• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Projeto Lixo Legal
 

Projeto Lixo Legal

on

  • 52,850 views

 

Statistics

Views

Total Views
52,850
Views on SlideShare
52,849
Embed Views
1

Actions

Likes
7
Downloads
353
Comments
1

1 Embed 1

http://renatatnn.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

11 of 1 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Projeto Lixo Legal Projeto Lixo Legal Document Transcript

    • Projeto Lixo legal 1. Identificar e Clientela Escola Municipal Ribeirão Bonito. Ensino Fundamental: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Série. Professora: Márcia Sancha e Carla Amélia . 2. Áreas de Conhecimentos:  Linguagem, Ciência Exata e Ciências Naturais. 3. Justificativa: Sentimos a necessidade de uma maior conscientização por parte de aluno, devido a sujeira que acumula no chão da escola durante as aulas e principalmente após os recreios a escola aspectos de desleixo e poluição visual desagradável. Percebemos também, falta conscientização dos alunos sobre a forma correta de lidar, com lixo, o que pode causar danos á saúde, ao bem estar da comunidade e agredir ao meio ambiente como um todo. 4. Objetivos:  Incentivar os alunos a desenvolver o habito de não jogar o lixo no chão, a partir de utilização de lixeiras diferenciadas que atraiam o interesse do aluno em utilizá-las;  Estabelecer a noção de responsabilidade coletiva, transformando a escola num ambiente limpo e saudável, tornando-a um lugar mais agradável;  Chamar a atenção dos alunos para a importância dos hábitos e de higiene e limpeza, oferecendo uma oportunidade de estudos, lazer e interação;  Apresentar a coleta seletiva do lixo como uma excelente alternativa, explicando os benefícios da reciclagem;  Estimular, na própria escola o habito de separar o lixo orgânico e inorgânico, encaminhando tudo o que for possível para a reciclagem; 5. Conteúdo Conceitual :
    •  Demonstrar ao alunos a importância de manter a limpeza e os benefícios da higienização da escola: a importância da coleta seletiva do lixo e da reciclagem. 6. Conteúdos Procedimental: Estabelecer tarefas pedagógicas para cada grupo:  Fazer o levantamento do Nª. de lixeiras da escola e dos locais onde há necessidade de implantação;  Produzir frases, desenhos, cartazes, textos, informativos e parodias de incentivo á limpeza da escola;  Trabalhar esteticamente as lixeiras, para que os demais alunos adquiram maior vontade de utilizá-lo, incrementando as lixeiras de maneiras diversas;  Levar os alunos para conhecer a Usina de reciclagem de Terra Nova do Norte, para que pesquisem, realizarem entrevistas com o proprietário, e debatam juntamente com os colegas e professores sobre o problema; 7. Conteúdos Atitudinal  Desenvolver nas crianças hábitos saudáveis, para apliquem não só na escola, como também, para que transmitam esses conhecimentos para os familiares e todas as pessoas que conheça no meio residem. 8. Problematizacão: Iniciarmos apresentado aos alunos fotos do pátio da escola em momentos distintos: no inicio da aula, após os recreios e durante a limpeza da escola pela servente. Após isso, iniciaremos o debate com os alunos: os motivos que levaram o pátio a ficar daquele estado; o incomodo que aquela sujeira causa; o trabalho das serventes em recolher o lixo (que poderia ser evitado); o habito de outros países de jogar lixos apenas em locais devidos X na falta de cultura do brasileiro; como cada aluno poderia ajudar para amenizar esse quadro? Após esses debates iniciais, os professores direcionarão uma roda de conversa com comentário a respeito do projeto, destacando a importância da participação de todos. Depois de alcançada a atenção dos alunos para o “problema do lixo na escola”, serão apresentado filmes destacando: o problema do lixo nas grandes cidades, e a necessidade de Coleta Seletiva e da Reciclagem.
    • 9. Procedimento Metodológico: Após a partir da atenção dos alunos para o projeto, utilizando as fotografias do pátio antes e depois dos recreios, serão apresentados nos filmes que retratam o problema do lixo e a necessidade da reciclagem. Serão divididas a tarefas entre as series. As atividades desenvolvidas serão:  Pintura das lixeiras e descoloração das tampas temáticos (essas atividades serão montada pela a professora de artes).  Concurso de frase, as quais serão sempre espalhadas em pontos estratégicos da escola, e a produção de textos: parodias, poemas, panfletos e cartazes, estas atividades serão desenvolvidas em oficinas: de produção, reestruturação ensaios, e de conteúdos inerentes as series. Essas atividades serão montadas pelos professores de Português e Ciências.  Será feito pelos alunos um levantamento de todas as lixeiras que a escola possuir, de quantos mais necessitar, bem como os locais de suas instalações.  Será feito a coleta semanalmente, pesando o para serem tabulados e representado em gráficos. Essas tarefas ficarão a carga da disciplina de matemática.  Será realizado visita a Usina de Reciclagem de Terra Nova do Norte, onde entrevistarão o dono abordando o Tema: Coleta Seletiva e Reciclagem.  Por fim será utilizados murais para fixar fotos, textos e as demais atividades desenvolvidas durante a execução desse projeto. 10. Recursos: Será utilizados os seguintes recursos: digital, murais, computadores, DVDs, televisor, balanças, luvas descartáveis, folhas, cartolinas, lápis, tesouras, réguas, tinta, pinceis, colas, entre outros. Serão solicitados à SIMEDC os ônibus necessários para os passeios. 11. Avaliação:  Serão avaliadas as produções de textos, observando as coerência, coesão e criatividade;  Serão comparadas as fotos da sujeira do pátio da escola tiradas antes e após a implementação do projeto.
    •  Será observado nas amostragem feita através da mensuração do lixo produzido pela escola: valor total do produzido; quando foi selecionado e colocado a grau de envolvimento dos alunos no projeto. Por fim, os alunos fará um relatório relatando as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, suas experiências, o seu envolvimento e o quanto aprendem com o projeto. 12. Tema: A palavra do lixo derivada ao termo latim Lix significa “cinza”. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundície, coisa ou coisa inútil, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos, sendo representado por materiais descartados pelas atividades humanas. Desde os tempos mais remotos até em meados do século XVIII, quando surgiu a primeira indústria na Europa, o lixo era produzido em pequenas quantidades, e constituído, essencialmente de sobra de alimentos. Nosso objetivo com a escolha desse tema foi de desenvolver a limpeza na escola, juntamente com uma oportunidade de estudo e interação com o meio ambiente, de forma que ocorra a participação efetivas dos alunos, favorecimento de noções de higiene e melhora da qualidade de vida.