ApresentaçãO1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • O que é o Fotebol?
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
7,077
On Slideshare
7,077
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
118
Comments
1
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Disciplina de Educação Física
    8ºB
    Professora: Raquel Cardoso
    Realizado por: Emanuel Cunha Nº8
    José Fernandes Nº11
    Miguel Martins Nº14
    Sérgio Silva Nº19
    FOTEBOL
  • 2. Índice
    INTORDUÇÃO
    FUTEBOL DA IDADE MÉDIA
    AS REGRAS
    ESQUEMAS TÁCTICOS
    CAMPO DE JOGO
    DURAÇÃO DO JOGO
    TEMPO EXTRA
    ÁRBITRO
    FALTAS E CONDUTA ANTI-DESPORTIVA
    FORA-DE-JOGO
    BIBLIOGRAFIA
  • 3. Introdução
    O futebol (em inglês associationfootball ou soccer) é o desporto colectivo mais praticado no mundo. É disputado num campo rectangular por duas equipes, de onze futebolistas em cada lado, que têm como objectivo colocar a bola dentro das balizas adversárias, o que é chamado de golo. Não é permitido o uso das mãos, excepto pelos guarda-redes e nas cobranças dos lançamentos laterais, (onde o jogador deve lançar a bola para dentro do campo com as duas mãos).
  • 4. Futebol da Idade Média
    Na Europa os primeiros indícios de jogos de futebol datam do século 12, geralmente eram marcados jogos entre os habitantes de vilarejos próximos, com várias formas e regras do desporto de acordo com suas regiões, e algumas formas até mesmo sem nenhuma regra com excessiva violência que resultava em brigas, destruição e até em mortes. Por conta disso em 13 de Abril de 1314 o Rei Eduardo II proibiu a prática do futebol no Reino Unido alegando ser um desporto anti-cristão.
  • 5. As regras
    Existem no total dezassete regras para o futebol. Elas são estabelecidas pela Internacional Board, e só podem ser alteradas pela mesma.
    Cada equipe é composta de 11 jogadores (excluindo-se os reservas que são em número variável, porém, só podem ocorrer três substituições), sendo 10 jogadores de linha e um guarda-redes. O mínimo de jogadores permitido numa partida em andamento é de sete jogadores. Se uma equipe ultrapassar esse número (por expulsão ou impossibilidade de troca) o jogo é terminado com o placar com que foi finalizado.
    O equipamento básico necessário são calções, uma camisa, meias, um calçado (chute iras) e uma caneleira. Os jogadores são proibidos de usarem qualquer objecto que possa magoar outros jogadores, como jóias e relógios.
    Um certo número de substituições pode ser feita durante o jogo. Em competições oficiais são permitidas no máximo três substituições. O número, entretanto, pode variar, sendo isso normalmente em amistosos. O jogador substituído não pode voltar ao campo em uma mesma partida.
  • 6. Esquemas tácticos
    As regras do futebol não determinam especificamente outras posições além do guarda-redes. Porém, com o desenvolvimento do jogo, um certo número de posições especializadas foi criada. As posições principais no futebol são:
    O guarda-redes ou goleiro é quem protege a baliza. É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las dentro da área de baliza e tem o tempo de 6 segundos para recolocá-la em jogo. A sua função é impedir que a bola passe pelas traves da baliza.
    Os centrais ou zagueiros têm a função de ajudar o guarda-redes a proteger a baliza, tentando desarmar os atacantes adversários.
    Os laterais ocupam as laterais do campo. Também ajudam o guarda-redes a proteger a baliza e normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo.
    Os médio,meias, meio campistas têm basicamente a função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque da equipe, actuando tanto na marcação como nas jogadas ofensivas.
    O avançado ou atacante tem a função fundamental de fazer o golo logo estão normalmente no campo adversário.
  • 7. Campo de jogo
    O comprimento do campo de jogo numa partida oficial deve ser desde 100x64 até 120x90 metros para partidas internacionais considera-se a medida de 105x68metros.
  • 8. Duração do jogo
    As partidas oficiais são compostas de dois tempos iguais de 45 (quarenta e cinco) minutos cada um. Entre esses tempos há um intervalo, que não poderá exceder 15 (quinze) minutos. O árbitro da partida pode acrescentar alguns minutos ao final de cada tempo, devido ao jogo ter ficado parado por contusões ou substituições.
  • 9. Tempo extra
    Em algumas competições, se a partida terminar empatada, é concedido dois tempos extras de 15 minutos cada um, denominados prorrogação. Se o jogo continuar empatado, mesmo após o tempo extra, é levada para uma decisão de pênaltis.
  • 10. Árbitro
    A partida é controlada por um árbitro, que terá "autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo", sendo que "suas decisões sobre os fatos do jogo são definitivas". (Regra 5)
  • 11. Faltas e conduta anti-desportiva
    Os jogadores são punidos com um cartão amarelo, e expulsos do jogo com o vermelho.
    Uma falta se dá quando um jogador comete uma das acções listadas na Regra 12, entre as quais incluem pontapés sobre o adversário, rasteiras, puxões nos testículos, empurrões entre outras agressões. O árbitro marca a falta e o jogador que sofreu a infracção deverá cobrá-la no local onde ocorreu independentemente de ser dentro da baliza ou no meio das claques. Esta cobrança pode ser feita por tiro livre directo ou tiro livre indirecto, dependendo da natureza da infracção.
    Nos tiros livres directos, o jogador pode chutar a bola directamente para a baliza e nos indirectos, ele tem que tocar para outro jogador.
  • 12. Fora-de-jogo
    O impedimento é uma regra para impedir a chamada banheira (gíria do futebol para os jogadores que ficam só dentro da área penal adversária esperando pela bola). Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este é executado, não tem entre si e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro time.
    Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores a "dar condições" ao atacante podem ser um guarda-redes e um jogador de linha ou dois jogadores de linha. As excepções a regra do impedimento são unicamente os casos de lançamentos directos de tiros de meta, arremessos laterais, cantos; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.
  • 13. Bibliografia
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol