Your SlideShare is downloading. ×

Wirleyapredendoviver

824

Published on

Livromix - O meio Ambiente

Livromix - O meio Ambiente

Published in: Travel, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
824
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Editora terra
    Dedicamos este livro a todos que gostam de ler uma boa História.
    Agradecemos a participação da professora Alcione que nos ajudou a montar o livro.
    Biografias:
    Meu nome é Lucas Henrique, nasci em 1995 em Monte Carmelo, Minas Gerais. Meus pais se chamam Jesus Elias Neto e minha mãe Vera Lúcia da Costa Matos . Quando vim para Uberlândia
    fui morar no bairro Constelação. Eu gosto de jogar bola e tocar cavaquinho. Ainda não sei o que fazer da minha vida
    Oi! Meu nome e wirley. Nasci em Uberlândia, Minas Gerais em 05 de abril de 1996. Estou no 8º ano do ensino fundamental . Gosto de ler um bom livro , freqüento a Igreja Metodista de Uberlândia e gosto de tocar violão .
    Meu nome é Alexandre Henrique. Nasci em 1995 em Uberlândia. Meus pais se chamam Enivaldo Antônio e minha mãe Ana Paula Martins . Morávamos no bairro planalto e mudei para o Pacaembu. Eu gosto de jogar bola . Tenho dois sonhos: ser jogador ou engenheiro mecânico. Tenho 14 anos, estou no 8º ano, na escola professor Nelson Cupertino .
    Oi! Meu nome é Cleverson Santos.Nasci em Goiás em 26 de setembro de 1995. Lá eu estudava na escola Vinicius de Aquino Ramos .
    Eu gosto muito de jogar bola. Atualmente, estudo na Escola Estadual Professor Nélson Cupertino e mo com os meus pais.
    oi! Meu nome é Breno Abreu Fonseca. Meu pai se chama Carlos Alberto Abreu e minha mãe Antônia.
    Eu nasci em 1996, no dia 7 de outubro em Uberlândia e moro no bairro Jardim América 2.
    Hoje, tenho 13 anos, estudo na Escola Nélson Cupertino e estou no 8º ano.
    Marcos Paulo Neto mora na favela do Rio de Janeiro junto com seu pai Marcos Paulo Junior e sua mãe Mariene Texeira.Marcos tinha o apelido na escola de mp3 porque ele era viciado em vídeo game, principalmente em jogos de corrida de carros .Ele gostava de uma menina que morava próximo a sua casa, ela tinha olhos azuis como o mar e era loira, se chamava Sara Pimenta, era inteligente , educada e adorava cachorrinhos.
    Tinha vários amigos: Andersom, seu melhor amigo, Lívia e o Rafael, que namorava Suzana e Sara.
    Eles sempre saiam juntos e toda vez acontecia algo .Certo dia, Rafael viu um gato na rua e pensou consigo: se um gato for jogado na fiação elétrica, enrolado em um arame , o que iria acontecer ?
    Ele foi falar para seus colegas o seu plano e todos toparam fazer parte dele.
    Eles pegaram o gato e o jogaram na fiação elétrica enrolado em um arame farpado.
    Viram então, um monte de gente saindo de suas casas , pois isto provocou uma descarga elétrica e queimou todos os eletrodomésticos que estavam ligados na tomada. No momento que isto aconteceu só se via “nego” correndo. Então, Lívia respirou aliviada, pois os eletros-domésticos de sua casa estavam fora da tomada.
    Depois da confusão armada turminha estava voltando para suas casas quando Marcos viu uma ambulância parada na porta de sua casa. Ele viu sua mãe chorando e perguntou a ela o que havia acontecido.
    Ela então contou que o pai foi apanhar manga para ela quando um carro parou e começou a atirar e uma das balas o acertou.
    Marcos ficou paralisado diante daquela situação. No dia do enterro ele jurou que iria atrás de quem havia matado seu pai. Depois de uma semana que marcos ficou sem ir a escola , Sara foi até a casa dele, avisar que estava perdendo matéria de prova e que ele deveria voltar para a escola, e esquecer os últimos acontecimentos. Marcos concordou com a colega e disse que iria atender seu pedido, que voltaria no dia seguinte para os estudos
    No dia seguinte, de manhã ,quando Marcos estava tomando seu café , ele começou a passar mal, falou para sua mãe que não queria ir a escola pois estava com dor no estomago. Diante disso, a mãe ponderou que ele teria que ficar em casa sozinho, pois o pai havia morrido e alguém teria que sustentar a casa. Ainda completou que no dia seguinte não aceitaria nenhuma desculpa e o filho teria que retornar às aulas.
    Assim sendo, Marcos voltou a frenquentar as aulas e chegando lá, Rafael veio falar com ele. Disse que achava que os assassinos de seu pai era o chefe do morro e ele era um traficante. O garoto então perguntou ao amigo qual o motivo deles terem matado seu pai. Rafael contou que havia ficado sabendo que o pai de Marcos devia dinheiro para eles e até falaram que não iriam esperar nem mais um dia . Foi um choque para Marcos saber que seu pai fazia parte do trafico .Logo em seguida Rafael corrigiu que isto não era verdade, que o pai do amigo somente devia dinheiro a eles, pois estava endividado no banco e o traficante era agiota.
    Marcos respirou aliviado, mas não entendia porque eles tinham que ter matado o seu pai. A conversa se encerrou ali, pois ele não queria mais falar sobre o assunto. Chegando à sala de aula a professora de marcos disse:
    __ Olha! __ Quem nos deu o doce ar da graça!
    Marcos disse que estava perdendo a matéria e por isto havia retornado. O professor diante da explicação do aluno disse a ele que achava muito bom que tivesse retornado e que naquele dia daria uma atividade diferente. Os alunos perguntaram que atividade seria esta e então a professora de português explicou que teriam que fazer um bilhete. Questionaram se o bilhete seria fácil. Ela respondeu que era bilhete enigmático.
    __Como assim professora? Vários alunos perguntaram de uma só vez.
    Ela continuou:
    __ Vou sortear os nomes de todos vocês. Cada um pegará um nome e em seguida terá que escrever um bilhete enigmático ao colega, isto é, um bilhete onde haverá o emprego de vários símbolos, os quais os alunos terão que decifrar.
    Marcos logo falou:
    __ Ah! Isso é fácil!
    A professora pediu a Marcos:
    __ Então, tire primeiro marcos!
    Adivinhem com quem marcos saiu? Com Sara! Ele escreveu no bilhete que gostava muito dela, mas que já eram amigos de longa data e que os pais da garota gostavam muito deles. Eles eram grandes amigos ,mas que dentro de seu coração ele se sentia perdidamente apaixonado por ela, que havia descoberto isso há dois anos. Falou que se não tivesse problema os dois poderiam namorar que ele até pediria sua mão em namoro ao pai dela. Disse que aguardava a resposta de Sara até a hora do intervalo.
    Na hora combinada, Sara veio falar com marcos :
    __ Marcos, eu li o seu bilhete e achei uma gracinha mas não posso namorar com você !
    __ Por quê ?
    __ Porque eu gosto do Anderson. Eu não quero ferir seus sentimentos , mas nós podemos ser grandes amigos, né?
    __ Sim, __ Claro!
    Marcos foi embora cabisbaixo, pois ninguém gostava dele e não tinha jeito nem de desabafar. Antes, ele contava tudo para seu pai mas agora ele havia falecido ! Pensando nisto ele ficou ainda mais triste
    Certo dia, Marcos estava estudando na escola o Projeto da Revista Semeando, uma revista que fala sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, ele estava adorando a revista
    Na sala de aula, logo que todos os alunos chegaram a professora de português disse:
    __ Bem, queridos alunos, vocês vão ter que fazer uma redação que tenha no máximo trinta linhas sobre os textos estudados na Revista Semeando.
    Logo que a professora disse isso já veio na cabeça de Marcos um título para sua redação, Aquecimento Global. Em seguida ficou ouvindo as explicações que lhe eram passadas sobre uma redação: primeiramente o conceito de dissertação, o que era necessário para se fazer uma boa produção de textos. Os alunos ficaram sabendo que a primeira coisa a fazer seria os argumentos. O aluno escolhe o título e faz no mínimo três argumentos para justificar sua afirmação, isto é seu tema. Depois disso faz a introdução, que é a citação do título mais os argumentos. O desenvolvimento que é a explicação de cada argumento e a conclusão, o final da redação, onde o aluno reafirma tudo que foi dito no primeiro parágrafo, isto é, na introdução.
    Chegou a hora de fazer a troca de professores, mas antes da professora sair ela deu os parabéns a ele, pois viu que seu aluno já havia escolhido seu título enquanto os outros ainda estavam pensando.
    Marcos fez assim a redação dele:
    Aquecimento Global.
    Chegou a hora de mudar! A natureza está dando sinais, pois o futuro do nosso planeta está em nossas mãos, está havendo desmatamento e, além do mais a terra esta pedindo nossa ajuda .
    Sabemos que em 150 anos de exploração descontrolada dos recursos naturais, a terra começa a dar sinais de esgotamento como : secas, ondas de calor e efeito estufa. Entendemos que o nosso planeta diante disso tudo está urgentemente precisando de nossa ajuda.
    Levando-se em conta que a destruição das florestas para fins extrativistas, as queimadas e a própria decomposição das árvores têm liberado para a atmosfera a maior parte de carbonos nelas armazenadas, temos que assumir nossa culpa no processo de degradação do meio ambiente e assumir nossas responsabilidades, pois o futuro do planeta está em nossas mãos.
    Enfim, todos têm consciência que os efeitos da destruição do Planeta Terra estão atingindo várias populações e que só depende de nós mudarmos este quadro, pois a terra está gritando por socorro e é nosso dever entregá-la preservada às próximas gerações. Chegou a hora de mudar o rumo do nosso planeta para que no futuro o planeta não seja o planeta morte mas o planeta vida
    A mãe Marcos adorou a redação dele, mas na sala a redação de Susana foi a escolhida para participar do concurso do Projeto Semeando. Primeiro foi realizada uma seleção na escola, depois será no Estado de Minas. Caso ela vença irá ganhar um computador, a escola também ganhará prêmios.
    Na semana seguinte, a professora começou a aula dando um bilhete para os alunos, onde os pais deveriam autorizar seus filhos para uma visita da escola ao Parque Siquerole, pois a escola estava desenvolvendo um projeto voltado para o meio ambiente, eles estavam querendo revitalizar o Córrego Liso. Fariam uma visita para ver como ele se encontrava, tirariam algumas fotos do estado degradação, mas também teriam que encontrar ali belezas que ainda estariam preservadas, pois haveria na escola um concurso de fotos e seria vencedor aquele aluno que tivesse fotografado paisagens mais interessantes. Marcos ficou muito aborrecido, sua mãe não queria deixar ele ir, ela ficou com medo que o filho caísse no Córrego e não tivesse ninguém para socorrê-lo. Pediu que ele tirasse essa idéia da cabeça, só que o garoto não conseguiu, insistiu tanto que logo sua minha o deixou ir
    Na sexta-feira, véspera do dia marcado para os alunos e professores irem ao Parque Siquerole, Marcos estava bastante ansioso. Sara se aproximou dele e disse que ela não poderia ir ao passeio, pois no sábado iria a um casamento, como as fotos poderiam ser tiradas por duplas de alunos e os dois já haviam combinado de fazerem isto juntosMarcos pensou que infelizmente teria que fazer isto sozinho.
    No meio da aula, Marcos descobriu que Lívia também estava sozinha, então resolveu chamá-la para fazer dupla com ele. A garota aceitou na hora, no entanto, Andersom fechou a cara para marcos porque ele gostava de Lívia. Marcos resolveu ter uma conversa com o colega:
    __ O que foi que foi? Por que você não está conversando comigo?
    __ Nada não.
    __ Nada não é resposta. Retrucou Marcos.
    __ Você sabe que eu gosto da Lívia e agora vocês estão fazendo dupla.
    __ Você nunca falou que gostava dela pra mim.__ Mas agora você sabe
    No sábado, chegando ao Parque Lívia estava conversando com marcos e no meio da conversa ela confessou que gostava dele. Marcos também disse que gostava muito dela, mas como amiga.Acrescentou que quem gostava de Lívia era o Andersom Então, Lívia ficou meio espantada e falou:
    __ Nossa é mesmo? Eu não sabia, se ele tivesse falado para mim antes nós podíamos até namorar. Eu vou ali conversar com ele.
    Lívia chegou perto de Anderson e perguntou a ele o porquê de não ter chegado para ela e ter se declarado, dito que gostava dela. Ele responde-lhe que tinha vergonha. Naquele momento a garota descobriu que estava equivocada, pois no fundo gostava mesmo era de Anderson. Teve que criar coragem e chegando mais perto dele pediu-lhe que fechasse os olhos. Assim que ele a obedeceu, ela lhe deu um grande beijo.
    Na segunda-feira adivinhem quem chegou na escola logo de manhã cedo de mãos dadas? Lívia e Anderson. Depois que Lívia deu um beijo em Andersom , eles voaram até a casa dela para que o namorado pedisse a mão sua mão em namoro para o pai. Na sala de aula todos os alunos começaram a zoar os dois. Sara ficou muito chateada, pois não era ela que estava namorando com Andersom?
    A aula continuou e a professora falou que com base no que eles tinham visto no Córrego deveriam fazer uma cartilha ambiental usando as fotos que eles tiraram lá. Os alunos ficaram super empolgados.
    O grupo de Sara estava fazendo sua cartilha. Eles usaram o laboratório de informática e estavam aprendendo a usar a ferramenta de publicação Microsoft Office Publisher. Depois que a professora corrigiu o trabalho o resultado ficou legal. Sabemos que teremos que aperfeiçoar, mas chegaremos lá!

    O Córrego Liso Geograficamente,
    -828903333852O Córrego liso está geograficamente inserido no perímetro urbano de Uberlândia (FIG.1), localizado no Setor Norte (FIG.2), tendo todo seu leito presente na Bacia hidrográfica do Rio Uberabinha, abastecedor de água municipal. Suas nascentes encontram-se próximas ao Residencial Cruzeiro do Sul, e seu meandro percorre ainda o Residencial Gramado, os bairros Jardim América, Pacaembu, Maravilha e São José, até desaguar no Uberabinha.
     
     
    A PAISAGEM DO CÓRREGO LISO:
    A PAISAGEM DO CÓRREGO LISO:
    A PAISAGEM VEGETAL NATURAL JÁ NÃO EXISTE , FOI SUBSTITUÍDA POR UMA ATUAL: DE PASTOS , RESIDÊNCIAS E PELO GRANDE PERCENTUAL DE ENTULHOS ALI JOGADOS.
    -82890227374
     
    DISQUE PRÁTICAS ILEGAIS: Vamos revitalizar o Córrego Liso!PATRULHA AMBIENTAL:0800 940 1133SIM(SERVIÇO DE INFORMAÇÃO ABIENTAL):3239 2800   
    -10415571962
    De repente, Sara deu uma olhada para o local onde se encontrava Marcos e viu duas meninas conversando com Marcos, foi aí que pensou: se eu não agir logo eu irei perder quem gosta de mim ! Então chegou falando:
    __ Olha suas “peruas” vão saindo daqui que este gato já tem dona.
    __ Nossa sara não precisa falar assim com a gente. Reclamou as garotas.
    __ Precisa sim, porque vocês são um bando de garotas assanhadas, vão saindo daqui.
    Marcos então disse à Sara:
    __ Quer dizer que eu tenho dona?
    __ Só se você quiser!
    __ É claro que eu quero
    __ Então me encontra na hora do intervalo.
    Logo em seguida bate o sinal. Marcos saiu da sala voando e se encontrou com Sara. Ele disse:
    __ O que você quer?
    __ Eu quero seu beijo!
    Nossa! Que beijo! Parecia que não acabaria nunca.
    A história acaba da seguinte forma: Marcos e Sara, Andersom e Lívia, Rafael e Suzana.
    Os seis vão a uma pizzaria e cada um beija seu par no final tudo deu certo. Acabou com final feliz
    Há! Não se esquecendo da mãe de Marcos. Ela foi a uma igreja cristã, depois de alguns anos se converteu, uns dez meses mais tarde o filho também, mas ele não foi sozinho, levou para o reino de Deus todos os seus amigos !
    Até a próxima edição de: Aprendendo a viver...

×