Apresentação Programa Cursistas

2,973 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,973
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
83
Actions
Shares
0
Downloads
45
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação Programa Cursistas

  1. 1. Explorando as expectativas individuais e grupais Responda as questões abaixo: 1. O que você espera do Gestar II como um programa de formação continuada em serviço? 2. Em que ele pode ajudar na sua formação como educador? 3. Elabore perguntas com as dúvidas que você tem sobre o programa.
  2. 2. O que é o GESTAR II? O GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.
  3. 3. Objetivos do Programa ● Colaborar para a melhoria do processo ensino- aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática; ● Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica;
  4. 4. ● Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências. ● Proporcionar espaços sistemáticos de reflexão conjunta, investigação, compartilhamento de experiências e resolução de problemas; ● Ligar teoria à prática, concretizando a formação em situações efetivas de sala de aula.
  5. 5. ORGANIZAÇÃO Formação do Cursista 120h presenciais 80h –Oficinas 40h –Elaboração do Projeto, plantão e acompanhamento pedagógico 180h a distância (Total: 300h) Realizada de forma descentralizada
  6. 6. MATERIAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Cada área temática do GESTAR II é composta pelas seguintes publicações: •1 Guia Geral •6 Cadernos de Teoria e Prática -TP •6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA – versão do professor •6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA – versão do aluno (para uso do professor)
  7. 7. Revelando as concepções sobre o ensino-aprendizagem e o papel do professor Responda as questões abaixo: 1. O que é, para você, processo de ensino- aprendizagem? 2. A partir desta concepção de processo de ensino-aprendizagem, qual é o papel do professor em sala de aula?
  8. 8. A Proposta Pedagógica do Gestar II O trabalho do Gestar II baseia-se na concepção sócio-construtivista do processo de ensino- aprendizagem. Nesta visão, alunos e professor constróem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído. Assim, cabe ao professor apontar caminhos para que os alunos descubram e construam de forma interativa os saberes.
  9. 9. Objetivo Geral do Gestar II Matemática ● Tem como objetivo maior tornar os professores competentes e autônomos para desencadear e conduzir um processo de ensino contextualizado, desenvolvendo as suas capacidades para uso do conhecimento matemático, bem como para o planejamento e a avaliação de situações didáticas que articulem atividades apoiadas em pressupostos da Educação Matemática. ● É baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental;
  10. 10. ● Pensar na Matemática escolar como construção e apropriação de conhecimentos que permitam ao aluno compreender e transformar a sua realidade. ● Levar o professor a compreender como os alunos interpretam e resolvem cada situação-problema proposta, indicando as habilidades que conseguiram desenvolver. ● Ao longo da história do homem, a Matemática tem um papel decisivo para resolver problemas da vida cotidiana e as inúmeras aplicações no mundo do trabalho, além de sua importância para o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento.
  11. 11. QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORÁRIA DO PROGRAMA TOTAL DE HORAS - 300h ATIVIDADES ATIVIDADES ESTIMATIVA DE TEMPO 1. Estudos Individuais 24 unidades dos Tps (5 120h horas para cada unidade) 2. Estudos coletivos - 16 oficinas das 80h Oficinas unidades 2 oficinas introdutórias 2 oficinas de avaliação (4 horas cada oficina) 3. Lição de Casa ou 12 unidades dos TPs 60h Socializando o Conhecimento 4. Elaboração do Do início ao término do 40h Projeto curso
  12. 12. Cadernos de Teoria e Prática (TPs) MATEMÁTICA ● TP 1 – Matemática na alimentação e nos impostos ● TP 2 – Matemática nos esportes e nos seguros ● TP 3 – Matemática nas formas geométricas e na ecologia ● TP 4 – Construção do conhecimento matemático em ação ● TP 5 – Diversidade Cultural e Meio Ambiente ● TP 6 – Matemática nas migrações e fenômenos cotidianos
  13. 13. ● Cada Caderno de Teoria e Prática possui quatro Unidades; ● Duas Unidades serão trabalhadas em cada oficina; ● As oficinas serão realizadas nas Unidades pares; ● Cursistas deverão participar das oficinas tendo como base teórica os estudos anteriores das Unidades; ● Os estudos são obrigatórios e fazem parte da carga horária do cursista (a distância).
  14. 14. Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAAs) Matemática ● São complementares aos Cadernos de Teoria e Prática (TPs). Os temas abordados nesses Cadernos (AAAs) correspondem aos que são tratados nos Tps; ● Oferecem situações didáticas para serem aplicadas com os alunos em sala de aula; ● Propõem sempre, através das sequências didáticas, um desafio cognitivo a ser vencido, exigindo uma postura ativa e reflexiva, levando os alunos a se apropriarem de um novo conhecimento a partir do que já conhecem;
  15. 15. ● Contam com duas versões: a) versão do aluno – apresenta aulas com diversas atividades a serem ministradas pelos professores em sala de aula; b) versão do professor – além de conter a reprodução integral da aula destinada ao aluno, apresenta a descrição dos objetivos a serem desenvolvidos e, também, orientações de encaminhamento do trabalho a ser realizado em sala de aula.
  16. 16. Organização das Oficinas ● Parte I – Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre as Unidades (ímpar e par); ● Parte II – Trabalho sobre a Lição de Casa; ● Parte III – Desenvolvimento de uma atividade; ● Parte IV – Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem; ● Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
  17. 17. Lição de Casa ● A Lição de Casa consiste em um relato (oral e escrito) de um Avançando na Prática, escolhido pelo cursista e aplicado aos alunos. Este relato deve ser entregue ao formador, juntamente com as produções dos alunos, para constituir o portifólio do professor; ● A cada duas Unidades estudadas, deve ser entregue uma Lição de Casa.
  18. 18. Avaliação do Professor Cursista ● Frequência mínima de 75% aos encontros presenciais; ● Leitura dos Cadernos de Teoria e Prática para discussão nas Oficinas; ● Realização e entrega das Lições de Casa; ● Realização de projeto, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula.
  19. 19. Ministério da Educação – MEC Secretaria de Educação Básica – SEB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica – DPOFORM Coordenadora Geral de Formação de Professores – CGFORM Secretaria Municipal da Educação – SMED Tel: 3218 6100 Tel: (61) 2104.8672 (MEC) www.mec.gov.br > Educação Básica > PDE GESTAR II gestar@mec.gov.br

×