Simposio Consciencia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,287
On Slideshare
1,284
From Embeds
3
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
34
Comments
0
Likes
1

Embeds 3

http://www.slideshare.net 3

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada e do InCoaching - Instituto Internacional de Coaching SIMPÓSIO DA CONSCIÊNCIA
  • 2. DR. CLARE GRAVES , AMERICANO, PROFESSOR DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, DURANTE 30 ANOS, FEZ UMA PESQUISA ACOMPANHANDO MILHARES DE PESSOAS, BUSCANDO DEFINIR O QUE É SER UM “ ADULTO PSICOLOGICAMENTE SAUDÁVEL”. MODELO GRAVESIANO (SPIRAL DYNAMICS) “ MODELO EMERGENTE CÍCLICO DE HÉLICE DUPLA DO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS BIOPSICOSSOCIAIS ADULTOS.” COMO RESULTADO DA PESQUISA ELE CHEGOU À ESPIRAL DO DESENVOLVIMENTO E DENOMINOU SEU MODELO DE: NESSA PESQUISA DESCOBRIU QUE ESSA DEFINIÇÃO NÃO É ESTÁTICA, MAS ELA VAI MUDANDO AO LONGO DOS ANOS DE UMA PESSOA.
  • 3. EMERGENTE VAI SURGINDO EMERGINDO E EVOLUINDO AO LONGO DA VIDA DA PESSOA. CÍCLICO ALTERNA DA PREOCUPAÇÃO INDIVIDUAL (REFERÊNCIA INTERNA) COM FOCO NO EU PARA A PREOCUPAÇÃO COM O COLETIVO (REFERÊNCIA EXTERNA) COM FOCO NO NÓS. DE HÉLICE DUPLA PARA CADA CONDIÇÃO DE VIDA QUE A PESSOA ESTÁ ENFRENTANDO EXISTE UMA ESTRUTURA NEUROPSICOLÓGICA DE RESPOSTA ADEQUADA. SISTEMAS BIOPSICOSSOCIAIS FATORES BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS
  • 4. O DR. GRAVES USOU SISTEMAS DE LETRAS PARA DESIGNAR AS CONDIÇÕES DE VIDA (A PRIMEIRA METADE DO ALFABETO) E AS ESTRUTURAS NEUROPSICOLÓGICAS DE RESPOSTA (A SEGUNDA METADE DO ALFABETO). ELE DENOMINAVA OS NÍVEIS DE AN, BO, CP ETC. SEUS DOIS PRINCIPAIS DISCÍPULOS E SEGUIDORES – DON BECK E KRIS COWAN , PARA FACILITAR, CRIARAM UM CÓDIGO DE CORES PARA SUBSTITUIR A LETRAS E PASSARAM A CHAMAR OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DE MEMES
  • 5.  
  • 6.  
  • 7.  
  • 8. EU NÓS MEMES
  • 9. – NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA ARCAICO-INSTITIVO. NÍVEL BÁSICO DE SOBREVIVÊNCIA; ALIMENTO, ÁGUA, ABRIGO, SOBREVIVER. 1- BEGE : MEMES REÚNE-SE EM BANDOS DE SOBREVIVÊNCIA PARA PERPETUAR A VIDA. A INDIVIDUALIDADE ESTÁ NO INÍCIO DO DESPERTAR E QUASE NÃO SE SUSTENTA.
  • 10. PRIMEIRAS SOCIEDADES HUMANAS, RECÉM-NASCIDOS, PESSOAS SENIS, PESSOAS EM ESTÁGIO AVANÇADO DO MAL DE ALZHEIMER, MORADORES DE RUA MENTALMENTE DOENTES, MASSAS FAMINTAS, PESSOAS COM TRAUMAS DE GUERRA. “ ONDE É ENCONTRADO: APROXIMADAMENTE 0,1% DA POPULAÇÃO MUNDIAL ADULTA, 0% DE PODER.”
  • 11. MÁGICO-ANIMISTA. O PENSAMENTO É ANIMISTA; ESPÍRITOS MÁGICOS, BONS E MAUS, FERVILHAM PELA TERRA TRAZENDO BÊNÇÃOS, MALDIÇÕES E ENCANTAMENTOS QUE DETERMINAM OS ACONTECIMENTOS. 2- Roxo: ‘ HÁ UM NOME PARA CADA CURVA DO RIO, MAS NENHUM NOME PARA O RIO.’ APARENTA SER “HOLÍSTICO” MAS NA VERDADE É ATOMÍSTICO: PARENTESCO E LINHAGEM ESTABELECEM OS VÍNCULOS POLÍTICOS. OS ESPÍRITOS EXISTEM NOS ANTEPASSADOS E AGLUTINAM A TRIBO. REÚNE-SE EM TRIBOS ÉTNICAS.
  • 12. “ ONDE É ENCONTRADO : CRENÇA DE MALDIÇÕES DO TIPO VODU, JURAMENTOS DE SANGUE, MÁGOAS ANTIGAS, AMULETOS DE BOA-SORTE, RITUAIS DE FAMÍLIA, SUPERSTIÇÕES E CRENÇAS ÉTNICAS MÁGICAS; FORTE EM COMUNIDADES DO TERCEIRO MUNDO, GANGUES, EQUIPES ESPORTIVAS E “TRIBOS” CORPORATIVAS; TAMBÉM EM CRENÇAS MÁGICAS DA NEW AGE, CRISTAIS, TARÔ, ASTROLOGIA. 10% DA POPULAÇÃO, 1% DE PODER.”
  • 13. DEUSES DO PODER. TAMBÉM CONHECIDO COM EGOCÊNTRICO. PRIMEIRA EMERGÊNCIA DE UM EU DISTINTO DA TRIBO; PODEROSO, IMPULSIVO, EGOCÊNTRICO, HERÓICO. 3- VERMELHO: ESPÍRITOS, ARQUÉTIPOS, DRAGÕES E FERAS MÍTICOS. DEUSES E DEUSAS ARQUETÍPICOS, SERES PODEROSOS, FORÇAS COM QUE SE PODEM CONTAR, TANTO BOAS QUANTO MÁS. O MUNDO É UMA SELVA CHEIA DE AMEAÇAS E DE PREDADORES. CONQUISTA, ENGANA E DOMINA; APROVEITA AO MÁXIMO, SEM PENA OU REMORSO; AQUI E AGORA. SENHORES FEUDAIS PROTEGEM OS SÚDITOS EM TROCA DE OBEDIÊNCIA E TRABALHO. A BASE DOS IMPÉRIOS FEUDAIS – PODER E GLÓRIA.
  • 14. OS ‘TERRÍVEIS DOIS’, JUVENTUDE REBELDE, MENTALIDADES LIMÍTROFES, REINOS FEUDAIS, HERÓIS ÉPICOS, VILÕES DE JAMES BOND, LÍDERES DE GANGUES, SOLDADOS MERCENÁRIOS, ASTROS DE ROCK PESADO, ÁTILA REI DOS HUNOS. 20% DA POPULAÇÃO, 5% DE PODER “ ONDE É ENCONTRADO:
  • 15. 4- AZUL: ORDEM MÍSTICA . A VIDA TEM SIGNIFICADO, DIREÇÃO E PROPÓSITO, COM EVENTOS DETERMINADOS POR UM OUTRO OU ORDEM TODO-PODEROSA. ESTA ORDEM JUSTA IMPÕE UM CÓDIGO DE CONDUTA BASEADO EM PRINCÍPIOS ABSOLUTOS E INVARIÁVEIS DE ‘CERTO’ E ‘ERRADO’. A VIOLAÇÃO DO CÓDIGO OU DAS REGRAS APRESENTA SEVERAS, E TALVEZ PERMANENTES, REPERCUSSÕES. A OBEDIÊNCIA AO CÓDIGO GERA RECOMPENSAS PARA OS FIÉIS. BASE DAS NAÇÕES ANTIGAS. HIERARQUIAS SOCIAIS RÍGIDAS; PATERNALISTA; UM E APENAS UM, MODO CORRETO DE PENSAR SOBRE TUDO. LEI E ORDEM; IMPULSIVIDADE CONTROLADA ATRAVÉS DA CULPA; CRENÇA CONCRETO LIBERAL E FUNDAMENTALISTA; OBEDIÊNCIA À REGRA DA ORDEM; FORTEMENTE CONVENCIONAL E CONFORMISTA. FREQUENTEMENTE ‘RELIGIOSO’ NO SENTIDO MÍTICO-FUNDAMENTALISTA; GRAVES E BECK REFEREM-SE A ELE COMO O NÍVEL ‘RELIGIOSO/ ABSOLUTISTA’, MAS PODE SER TAMBÉM UMA ORDEM OU MISSÃO SECULAR OU ATEÍSTA”.
  • 16. AMÉRICA PURITANA, CHINA CONFUCIONISTA, INGLATERRA DICKENSIANA, DISCIPLINA DE SINGAPURA, TOTALITARISMO, CÓDIGOS DE CAVALARIA E HONRA, OBRAS DE CARIDADE, FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO, ESCOTEIROS E BANDEIRANTES, ‘MAIORIA MORALISTA’, PATRIOTISMO. 40% DE POPULAÇÃO, 30% DE PODER.” “ ONDE É ENCONTRADO:
  • 17. 5- LARANJA: CONQUISTA CIENTÍFICA. NESTA ONDA, O INDIVÍDUO ESCAPA DA ‘MENTALIDADE DE REBANHO’ DO NÍVEL AZUL E PROCURA A VERDADE E O SIGNIFICADO EM TERMOS INDIVIDUALISTAS E CIENTÍFICOS. O MUNDO É UMA MÁQUINA RACIONAL, BEM LUBRIFICADA, COM LEIS NATURAIS QUE PODEM SER APRENDIDAS, CONTROLADAS E MANIPULADAS VISANDO A INTERESSES PRÓPRIOS. ALTAMENTE ORIENTADO PARA A CONQUISTA DE OBJETIVOS; ESPECIALMENTE NA AMÉRICA PARA GANHOS MATERIAIS. AS LEIS DA CIÊNCIA REGULAM A POLÍTICA, A ECONOMIA E OS ACONTECIMENTOS HUMANOS. O MUNDO É UM TABULEIRO DE XADREZ ONDE PARTIDAS SÃO JOGADAS E OS VENCEDORES CONQUISTAM SUPERIORIDADE E PRIVILÉGIOS EM DETRIMENTO DOS PERDEDORES. ALIANÇAS DE MERCADO; MANIPULAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS VISANDO A GANHOS ESTRATÉGICOS. BASE DOS ESTADOS CORPORATIVOS.
  • 18. NO ILUMINISMO, WALL STREET, CLASSE MÉDIA EMERGENTE EM TODO O MUNDO, INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS, CAÇA A TROFÉUS, COLONIALISMO, GUERRA FRIA, INDÚSTRIA DA MODA, MATERIALISMO, CAPITALISMO DE MERCADO, AUTO-INTERESSE LIBERAL. 30%DA POPULAÇÃO, 50% DE PODER.” “ ONDE É ENCONTRADO:
  • 19. 6- VERDE: O EU SENSÍVEL. COMUNITÁRIO, VÍNCULO HUMANO, SENSIBILIDADE ECOLÓGICA, OPERAÇÃO EM REDE. O ESPÍRITO HUMANO DEVE SE LIVRAR DA GANÂNCIA, DOS DOGMAS, DAS DIVERGÊNCIAS; SENTIMENTOS E CUIDADOS SUBSTITUEM A FRIA RACIONALIDADE, ACALENTAR A TERRA, GAIA, A VIDA. CONTRA HIERARQUIAS; ESTABELECE VÍNCULOS E LIGAÇÕES LATERAIS. EU PERMEÁVEL RELACIONAL, INTERRELACIONAMENTO DE GRUPOS. ÊNFASE NO DIÁLOGO E NOS RELACIONAMENTOS. BASE DAS COMUNIDADES COLETIVAS (ISTO É, AFILIAÇÕES, BASEADAS EM SENTIMENTOS COMUNS, ESCOLHIDAS LIVREMENTE). DECIDE ATRAVÉS DA RECONCILIAÇÃO E DO CONSENSO (LADO NEGATIVO: ‘PROCESSAMENTO’ INTERMINÁVEL E INCAPACIDADE DE CHEGAR A DECISÕES). RENOVA A ESPIRITUALIDADE, CRIA HARMONIA, ENRIQUECE O POTENCIAL HUMANO. FORTEMENTE IGUALITÁRIO, ANTI-HIERÁRQUICO, VALORES PLURALISTAS, CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE, DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO, SISTEMAS DE VALORES RELATIVOS; ESTA VISÃO DE MUNDO É FREQÜENTEMENTE DENOMINADA DE RELATIVISMO PLURALISTA. PENSAMENTO SUBJETIVO, NÃO LINEAR; DEMONSTRA UM ALTO GRAU DE CALOR HUMANO, SENSIBILIDADE E CUIDADO PELA TERRA E POR TODOS OS SEUS HABITANTES.
  • 20. ECOLOGIA PROFUNDA, PÓS-MODERNISMO, IDEALISMO HOLANDÊS, TERAPIA ROGERIANA, SISTEMA DE SAÚDE CANADENSE, PSICOLOGIA HUMANISTA, TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, COOPERATIVISMO, CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS, GREENPEACE, ECOPSICOLOGIA, DIREITO DOS ANIMAIS, ECOFEMINISMO, PÓS-COLONIALISTA, FOUCAULT/ DERRIDA, O POLITICAMENTE CORRETO, MOVIMENTOS DE DIVERSIDADE, TEMA DE DIREITOS HUMANOS. 10% DA POPULAÇÃO, 15% DE PODER.” “ ONDE É ENCONTRADO:
  • 21. 7- AMARELO: INTEGRATIVO. A VIDA É UM CALEIDOSCÓPIO DE SISTEMAS FLUENTES, INTERRELACIONADOS. FLEXIBILIDADE, ESPONTANEIDADE E FUNCIONALIDADE TÊM A MÁXIMA PRIORIDADE. DIFERENÇAS E PLURALISMOS PODEM SER INTEGRADOS EM FLUXOS NATURAIS INTERDEPENDENTES. IGUALITARISMO É COMPLEMENTADO POR GRAUS NATURAIS DE EXCELÊNCIA, DISTINÇÕES E JULGAMENTOS QUALITATIVOS. CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA DEVEM SUBSTITUIR POSIÇÃO, PODER, STATUS OU GRUPO. A ORDEM MUNDIAL PREVALECENTE É RESULTADO DA EXISTÊNCIA DE DIFERENTES NÍVEIS DE REALIDADE (OU MEMES) E DOS INEVITÁVEIS PADRÕES DE MOVIMENTO PARA CIMA E PARA BAIXO NA DINÂMICA DA ESPIRAL. UM BOM GOVERNO FACILITA A EMERGÊNCIA DE ENTIDADES POR MEIO DOS NÍVEIS DE CRESCENTE COMPLEXIDADE. 1% DA POPULAÇÃO, 5% DE PODER.
  • 22. 8- TURQUESA : HOLÍSTICO. SISTEMA HOLÍSTICO UNIVERSAL, ONDAS DE ENERGIAS INTEGRATIVAS; UNE SENTIMENTO E CONHECIMENTO; MÚLTIPLOS NÍVEIS INTERCONECTADOS NUM SISTEMA CONSCIENTE; A BASE DA TOTALIDADE EXTENSIVA. ORDEM UNIVERSAL, MAS DE MODO VIVO E CONSCIENTE, NÃO BASEADO EM REGRAS EXTERNAS (AZUL) OU VÍNCULOS DE GRUPO (VERDE). É POSSÍVEL UMA “GRANDE UNIFICAÇÃO” OU UMA GRANDE IMAGEM EM TEORIA E NA PRÁTICA. ALGUMAS VEZES ENVOLVE A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA ESPIRITUALIDADE COMO UMA TEIA DE TODA A EXISTÊNCIA. PENSAMENTO TURQUESA É TOTALMENTE INTEGRAL E USA A ESPIRAL COMPLETA; VÊ MÚLTIPLOS NÍVEIS DE INTERAÇÃO; DETECTA HARMÔNICOS, AS FORÇAS MÍSTICAS E OS ESTADOS DE FUSOS DE FLUXOS QUE PERMEIAM TODAS AS ORGANIZAÇÕES. 0,1% DA POPULAÇÃO E 1% DO PODER.
  • 23.  
  • 24.  
  • 25.
    • AUTOMÁTICO/ INSTITIVO...
    • “ Eu Sobrevivo”
    • - Direcionado pela biologia sensorial.
    • Humanos como espécie mais inteligente de animal
    BEGE MEME
    • Sobrevivência requer esforço
    • grupal
    • Preocupação com Ameaças
    • e medos
    • - Acordando para causa e efeito
    • - Consciência de um self separado
    MEME ROXO ANIMÍSTICO / TRIBAL “Nós estamos seguros” - Espíritos míticos, sinais e ninhos seguros - Indivíduo submetido ao grupo - Xamãs e chefes poderosos - Emergência do ego dominante - Self mais poderoso que o grupo - Confronta adversários e forças poderosas para controlar MEME VERMELHO DEUSES DO PODER Egocêntrico/ Explorador “ Eu controlo” - Apresenta impulsos poderosos. - Hedonismo e satisfação sensorial imediata. - Espontâneo, sem-culpa, ousado.
    • - Reconhecimento da mortalidade.
    • - Busca de sentido e propósito na vida
    • Abordagem temporal de longo
    • tempo / futuro
    • Pensa nas conseqüências
    • vindouras.
    MEME AZUL EU - Foco Individual FATORES DE TRANSIÇÃO NÓS - Foco no Coletivo MEMES ESPÍRITOS ANCESTRAIS
  • 26. FORÇA DA VERDADE
    • ABSOLUTISTA/ SANTO “Nós estamos salvos”
    • Apenas uma maneira certa
    • de pensar/ser.
    • Encontra propósito em causas
    • e dedicação a cruzadas.
    • Obediência baseada na culpa
    • a uma autoridade maior.
    • Aspira a uma vida melhor
    • para si agora.
    • Desafia a autoridade mais alta
    • a produzir resultados tangíveis.
    • Procura uma maneira melhor
    • entre várias opções.
    MEME LARANJA FORÇA DA CONQUISTA MATERIALISTA/CONQUISTADOR “ Eu melhoro” - Busca de sucesso por melhores respostas e maneiras de avançar. - Planejamento orientado para metas e estratégias para fazer melhor. - Foco econômico de competição.
    • Descobre que riqueza material
    • não traz felicidade ou paz.
    • Necessidade renovada por
    • comunidade, compartilhamento
    • e uma vida interior mais rica
    • Sensibilidade aos gaps do ter e não ter.
    MEME VERDE VÍNCULO HUMANO RELATIVISTA/ SOCIOCÊNTRICO “ Nós nos tornamos” - Espiritualidade baseada em consenso. - Egalitário humanitário. - Tolerância / aceitação de diferenças.
    • Sobrecarregado pelos
    • custos econômicos e emocionais do cuidar.
    • - Confrontado pelo caos e desordem.
    • Necessidade por funcionalidade
    • e resultados tangíveis.
    • O conhecimento está acima do sentimento.
    MEME AMARELO
  • 27. FLEXIBILIDADE SISTÊMICO/INTEGRATIVO “ Eu aprendo” - Visão ampla dos sistemas vivos. - Formas e estruturas integrativas no fluxo evolutivo. - Compreende que caos e mudança são naturais. - Percebe a ordem no caos. - Busca por princípios guias - Problemas globais aparecem quando a tecnologia conecta mundo todo. - Espiritualidade está de volta junto com a física. MEME TURQUESA VISÃO GLOBAL
    • GLOBALISTA “Nós experienciamos”
    • Sinergia de todas as formas e forças
    • da vida.
    • Preocupações planetárias estão acima
    • dos estreitos interesses de grupos.
    • Mundo reordenado pelos novos
    • significados e para o bem comum.
    O próximo sistema será uma nova forma de expressividade, abrangendo o nível planetário. Problemas globais aparecerão e vão requerer um controle unificado, uma nova maneira de ser para se adaptar a um mundo onde a vida coletiva mudou o meio ambiente. MEME CORAL
  • 28.  
  • 29.  
  • 30. FAMÍLIA CONJUNTO HIPOTÉTICO DE V MEMES INDIVIDUAIS TRABALHO PARTICIPAÇÃO EM ESPORTES POLÍTICA RELIGIÃO SOCIAL (CLUBE) VERDE DOMINANTE TRABALHO FAMÍLIA OU CASA SOCIAL ( VIZINHANÇA) RELIGIÃO ENFERMIDADE SOCIAL VERMELHO DOMINANTE
  • 31.  
  • 32. PRINCÍPIOS DA DINÂMICA EM ESPIRAL 1º) O SISTEMA DE VALORES SURGE DA INTERAÇÃO DE 2 CONJUNTOS DE FORÇAS: A. PROBLEMAS EXISTENCIAIS NO MEIO NO QUAL SE VIVE; E B. EQUIPAMENTO NEUROPSICOLÓGICO NO CÉREBRO. 2º) O DESENVOLVIMENTO HUMANO É UM PROCESSO EMERGENTE, OSCILANTE, QUE SUBORDINA MANEIRAS MAIS ANTIGAS E MENOS COMPLEXAS DE PENSAR E SER ÀS MANEIRAS MAIS NOVAS, QUE SÃO MAIS EXPANSIVAS E MAIS COMPLEXAS. OS SISTEMAS ANTIGOS NÃO DESAPARECEM, MAS SÃO SUBORDINADOS DENTRO DE SISTEMAS MAIS ELABORADOS E PODEM SER REATIVADOS QUANDO PROBLEMAS ANTERIORES E MAIS ANTIGOS RESSURGIREM.
  • 33. 3º) OS SISTEMAS DE VALORES ALTERNAM ENTRE UM FOCO NO... - MUNDO EXTERNO (COMO MUDÁ-LO E CONTROLÁ-LO) - MUNDO INTERNO (COMO ENCONTRAR A PAZ NELE) 4º) AS PESSOAS TENDEM A MUDAR SEUS SERES BIOPSICOSSOCIAIS À MEDIDA QUE SUAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA MUDAM. 5º) PESSOAS CENTRALIZADAS EM UM SISTEMA DE VALORES SÃO PSICOSSOCIALMENTE CONGRUENTES COM OS COMPONENTES DESSE SISTEMA.
  • 34. 6º) UMA PESSOA PODE NÃO ESTAR EQUIPADA PARA SE MOVER PARA SISTEMAS MAIS COMPLEXOS, MESMO SE AS CONDIÇÕES DA EXISTÊNCIA EXIGIREM ISSO. 7º) UMA PESSOA PODE SE ESTABILIZAR EM UM SISTEMA OU UMA COMBINAÇÃO DE SISTEMAS DE VALORES SE AS CONDIÇÕES DA EXISTÊNCIA SÃO ESTÁVEIS. 8º) DENTRO DE CADA SISTEMA DE VALORES EXISTE UMA GAMA DE CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.
  • 35. 9º) QUANDO CONDIÇÕES / PROBLEMAS SE FAZEM PRESENTES, UMA PESSOA OU GRUPO, PODE REGREDIR PARA UM SISTEMA DE VALOR ANTERIOR. 10º) UMA PESSOA PODE FUNCIONAR EM UM ESTADO ABERTO , BLOQUEADO OU FECHADO EM DIFERENTES ÁREAS. 11º) TEMPERAMENTO, INTELIGÊNCIA, RAÇA E IDADE NÃO SE CORRELACIONAM COM SISTEMAS DE VALORES (EMBORA POSSAM TER UM IMPACTO NAS CONDIÇÕES DA PESSOA). 12º) NENHUM SISTEMA DE VALOR É INERENTE “MELHOR” OU “PIOR” DO QUE OUTRO. A ADEQUAÇÃO AO MEIO E CONDIÇÕES DA EXISTÊNCIA SÃO A CHAVE.
  • 36. SIMPÓSIO DA CONSCIÊNCIA