Sistema RespiratóRio

  • 67,070 views
Uploaded on

 

More in: Technology , Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
67,070
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
23

Actions

Shares
Downloads
929
Comments
6
Likes
11

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  
  • 2. SISTEMA RESPIRATÓRIO OI! EU SOU O ALVÉOLO, E SEREI SEU GUIA PELO SISTEMA RESPIRATÓRIO. VOCÊ JÁ DEVE TER REPARADO QUE NÃO PARAMOS DE RESPIRAR NEM UM MINUTO EM TODA NOSSA VIDA. O SISTEMA RESPIRATÓRIO É A PARTE DO CORPO RELACIONADA À RESPIRAÇÃO. QUANDO RESPIRAMOS, COLOCAMOS O AR PARA DENTRO, TIRAMOS DELE O OXIGÊNIO E COLOCAMOS PARA FORA O GÁS CARBÔNICO.
  • 3. O OXIGÊNIO QUE NÓS INSPIRAMOS É USADO NAS CÉLULAS DO NOSSO CORPO PARA QUEIMAR OS NUTRIENTES E PRODUZIR ENERGIA. COMO RESULTADO DESSA QUEIMA, ALÉM DE ENERGIA PRODUZIMOS TAMBÉM, GÁS CARBÔNICO, DO QUAL NÃO NECESSITAMOS. ENTÃO NÓS O COLOCAMOS PARA FORA ATRAVÉS DA RESPIRAÇÃO. OS PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO SÃO OS PULMÕES QUE SE LOCALIZAM NO TÓRAX, SOBRE O DIAFRAGMA. OS PULMÕES ARMAZENAM O AR E SÃO DIVIDIDOS EM BOLSAS OU LOBOS. O PULMÃO DIREITO EM TRÊS LOBOS E O PULMÃO ESQUERDO EM DOIS. OS LOBOS DOS PULMÕES SÃO CONSTITUÍDOS POR BOLSINHAS QUE, COMO EU, CHAMAM-SE ALVÉOLOS. É NOS ALVÉOLOS QUE O OXIGÊNIO E O GÁS CARBÔNICO ENTRAM NO CORPO PELA CORRENTE SANGUÍNEA.
  • 4. O AR CHEGA ATÉ OS PULMÕES POR UMA SÉRIE DE TUBOS CHAMADOS BRÔNQUIOS. OS BRÔNQUIOS CONDUZEM O AR DA TRAQUÉIA PARA OS PULMÕES. A TRAQUÉIA LIMPA E CONDUZ O AR DA LARINGE PARA OS BRÔNQUIOS. É NA LARINGE QUE O AR SE ENCONTRA COM AS CORDAS VOCAIS E PRODUZ SONS, COMO FALAR E CANTAR. A CAVIDADE NASAL INSPIRA, PURIFICA , UMEDECE E AQUECE O AR INSPIRADO. ELA SE COMUNICA COM A PARTE EXTERNA DO NOSSO CORPO PELAS NARINAS, QUE FORMAM O NOSSO NARIZ, E COM A PARTE INTERNA DO NOSSO CORPO POR ESPAÇOS CHAMADOS COANAS
  • 5. A FARINGE FICA NO PESCOÇO, ATRÁS DA LARINGE, QUE FICA BEM NO MEIO DO PESCOÇO, ENTRE A FARINGE E A TRAQUÉIA. A TRAQUÉIA FICA NA BASE DO PESCOÇO, INDO PARA O TÓRAX, PASSANDO PELA FRENTE DO ESÔFAGO. ELA TEM ANÉIS DE CARTILAGEM DUROS, QUE PODEMOS SENTIR AO TOCARMOS NOSSO PESCOÇO. OS BRÔNQUIOS FICAM ENTRE OS PULMÕES E SE RAMIFICAM COMO ÁRVORES, ENTRANDO NOS LÓBULOS PULMONARES. VAMOS VER COMO FUNCIONA TODA A RESPIRAÇÃO, ACOMPANHANDO O CAMINHO QUE O AR TOMA, DESDE O NARIZ ATÉ A CORRENTE SANGUÍNEA: O AR ENTRA PELAS NARINAS, PASSA PELAS FOSSAS NASAIS E SE LIBERTA DE POEIRAS E OUTRAS SUJEIRAS.
  • 6. DEPOIS, O AR VAI PARA A TRAQUÉIA, PASSANDO PELA FARINGE E PELA LARINGE. NA PARTE FINAL DA TRAQUÉIA, ENCONTRA OS DOIS CANAIS EM QUE ELA SE BIFURCA: OS BRÔNQUIOS. A TRAQUÉIA É UM TUBO RÍGIDO, FEITO DE MÚSCULOS E CARTILAGENS EM FORMA DE ANEL. CONTINUANDO SUA VIAGEM, O AR PROSSEGUE PELOS BRÔNQUIOS. ESTES ENTRAM NOS PULMÕES E VÃO SE RAMIFICANDO, TORNANDO-SE CADA VEZ MENORES, COMO ACONTECE COM OS GALHOS DE UMA ÁRVORE. CHEGANDO À PARTE FINAL DOS MENORES RAMOS-OS BRÔNQUIOS-, O AR ATINGE PEQUENOS COMPARTIMENTOS QUE SE AGRUPAM EM CACHOS OS ALVÉOLOS PULMONARES.
  • 7. ATRAVÉS DAS PAREDES DOS ALVÉOLOS E DOS VASOS SANGÜÍNEOS, O AR FAZ UMA TROCA COM O SANGUE: DÁ-LHE O OXIGÊNIO E RECEBE GÁS CARBÔNICO E VAPOR D’ÁGUA, QUE EXPIRAMOS. AS PAREDES DOS ALVÉOLOS SÃO MUITO FINAS E ELÁSTICAS E ESTÃO RODEADAS DE PEQUENOS VASOS SANGUÍNEOS. VOCÊ SABIA QUE OS PULMÕES ESTÃO ENVOLVIDOS POR UMA MEMBRANA CHAMADA PLEURA E QUE ELES PODEM ARMAZENAR MAIS OU MENOS CINCO LITROS DE AR? OUTRA COISA INTERESSANTE É QUE TEMOS A SENSAÇÃO DE ODOR E RECONHECEMOS OS CHEIROS POR CAUSA DE ALGUMAS CÉLULAS QUE FICAM NA PARTE SUPERIOR DA CAVIDADE NASAL. O OXIGÊNIO PASSA PELAS PAREDES DOS ALVÉOLOS E DOS VASOS SANGUÍNEOS E VAI PARA O SANGUE. O GÁS CARBÔNICO E O VAPOR D’ÁGUA FAZEM O CONTRÁRIO: DEIXAM O SANGUE E VÃO PARA OS ALVÉOLOS, PARA SEREM EXPELIDOS.
  • 8. NA FARINGE TEMOS COMO REGULAR AS DIFERENÇAS DE PRESSÃO DO TÍMPANO, QUE FICA NO OUVIDO. POR ISSO, QUANDO SUBIMOS OU DESCEMOS DE ALGUM LUGAR MUITO ALTO E SENTIMOS A SENSAÇÃO DE ESTAR COM OS OUVIDOS “TAMPADOS”, PRECISAMOS ABRIR BEM A BOCA OU ENGOLIR ALGO, PARA MOVER A FARINGE E REGULARIZAR ESSA SENSAÇÃO. PODEMOS PASSAR ALGUM TEMPO SEM COMER, MAS NÃO PODEMOS PASSAR MUITO TEMPO SEM RESPIRAR, POIS NOSSO SISTEMA ENTRARIA EM COLAPSO. QUANDO PRENDEMOS NOSSA RESPIRAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO SANGUE AUMENTA E UMA PARTE DO SISTEMA NERVOSO (O BULBO), ENVIA UMA MENSAGEM PARA UM MÚSCULO CHAMADO DIAFRAGMA, QUE FICA ABAIXO DOS PULMÕES E QUE, JUNTO COM OS MÚSCULOS INTERCOSTAIS, NOS FAZ RESPIRAR, QUER A GENTE QUEIRA OU NÃO. ASSIM, REINICIA-SE A RESPIRAÇÃO.
  • 9. DEVEMOS COMER BEM, TENDO UMA ALIMENTAÇÃO MUITO RICA EM VITAMINA C, ENCONTRADA PRINCIPALMENTE EM FRUTAS, COMO LIMÃO, LARANJA, TANGERINA, ACEROLA E KIWI, E NAS VERDURAS E LEGUMES, COMO AGRIÃO, ACELGA, CENOURA, ASPARGO. COM O SISTEMA RESPIRATÓRIO SADIO EVITAMOS RINITE, ALERGIAS, VÍRUS (GRIPE) E BACTÉRIAS (PNEUMONIA E TUBERCULOSE) ALÉM DISSO, DEVEMOS EVITAR LUGARES POLUÍDOS COM CIGARRO OU OUTRAS FUMAÇAS. O HÁBITO DE FUMAR TIRA DE 6 A 8 ANOS DE SUA VIDA. O CIGARRO É RESPONSÁVEL POR 87% DAS MORTES POR CÂNCER DE PULMÃO. A FUMAÇA EXALADA POR UM CIGARRO CONTÉM SUBSTÂNCIAS EXTREMAMENTE CANCERÍGEMAS, ENTRE ELAS NICOTINA, QUE AFETA O SISTEMA NERVOSO.
  • 10. ÀS VEZES O SISTEMA RESPIRATÓRIO É RESPONSÁVEL POR ATOS INVOLUNTÁRIOS, COMO O BOCEJO E O SOLUÇO. O BOCEJO É UMA INSPIRAÇÃO FORTE, QUE SUGA MAIS OXIGÊNIO E AJUDA A MANTER A PESSOA ACORDADA QUANDO ESTÁ SONOLENTA. O SOLUÇO É UMA CONTRAÇÃO INVOLUNTÁRIA E RÁPIDA DO DIAFRAGMA, QUE FAZ COM QUE AS CORDAS VOCAIS SE FECHEM, PROVOCANDO ASSIM UM RUÍDO ESTRANHO.
  • 11.
    • FONTE
    • COLEÇÃO CORPO HUMANO
    • Ilustrações: Belli Studio
    • Textos: Elizabeth Ávila Ferrari
    • Revisão: Madalena Parisi Duarte
    • Editora: Todolivro