Your SlideShare is downloading. ×
Curiosidades sobre as pirâmides de gizé
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Curiosidades sobre as pirâmides de gizé

33,496
views

Published on

Published in: Education

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
  • Não li tudo, mas, logo no início, como muitos por aí afora, você errou em dizer que a maior pirâmide é a que contém em seu topo parte de camada liza, sendo tal pirâmide a central entre as três maiores do complexo de Giza. De acordo com o Google Map, a maior é a que está mais ao norte. Dá para se ver claramente, e a olho nu, no mapa, que essa mais ao norte é a maior. Esse equívoco é muito comum, sendo fácil de ser encontrado na internet.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
33,496
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
253
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Por Diogo Fernandes
  • 2. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé “O Tempo ri-se do Homem, as Pirâmides riem-se do Tempo...” Antigo ditado arábe
  • 3. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Localização: República Árabe do Egipto Capital: Cairo 30º02´N; 31º13´E; 15º45´S; 47º57´O Área: 1.001.450 Km 2 População: 74.033.000 Moeda: Libra Egípcia Língua Oficial: Árabe
  • 4. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé As Pirâmides de Gizé, Guizé ou Guiza, fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco. A Pi râ mi de c e n t r a l , Q u e o p s g a n h o u o t í t u l o principal das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Curiosamente, é a única existente das suas seis respectivas concorrentes. A palavra Pirâmide não tem origem da língua egípcia, mas sim da língua grega. "Pyra"= Fogo/Luz/Símbolo "Midos"= Medidas
  • 5. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé D a s 8 0 pirâmides existentes do Egito, Queóps é a maior de todas, centrada nas 3 mais reconheci- das pirâmides Egípcias , tem uma base com 230,38 m e uma altura de 146,6m(com o passar do tempo, perdeu cerca de 10 metros do seu cume). O âng ul o de i nc l i n a ç ã o d o s s e u s l a d o s é d e 5 4 º5 4 ' . O maior erro entre o comprimento de cada lado não passa de 0,1%, algo em torno de 2 cm, o q u e é i n c r i v e l m e n t e pequeno. A estrutura consiste em mais de 2 milhões de blocos de pedra, cada um pesando de duas a vinte toneladas.
  • 6. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Concluindo com as medidas apresentadas, multip l i c a ndo a l a r g u r a p o r 2 e d i v i d i r p e l o comprimento(146,6), obteremos um valor de 3,14297...ou seja aproximadamente o valor pr incipa l do PI . As c h a nc e s de e s t e f e n ô m e n o o c o r r e r p o d e m ser eve n t ua l m e nt e u m a c o i n c i d ê n c i a . Po ssi v e l m e nt e a t é a o s é c u l o 6 d .C ., o v a l o r d o PI havia sido calculado s ó a t é a o q u a r t o d í g i t o. O valor aproximado de Pi pode ser obtido através de experiências simples, se p e g a r m o s numa roda de 1 metro d e diâmetro, rolá-la na terra até uma volta c o m p l e t a e m e d i r e n t ão a distância que ela per- co r r e u , s e m m i s t é r i o s , s e r á a l g o a o r e d o r d e 3,14 metros.
  • 7. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé A Grande Pirâmide pode ser a mais velha estrutura na face do planeta e a mais corretamente orientada, com os seus lados alinhados quase exactamente para o norte, sul, este e oeste. É um mistério como os anti- gos egípcios conseguiram tamanha precisão sem o uso de uma bússola. No solstício de verão, quan- do visto da Esfinge, o Sol põe-se exatamente no centro da Grande Pirâmide e da sua vizinha, a pirâmide de Quéfren. No dia do solstício de inverno, visto da entrada da Grande Pirâmide, o Sol nasce exatamente do lado esquerdo da base da cabeça da Esfinge e passa toda a cabeça até se pôr ao lado direito da sua base.
  • 8. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé As pirâmides estão colocadas num lugar especial do nosso planeta, ela está no centro exacto da superfí- cie terrestre do planeta, dividindo a massa de terra em quadrantes aproximadamente iguais. O meridiano terrestre a 31º em Este de Greenwich e o paralelo a 30º ao Norte da Linha do Equador, são as lin- has que passam pela maior parte da superfície terrestre do globo. No lugar onde estas linhas se cruzam, está a Grande Pirâmide, os eixos norte-sul e Este-Oeste alinhados com essas coordenadas. Se a meridiana, do ponto em que se encontram até a interseção do Indíco com o continente africano, fosse dividida em 6.666.666 unidades,cada unidade era equivalente ao metro padrão da Pirâmide de Queóps.
  • 9. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Importante de se referir, que as Pirâmides de Gizé encontram-se localizadas num ponto magnético terrestre de grande actividade designado de Vórtex. O ponto de Vórtex (ou Vórtice) ao qual as Pirâmides de Gizé se situam é horizontalmente paralelo ao conhecido Triangulo das Bermudas no Oceano Atlântico e o Mar do “Diabo” junto ao Japão, onde ao longo dos tempos ocorreram mistériosos casos de desaparecimento de Na v ios , A v iõ e s e a t é m e s m o d e s p a r e c i m e n t o d e tripulação de barcos resgatados.
  • 10. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Para os Geógrafos, Gizé é aplidada como o “Umbigo” do mundo. A sua localização foi bastante específica e os seus Arquitectos detinham de certo modo grandes estudos, tanto a nível de construção como de geografia. Por coincidência, um meridiano que passe pelo centro da pirâmide divide continentes e oceanos em duas metades apróximadamente iguais.
  • 11. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé O engenheiro e autor do livro "The Oryon Mystery" da editora Heinemann, Robert Bauval, descobriu brilhante- mente junto com Adrian Gilbert que as 3 pirâmides de Gizé foram construidas como uma imagem espelhada do que hoje em dia chamamos "Cintura" de Órion, também conhecidas como “As Três Marias”. São 3 estrelas que estão na mesma direção (vendo do ponto de vista da Terra) da nebulosa de Órion . Ora, uma vez que os construtores destas incríveis pirâmides tinham perfeito conhecimento de geometria, matemática, engenharia e arquitetura, conclui-se que tal “planeamento” não foi, em hipótese alguma, acidental!
  • 12. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Uma observação mais atenta a nível geográfico confirma o especial tal- ento dos projectores e construtores com relação à astronomia. A distância entre as três Pirâmides e o seu posi- cionamento entre si, é por “coincidência” pro- porcional às estrelas da constelação de Órion. Conhecidas como o "Cinturão de Órion" ou "As Três Marias", é um conjunto de 3 estrelas, entre as quais, designadas de Alnitak, Alnilam e Mintaka. Como podemos visualizar, obedecem ao mesmo padrão das pirâmides.
  • 13. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé A altura (intacta quando construida), 146,6 m é exatamente igual à superfície de cada uma das faces triangulares. Essa altura, multiplicada por 10 na potência de 9 (isto é, por 1.000.000.000 ou mil milhões no sistema númerico europeu e um bilião no sistema númerico americano), dá 146.600.000.000, é aproximadamente igual a distância média da Terra ao Sol. Impressionante, porque essa distância só viria a ser calculada no séc. XX. Fosse só isso, poder-se-ia afirmar que se trata de mera coincidência. Mas, há mais factos arredam o factor “coinciência” e leva-nos a crer que os egíp- cios já dominavam um conhecimento matemático e astronômico que somente 4.500 anos depois iríamos conhecer.
  • 14. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Regista-se que os arqueólogos, nas suas constantes escavações, jamais encontraram vestígio algum de restos de ferramentas, máquinas ou toros de madeira que pudessem ter servido para rolarem "aquelas" pedras (2.600.000, na de Quéops, peso total de 31.200.000 toneladas, segundo Erich von Däniken). A propósito, diga-se ainda que eram talhadas com tal perfeição que a superposição de umas sobre as outras é tão exata, sem uso de nenhuma argamassa, que sequer uma folha de papel passa nas suas arestas.
  • 15. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Curiosamente, a zona sítuada das Pirâmide de Gizé ( n a c a p i t a l d o Egipto, Cairo) fazendo imagináriamente ligação com a cidade de Roma, cria-se uma circunferên- cia que por coincidência é paralelo com outras cidade do continente Europeu, Africano e Asíatico. Para finalizar este conhecimento, convém referir assuntos de carisma esotérico, como as experiências que se tem feito com a construção e utilização de protótipos de pirâmides, ao qual fenômenos de energia tanto material quanto espiritual, em espe- cial, alimentos que, guardados no interior de uma pirâmide, não se deterioram tão facilmente, duran- do mais tempo, sem apodrecer comparado com o tempo de duração e à mesma tempratura ao ar livre ou sob outro recipiente de forma diferente da geometria de uma pirâmide.
  • 16. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Na sociedade deísta e elítista Maçonaria, são repre- sentados muitos símbolos ocultos com a intenção de transmitir segredos do passado e do futuro, e entre os quais estão presentes as pirâmides. O conhecido “Olho Que Tudo Vê”, é retractado dentro de uma forma triangular, não se sabe ao a sua origem verídica e o que representa ao certo, porém muitos historiadores e analistas do tema, afirmam que retracta o Olho de Deus, Olho de Horus, o controlo dos governos ocultos que manip- ulam a sociedade para a conhecida “Nova Ordem Mundial” e até lúnaticas teorias como um Olho de um Extraterrestre.
  • 17. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Analisando as várias teorias, “Deus”, segundo muitos teólogos não se representa por imagens, pois sendo designado como a Entidade Criadora, a Energia por detrás de toda a Natureza, a responsáv- el pela origem de todas as formas de vida provindas de formas sem vida e controladora de “pagamentos” espirituais, não cabe associar a formas geométricas ou antropormórficas. Outra teoria sobre o “O Olho Que Tudo Vê”, é a representação de o Olho de Hórus, simbolo associa- do à sabedoria do Antigo Egípto e Esoterismos. Num contexto mais lúnatico, para muitos téoricos da conspiração, o Olho representa uma designação de um Ser Extraterrestre, que segundo estes são os responsáveis pela arquitectura, tanto a nível maté- matico como de projecção matérial das Pirâmides, apesar de vivermos numa era em que filmes e liter- atura de ficção cíentifica explora estes imaginários, e tendo como grande responsável o mito da Área 51,
  • 18. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé a verdade é que os primeiros indícios de uma suposta relação entre Seres Humanos e uma civi- lização com intiligência mais avançada já está pre- sente há mais de 4000 anos. Exemplos disso é o mítico monumento Stonehenge no Reino Unido, os Monumentos da Ilha da Páscoa, que até hoje é uma grande incognita como é possív- el que há mais de 4000 anos tivessem a possíbili- dade de fazerem viagens marítimas e transportarem inúmeros matériais numa altura em que essas hipóteses são mínimas, as pirâmides dos Maias, civ- ilização que ao qual tiveram grandiosas projecções astronómicas há mais de 5000 anos que ainda for- matam o nosso tempo, as pirâmides submersas do Japão, bastante parecidas às dos Maias, e outro fac- tor bastante importante, o pergaminho Bíblico des- ignado de Ezequiel, que é apontado como o primeiro contacto escrito de um possível relaciona- mento entre Seres Humanos e Extraterrestres. tendo em conta estes pontos de vista e graças à fór- mula de descomposição molecular do isótopo Carbono 14, chegamos à conclusão que todos estes factos aqui referidos se situam numa datação entre 4000 a 5000 anos atrás, ou seja, numa altura em que as Pirâmides de Gizé foram construidas.
  • 19. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Ainda inserido no tema Maçonaria , teóricos destes estudos, afirmam que as instituições maçons trans- portam segredos dos arquitectos das Pirâmides de Gizé, e como tal, desde sempre até hoje, possibili- tou-lhes terem grande poder, tanto culto como ocul- to, e prova disso é a construção e governação das grandes sociedades, como o Reino Unido ou os Estados Unidos, este último, “criado” por maçons, como George Washington ou Franklin Benjamin. Na simbologia Maçon, as formas triangulares são bastantes usuais, maior partes dessas simbologias provêm do Antigo Egipto e Antigo Israel, denomi- nado como o Povo escolhido por Deus, facto con- hecido, que grandes instituições maçons sempre foram ocupadas por Judeus e ainda hoje grande parte ecónomica do mundo pertence a uma pequena porção de pessoas de origem judaica.
  • 20. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Nas notas de Dólares americanas ou na geografia da cidade de Washington D.C. é visível as simboló- gias maçons, as quais provenientes das civilizações já referidas do Antigo Egipto e Israel.
  • 21. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé
  • 22. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Ficou aqui demonstrado algumas curiosidades e factos da ligação das Pirâmides do Antigo Egipto com a importante Maçonaria, tão importante como os seus secretismos e ocultismos. Apesar dos relatos dos segredos da construção das Pirâmides de Gizé serem conhecidos pelas maçonarias hoje existentes e das teorias aqui apre- sentadas, este documento não confirma que são de facto verídicas. Este documento não tem como objectivos fins lucrativos ou gerar controvérsias. Toda a elaboração tem como objectivo expandir estas enigmáticas e incríveis curiosidades que estes monumentos nos apresentam.
  • 23. Curiosidades sobre as Pirâmides de Gizé Dedicado a Deus e a todos Vocês. Diogo José Matos de Fernandes