Projeto De Jardinagem
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto De Jardinagem

on

  • 37,675 views

 

Statistics

Views

Total Views
37,675
Views on SlideShare
37,675
Embed Views
0

Actions

Likes
3
Downloads
173
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Projeto De Jardinagem Projeto De Jardinagem Document Transcript

  • PROJETO DE JARDINAGEM I – APRESENTAÇÃO O presente documento prevê a implementação do “Projeto de Jardinagem” em andamento na Escola Municipal Xanxerê, o qual desenvolve ações que visam promover o contato do aluno com a natureza, a terra, as plantas e animais em perfeita harmonia e equilíbrio. II – JUSTIFICATIVA As ações desencadeadas na Escola Municipal Xanxerê, no sentido de promover um continuo contato dos alunos com a natureza através de atividades de jardinagem tem produzido resultados de relevante importância no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos envolvidos. As ações nesse sentido promovem a sadia convivência com a natureza de um modo geral, a educação ambiental, o espírito cooperativo do trabalho em grupo que geram uma maior possibilidade de socialização e integração á vida social e comunitária com elevação do nível de qualidade de vida dos mesmos. Frente ao exposto, consideramos de crucial importância a implementação do referido Projeto para darmos continuidade ás ações de jardinagem que representam uma proveitosa alternativa de trabalho desenvolvido com grande êxito junto ao aluno. III – OBJETIVOS Atender aos alunos da Escola Municipal Xanxerê que estão em fase de aprendizado, proporcionando meios adequados para realização de atividades de jardinagem, trabalhando e valorizando as habilidades e potencialidades dos mesmos.
  • OBJETIVOS ESPECIFICOS  Desenvolver no aluno, através do contato com a natureza, a terra, as plantas e animais, equilíbrio e realização.  Proporcionar ao aluno da Escola Municipal Xanxerê, possibilidades concretas de desenvolver sua habilidade para a execução de jardins e ornamentos.  Promover a educação ambiental para a sadia convivência do ser humano com a natureza de um modo geral.  Desenvolver ações profissionais que permitam o aluno identificar os tipos de solo, o preparo da terra, dos canteiros, o revolvimento e adubação da terra, o regar, a conservação, etc.  Viabilizar ao aluno o conhecimento das plantas e flores, através da identificação das diferentes espécies.  Incentivar e promover o desenvolvimento do espírito cooperativo para o trabalho em equipe.  Integrar e articular as diversas atividades na Escola Municipal Xanxerê, de forma a promover o plen0 desenvolvimento do aluno.  Viabilizar parceria no sentido de dar continuidade e fortalecer o presente Projeto. IV – POPULAÇÕS ALVO Os docentes e discentes da Escola Municipal Xanxerê e comunidade em geral. V – PRAZO DE EXECUÇÃO O presente Projeto terá a duração de 60 dias, contados a partir do ano de (2008)
  • VI – PROCESSO DE OPERACIONALIZAÇÃO O Projeto trabalha com uma turma de 15 alunos do 3º ano do ensino médio, de segunda-feira a quinta-feira, no período vespertino contando com um instrutor para o desenvolvimento das atividades de jardinagem. O processo abrange os seguintes itens.  Diferenciar solo produtivo do improdutivo considerando as características da espécie e suas necessidades;  Conhecer as necessidades da planta para o seu crescimento e sobrevivência;  Preparar adequadamente a terra, os canteiros para o plantio;  Revolver a terra par ao preparo dos canteiros;  Semear e plantar flores;  Efetuar a rega em quantidade adequada para cada espécie de canteiro identificando a importância e finalidade desta ação;  Conservar canteiros e jardins;  Cortar, no momento adequado, a grama através da observação de seu crescimento;  Dominar e aplicar a técnica de capinar e executá-la, mantendo a conservação dos canteiros;  Retirar, quando necessário, do gramado ervas daninhas, indicando as utilidades das mesmas na ornamentação e adubação;  Conhecer os períodos adequados para podar, vivenciando a experiência de aplicar a técnica da poda nas diferentes espécies de arvores e folhagens.
  • VII – RECURSOS DISPONIVEIS Espaço Físico: terreno com dois (02) canteiros adequados a utilização dos alunos para o cultivo de jardins, localizados junto á Escola Municipal Xanxerê. Recursos Humanos: Os professores da área de Exatas como instrutores. Ferramentas: enxadas, vassouras, carrinho de mão, kit para jardinagem, pares de luvas, regador, mangueira. CRONOGRAMA