento do seu valor nominal numadeterminada data acordada.
  11. 11.  É um documento bancário que informa aocliente a execução de uma operação em suaconta.

×