Telmo_10D

671 views

Published on

O desporto

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
671
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Telmo_10D

  1. 1. Desporto Musculação
  2. 2. A musculação é essencialmente uma forma de desenvolver a capacidade muscular em função de uma determinada prática desportiva, com o fim de originar um acréscimo de resistência, poder e coordenação da contracção/descontracção muscular, para a execução dos movimentos próprios dessa prática, não podendo ser dissociada da mesma. É bastante importante não confundir musculação com culturismo, porque este último, embora semelhante à musculação pelos meios que utiliza, tem objectivos totalmente diferentes. O objectivo do culturismo consiste em trabalhar determinadas cadeias musculares com o fim de as desenvolver de forma aparente, favorecendo assim o aspecto estético corporal. MUSCULAÇÃO COMO COMPLEMENTO DESPORTIVO
  3. 3. A musculação não é uma prática desportiva definida mas sim um complemento desportivo ao qual se recorre em caso de necessidade e que deve ser adaptado em função da morfologia do praticante e do desporto praticado visando obter um melhor rendimento físico do mesmo. A sessão de musculação, no caso específico das artes marciais, em que a repetição dos movimentos requer força, velocidade e resistência, deverá ser organizada de forma a favorecer o trabalho dinâmico, tendo sempre atenção para manter o equilíbrio da relação força/velocidade, que tem um papel capital na execução de todos os nossos movimentos. Para isso, é necessário que a coordenação muscular seja perfeita, pelo que, nenhuma cadeia muscular deve ser excessivamente desenvolvida em detrimento de outras. A forma de base é a musculação natural: flexões de braços, abdominais, barra fixa, etc. São os exercícios básicos que fazem parte integrante de qualquer treino desportivo pelo que devem ser feitos regularmente e repetidos constantemente.
  4. 4. No início, o praticante deverá evitar o trabalho de musculação com cargas, a fim de evitar uma hipertrofia excessiva (retracção da massa muscular causada pelo endurecimento das novas fibras musculares), em virtude do Full-Contact ser um desporto de combate que obriga o praticante a trabalhar muito em extensão e não em contracção. Mais tarde, em caso de necessidade, pode-se começar a trabalhar com cargas ligeiras, aumentando-as gradualmente à medida que o tempo for passando, nunca perdendo de vista o objectivo pretendido. Podem-se executar duas ou três sessões de musculação (com cargas) por semana; o peso das cargas dependerá da morfologia do indivíduo e do objectivo visado.
  5. 5. Alguns aparelhos de musculação
  6. 9. http:// www.youtube.com /watch?v=JqKWyIe0Mt0 Tipos de exercicios
  7. 10. Alguns rezultados após treinos
  8. 12. Trabalho realizado por: Telmo Nº 12 / 10ºD

×