Apresentação Gincana de Matemática - Grupo EXPOENTE
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Apresentação Gincana de Matemática - Grupo EXPOENTE

  • 16,618 views
Uploaded on

Resumo do projeto "Gincana de Matemática" do grupo EXPOENTE.

Resumo do projeto "Gincana de Matemática" do grupo EXPOENTE.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
16,618
On Slideshare
16,600
From Embeds
18
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
93
Comments
0
Likes
0

Embeds 18

http://www.slideshare.net 18

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Gincana de Matemática Grupo Expoente: Anderson de Oliveira; Nathercia; Gerson Pólo “Campo Grande”
  • 2. Justificativa Os autores acreditam que é necessário abordar o assunto fração de maneira atraente e divertida, visando uma aprendizagem eficiente dos conceitos envolvidos. Este projeto apresenta um método de ensino de frações baseado em um conjunto de pequenas atividades práticas, que visam atrair a atenção do educando para este assunto (frações): "a Gincana Matemática". No dia-a-dia, os alunos usam para o lazer: orkut, chats, blogs, jogos virtuais, etc. Por isso, é importante o uso de meios tecnológicos como incentivos para a aprendizagem.
  • 3. Objetivos
    • Mostrar como os professores e demais profissionais ligados à educação podem estimular os alunos na busca do conhecimento matemático, estimulando a aprendizagem cooperativa entre estes alunos
    • Oferecer um projeto pedagógico em forma de gincana, com a utilização de algumas ferramentas da web 2.0, a fim de atrair os alunos para o estudo das frações.
    Público Alvo
    • Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
    Disciplinas Envolvidas
    • Matemática (frações – adição e subtração); e
    • Informática (ferramentas web 2.0).
  • 4. Recursos Necessários
    • Computadores com acesso à Internet para uso dos grupos;
    • Blog criado para a Gincana.
    Metodologia
    • Alunos divididos em grupos; - tarefas diárias e 1 semanal (mais complexa);
    • Cada tarefa terá uma pontuação específica, de acordo com o fechamento de suas fases. Por exemplo: se a tarefa pedir para que o grupo publique uma figura/foto e faça uma pequena explicação sobre ela, o grupo só obterá o valor total dos pontos se fizer a tarefa inteira (foto e redação). Caso contrário, receberá os pontos apenas do que foi postado, considerando, ainda, o valor qualitativo das informações (redação) que publicaram.
    • Vídeos, textos e áudios sobre o assunto frações, para utilização no blog e na elaboração das tarefas da gincana.
  • 5. - Haverá, também, a pontuação individual de cada integrante do grupo, observando-se sua participação efetiva em cada tarefa. O grupo que tiver a participação de todos os integrantes ganhará 1 ponto por tarefa.
    • Logo, a gincana terá dois vencedores: 1 grupo e 1 aluno
    - Ganha a gincana o grupo que obtiver o maior número de pontos (do grupo + os pontos referentes à participação efetiva de todos os seus integrantes). O aluno que obtiver o maior número de pontos (grupo + participação individual) será considerado o ganhador da gincana.
  • 6. Avaliação A avaliação do projeto será feita ao longo das semanas de sua duração, observando-se a participação dos grupos, suas dificuldades e seu progresso no desenvolvimento do conhecimento de frações, além de sua capacidade de interação (aluno/aluno e aluno/professor). Cada aluno será observado em relação à sua participação individual, pois haverá a obrigação de cada um deles postar no bloco de seu grupo suas idéias, pensamentos e opiniões sobre o assunto da semana. Com isto, poderão ser observadas as dificuldades individuais de cada aluno em relação à aprendizagem de frações.
  • 7. Cronograma de Execução A duração da Gincana será de 3 semanas, sendo as atividades assim divididas: a) Primeira Semana: - divisão dos alunos em grupos (4 ou 5); (primeiro dia) - cada grupo criará um bloco com o nome de seu grupo dentro do blog da turma; (primeiro dia) - haverá questões diárias a serem respondidas, que permitam que a web 2.0 seja explorada em relação aos seus sites de busca e aos sites de ensino de Matemática, como o www. somatematica .com. br . Estas questões envolverão o conceito de frações e o reconhecimento das frações no cotidiano do aluno (como nas receitas culinárias, por exemplo); - haverá a tarefa semanal, que poderá englobar, por exemplo, a construção de um texto para publicação no blog, com exposição de figuras, inclusive ;
  • 8. b) Segunda Semana: - Publicação das notas obtidas pelos grupos na semana anterior e atualização do ranking (que grupo está na frente e que aluno); (primeiro dia) - Apresentação de um vídeo introduzindo o assunto adição de frações; (primeiro dia ) - Questionamentos sobre o vídeo apresentado (primeiro dia); - Nos dias seguintes, haverá questões diárias e a tarefa semanal, nos moldes da semana anterior, envolvendo o assunto “adição de frações” c) Terceira Semana: - Publicação das notas obtidas pelos grupos na semana anterior e atualização do ranking (que grupo está na frente); (primeiro dia) - Possível exibição de vídeo ou áudio, envolvendo o assunto “subtração de frações”; (primeiro dia); - Questionamentos sobre o vídeo/áudio apresentado (primeiro dia); - Nos dias seguintes, haverá questões diárias e a tarefa semanal, nos moldes da semana anterior, envolvendo o assunto “subtração de frações”. A partir do primeiro dia após o fim da gincana, serão apurados os vencedores: 1 grupo e 1 aluno, que terão seus nomes publicados no blog, juntamente com a pontuação de todos os grupos e alunos.
  • 9. Bibliografia 1 Matemática - 04/11/2002 – Jogo de Dominó ( http:// mathematikos . psico .ufrgs. br /disciplinas/ufrgs/mat01042021/ diarios / cleo /mat04_11. html )   2 http://educar.sc.usp.br/matematica/m5p2t2.htm 3 http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_113044.shtml 4 http://www. sitequente .com/internet/ ondecriarblog . html 5 http://www. somatematica .com. br /fundam/ fracoes . php 6 http://www. somatematica .com. br / soexercicios / fracoes . php 7 http://www.ufpel.tche.br/xvicic/cd/pdf/CE/CE_01708.pdf 8 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm 9 www.projetos. unijui . edu . br / matematica /amem/prontos/Nadia_Equivalentes. xls