SlideShare a Scribd company logo
1 of 22
 
Dicas para sua produção artesanal tenha sucesso
[object Object],[object Object],[object Object]
4. Para dar personalidade ao seu produto é necessária a criação de uma identidade visual contendo logotipo, símbolo, cores definidas e o tipo de letra desenhada. 5. Para obter uma melhor produtividade, você deve planejar e organizar a produção por etapas. 6. As etapas de produção devem prever os seguintes passos: criação, previsão dos custos, compra e manejo da matéria-prima, construção do produto, acabamento, capacidade de produção (quantidade) e definição do período de tempo necessário para a realização de cada uma das etapas .
7. Etapas de produção bem definidas evitam prejuízos técnicos e financeiros (desperdício de matéria-prima, perda de qualidade no acabamento, aumento dos custos, não cumprimento dos compromissos negociados). 8. Antes de assumir qualquer compromisso com o seu cliente, analise a sua capacidade de produção: analise o seu tempo de trabalho, a sua capacidade diária, mantenha-se fiel às suas habilidades. O resultado de sua produção deve manter o bom padrão. 9. Mantenha a fidelidade de seu cliente pela qualidade de seus produtos e não pela quantidade. Seja bem objetivo no momento da negociação. O seu capital está em jogo. Uma produção mal calculada causará danos ao seu orçamento.
10. Lembre-se: a partir do momento que seu trabalho for planejado formalmente (escrevendo no papel ou fazendo uma planilha), a administração de sua produção estará sob controle.
Via de Escoamento   que representa uma Via de Escoamento   ?
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
5. Os produtos que serão comercializados devem se identificar com as tradições culturais e/ou temas de sua região, atendendo às demandas do mercado, produtos com bom acabamento, produtos em forma de coleções. 6. A associação ou cooperativa pode criar uma via de escoamento autônoma, utilizando algum espaço próprio, alugado ou cedido pela prefeitura. 7. Esta via de escoamento autônoma deve ter boas condições logísticas, isto é, uma infra-estrutura adequada para armazenamento, manutenção, administração, transporte e distribuição da produção artesanal. 8. Ela precisa estar bem localizada, permitindo o fácil acesso dos clientes, além de ter uma boa apresentação, com padronização das áreas de circulação e produtos organizados de maneira que facilite a apreciação e a comercialização.
9. Um veiculo de comunicação, considerado moderno, rápido e eficaz é a internet, que permite a criação de uma página de propaganda de seu produto, a um baixo custo ou até gratuitamente. Essa página divulga e permite a comercialização do seu produto em nível nacional e internacional. 10. Divulgue! Valorize a produção artesanal! Utilize os meios de comunicação e crie uma imagem de confiança
Há um grande e diversificado mercado para escoar suas produção artesanal. O que você precisa fazer  ?
[object Object],[object Object],[object Object]
4.   Todos os gastos envolvidos devem ser listados para que seu produto possa ser avaliado, sem perdas ou exageros, no processo de definição do preço final para negociação com fornecedores ou clientes. 5. Durante uma negociação, confie em si mesmo. Escute primeiro, apresente sua proposta no momento exato. Perceba, avalie e pondere com firmeza para que o resultado traga benefícios para as duas partes. 6. Tenha certeza sobre sua capacidade de produção em escala (maior quantidade): assegure-se que você, sozinho ou trabalhando em equipe, tem os instrumentos suficientes para cumprir os acordos com seus clientes; analise o seu capital de giro para compra de matéria-prima ou para pagamento de terceiros; tenha credibilidade junto aos seus fornecedores; invista num trabalho capacitado tecnicamente; mantenha o comprometimento com o trabalho.
7. Todos os níveis de comercialização devem ser objetivos e formalizados. Formalizar as suas negociações significa preparar propostas escritas e assinados por todas as partes interessadas. 8. Quanto aos seus fornecedores, analise também as vantagens e desvantagens. A qualidade do que você está adquirindo é importante para a qualidade do seu produto. 9. Os lojistas que se interessam pelo produto artesanal estão cada vez mais exigentes com a qualidade e os prazos; portanto, mantenha um nível profissional no relacionamento com seus clientes. 10. Qualidade do produto, capacidade de produção, controle dos gastos e preço competitivo são segredos para uma comercialização  bem sucedida.
Trabalhar em conjunto é mais vantajoso . Afinal, uma andorinha só não faz verão ...
. 1  A importância do trabalho organizado em forma de núcleo representa várias possibilidades de desenvolvimento pessoal e de incremento profissional, porque proporciona a valorização, integração e o fortalecimento da sua produção artesanal. 2. São vários os tipos de Núcleos: associações, cooperativas, grupos formais e informais. As cooperativas e associações, por serem mais estruturadas, possibilitam uma maior diversificação de atividades. 3. São organizações democráticas, com adesão voluntária, onde não pode existir discriminação social, cultural, política, racial ou religiosa. Os responsáveis pela administração são escolhidos através de eleição ou designação pelos associados .
4. Para o êxito de qualquer tipo de Núcleo, é necessário que o associado seja fiel ao compromisso de parceria e solidariedade. Os direitos são iguais, mas todos devem estar dispostos a assumir responsabilidades. 5. Quando se trabalha em Núcleo, você aumenta sua capacidade de reivindicação e de atendimento das demandas de mercado. 6. Ao associar-se a um Núcleo de trabalho, você tem acesso a uma infra-estrutura que cria várias oportunidades: geração de trabalho sob encomenda; apoio jurídico; desenvolvimento de projetos e produtos; parceria no trabalho; facilidades para aquisição de matéria-prima, incremento de produção em série; oficinas de aperfeiçoamento profissional, palestras seminários e cursos; linhas de financiamento; controle de qualidade de produção artesanal; acesso à tecnologia, com apoio em serviços (telefonia, fax, internet, computador); criação de redes de informação e comunicação; apoio administrativo; possibilidade de emitir nota fiscal.
7. Através de um Núcleo, a negociação e comercialização da produção artesanal tornam-se mais seguras porque elas são feitas através de um sistema de compra e venda conjunta, permitindo que todos os associados escoem sua produção. 8. O seu trabalho, através de um Núcleo, também é favorecido por uma ação de divulgação integrada, que diminui os custos individuais e amplia o universo de consumidores atingidos pela propaganda. 9. O trabalho em Núcleo é um apoio significativo para que você obtenha maior lucratividade com a comercialização de sua produção artesanal. 10. Converse com seus colegas artesãos! Associe-se ao núcleo de sua cidade. Se ainda não existe, tome a iniciativa e ajude a   montar um   em sua cidade.
Design & artesanato consciente casados para sempre
Apaixone-se pelo mundo! Apaixone-se pelo brasil! Apaixone-se pela vida! Apaixone-se pelo seu trabalho! Coloque o coração naquilo que faz ! Trabalhe com consciencia! Trabalhe com tesão! Voce e um ARTESÃO!!!!!!!!!!
Nossos endereços na internet   http://www.amarartesanato.blogspot.com http://amarnucleobambu.blogspot.com /   http://www.clicfolio.com/clicfolio/lojavirtual.php?id=9828 http://amarartesanato.hi5.com   http://www.flickr.com/photos/amarartesanato / Loja virtual  em construção Orkut amar artesanato [email_address] VANIA   LUCIA  JANONES
QUANDO LI, ESQUECI, QUANDO ESCUTEI..... RECORDEI, QUANDO FIZ APRENDI VANIA LUCIA JANONES POLITICAS PUBLICAS PARA MULHERES   Mulheres de Atitude  Secretaria de assistência social

More Related Content

Similar to Dicas para sucesso de produção artesanal

Guia de orientacao_para_varejo_contratacao_de_projeto
Guia de orientacao_para_varejo_contratacao_de_projetoGuia de orientacao_para_varejo_contratacao_de_projeto
Guia de orientacao_para_varejo_contratacao_de_projetoleopaiva217101
 
GUIA RODADA EINNE
GUIA RODADA EINNEGUIA RODADA EINNE
GUIA RODADA EINNEeinne2012
 
Apresentação Institucional Associação Campinas Startups
Apresentação Institucional Associação Campinas StartupsApresentação Institucional Associação Campinas Startups
Apresentação Institucional Associação Campinas StartupsKleber Teraoka
 
Apresentação da Associação Campinas Startups
Apresentação da Associação Campinas StartupsApresentação da Associação Campinas Startups
Apresentação da Associação Campinas StartupsKleber Teraoka
 
Palestra Model Canvas
Palestra Model Canvas Palestra Model Canvas
Palestra Model Canvas Weber Rangel
 
Principais Dicas para Participar de Feiras de Negócios
Principais Dicas para Participar de Feiras de NegóciosPrincipais Dicas para Participar de Feiras de Negócios
Principais Dicas para Participar de Feiras de NegóciosABRACOMEX
 
Como Criar Produtos Digitais
Como Criar Produtos DigitaisComo Criar Produtos Digitais
Como Criar Produtos DigitaisLeonardo de Souza
 
Arq idvol 17-1339725441
Arq idvol 17-1339725441Arq idvol 17-1339725441
Arq idvol 17-1339725441overlima
 
E book - feiras e eventos
E book - feiras e eventosE book - feiras e eventos
E book - feiras e eventosSisloc
 
Trabalho sobre franquias
Trabalho sobre franquiasTrabalho sobre franquias
Trabalho sobre franquiasFabiana Salazar
 
PEI - Creativity, Innovation and the Future
PEI - Creativity, Innovation and the FuturePEI - Creativity, Innovation and the Future
PEI - Creativity, Innovation and the FutureFrancisco Andrade
 
Ecommerce de nicho - Sucesso no long tail
Ecommerce de nicho - Sucesso no long tailEcommerce de nicho - Sucesso no long tail
Ecommerce de nicho - Sucesso no long tailComSchool
 
EMPREENDEDORISMO - AULA 2.ppt
EMPREENDEDORISMO - AULA 2.pptEMPREENDEDORISMO - AULA 2.ppt
EMPREENDEDORISMO - AULA 2.pptMarcioPrimac1
 

Similar to Dicas para sucesso de produção artesanal (20)

Faça valer sua participação em feiras
Faça valer sua participação em feirasFaça valer sua participação em feiras
Faça valer sua participação em feiras
 
Guia de orientacao_para_varejo_contratacao_de_projeto
Guia de orientacao_para_varejo_contratacao_de_projetoGuia de orientacao_para_varejo_contratacao_de_projeto
Guia de orientacao_para_varejo_contratacao_de_projeto
 
GUIA RODADA EINNE
GUIA RODADA EINNEGUIA RODADA EINNE
GUIA RODADA EINNE
 
Apresentação Institucional Associação Campinas Startups
Apresentação Institucional Associação Campinas StartupsApresentação Institucional Associação Campinas Startups
Apresentação Institucional Associação Campinas Startups
 
Apresentação da Associação Campinas Startups
Apresentação da Associação Campinas StartupsApresentação da Associação Campinas Startups
Apresentação da Associação Campinas Startups
 
Palestra Model Canvas
Palestra Model Canvas Palestra Model Canvas
Palestra Model Canvas
 
Principais Dicas para Participar de Feiras de Negócios
Principais Dicas para Participar de Feiras de NegóciosPrincipais Dicas para Participar de Feiras de Negócios
Principais Dicas para Participar de Feiras de Negócios
 
Como Criar Produtos Digitais
Como Criar Produtos DigitaisComo Criar Produtos Digitais
Como Criar Produtos Digitais
 
Arq idvol 17-1339725441
Arq idvol 17-1339725441Arq idvol 17-1339725441
Arq idvol 17-1339725441
 
E book - feiras e eventos
E book - feiras e eventosE book - feiras e eventos
E book - feiras e eventos
 
Trabalho sobre franquias
Trabalho sobre franquiasTrabalho sobre franquias
Trabalho sobre franquias
 
PEI - Creativity, Innovation and the Future
PEI - Creativity, Innovation and the FuturePEI - Creativity, Innovation and the Future
PEI - Creativity, Innovation and the Future
 
PROSSEG
PROSSEGPROSSEG
PROSSEG
 
Ecommerce de nicho - Sucesso no long tail
Ecommerce de nicho - Sucesso no long tailEcommerce de nicho - Sucesso no long tail
Ecommerce de nicho - Sucesso no long tail
 
Canvas
CanvasCanvas
Canvas
 
6.4 Uma competição entre empresas
6.4 Uma competição entre empresas6.4 Uma competição entre empresas
6.4 Uma competição entre empresas
 
Feiras
FeirasFeiras
Feiras
 
inRetail Congress
inRetail CongressinRetail Congress
inRetail Congress
 
EMPREENDEDORISMO - AULA 2.ppt
EMPREENDEDORISMO - AULA 2.pptEMPREENDEDORISMO - AULA 2.ppt
EMPREENDEDORISMO - AULA 2.ppt
 
Aula 03 empreendedorismo
Aula 03 empreendedorismoAula 03 empreendedorismo
Aula 03 empreendedorismo
 

Recently uploaded

COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholaSLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholacleanelima11
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdfBlendaLima1
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxferreirapriscilla84
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 

Recently uploaded (20)

COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholaSLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 

Dicas para sucesso de produção artesanal

  • 1.  
  • 2. Dicas para sua produção artesanal tenha sucesso
  • 3.
  • 4. 4. Para dar personalidade ao seu produto é necessária a criação de uma identidade visual contendo logotipo, símbolo, cores definidas e o tipo de letra desenhada. 5. Para obter uma melhor produtividade, você deve planejar e organizar a produção por etapas. 6. As etapas de produção devem prever os seguintes passos: criação, previsão dos custos, compra e manejo da matéria-prima, construção do produto, acabamento, capacidade de produção (quantidade) e definição do período de tempo necessário para a realização de cada uma das etapas .
  • 5. 7. Etapas de produção bem definidas evitam prejuízos técnicos e financeiros (desperdício de matéria-prima, perda de qualidade no acabamento, aumento dos custos, não cumprimento dos compromissos negociados). 8. Antes de assumir qualquer compromisso com o seu cliente, analise a sua capacidade de produção: analise o seu tempo de trabalho, a sua capacidade diária, mantenha-se fiel às suas habilidades. O resultado de sua produção deve manter o bom padrão. 9. Mantenha a fidelidade de seu cliente pela qualidade de seus produtos e não pela quantidade. Seja bem objetivo no momento da negociação. O seu capital está em jogo. Uma produção mal calculada causará danos ao seu orçamento.
  • 6. 10. Lembre-se: a partir do momento que seu trabalho for planejado formalmente (escrevendo no papel ou fazendo uma planilha), a administração de sua produção estará sob controle.
  • 7. Via de Escoamento que representa uma Via de Escoamento ?
  • 8.
  • 9. 5. Os produtos que serão comercializados devem se identificar com as tradições culturais e/ou temas de sua região, atendendo às demandas do mercado, produtos com bom acabamento, produtos em forma de coleções. 6. A associação ou cooperativa pode criar uma via de escoamento autônoma, utilizando algum espaço próprio, alugado ou cedido pela prefeitura. 7. Esta via de escoamento autônoma deve ter boas condições logísticas, isto é, uma infra-estrutura adequada para armazenamento, manutenção, administração, transporte e distribuição da produção artesanal. 8. Ela precisa estar bem localizada, permitindo o fácil acesso dos clientes, além de ter uma boa apresentação, com padronização das áreas de circulação e produtos organizados de maneira que facilite a apreciação e a comercialização.
  • 10. 9. Um veiculo de comunicação, considerado moderno, rápido e eficaz é a internet, que permite a criação de uma página de propaganda de seu produto, a um baixo custo ou até gratuitamente. Essa página divulga e permite a comercialização do seu produto em nível nacional e internacional. 10. Divulgue! Valorize a produção artesanal! Utilize os meios de comunicação e crie uma imagem de confiança
  • 11. Há um grande e diversificado mercado para escoar suas produção artesanal. O que você precisa fazer ?
  • 12.
  • 13. 4. Todos os gastos envolvidos devem ser listados para que seu produto possa ser avaliado, sem perdas ou exageros, no processo de definição do preço final para negociação com fornecedores ou clientes. 5. Durante uma negociação, confie em si mesmo. Escute primeiro, apresente sua proposta no momento exato. Perceba, avalie e pondere com firmeza para que o resultado traga benefícios para as duas partes. 6. Tenha certeza sobre sua capacidade de produção em escala (maior quantidade): assegure-se que você, sozinho ou trabalhando em equipe, tem os instrumentos suficientes para cumprir os acordos com seus clientes; analise o seu capital de giro para compra de matéria-prima ou para pagamento de terceiros; tenha credibilidade junto aos seus fornecedores; invista num trabalho capacitado tecnicamente; mantenha o comprometimento com o trabalho.
  • 14. 7. Todos os níveis de comercialização devem ser objetivos e formalizados. Formalizar as suas negociações significa preparar propostas escritas e assinados por todas as partes interessadas. 8. Quanto aos seus fornecedores, analise também as vantagens e desvantagens. A qualidade do que você está adquirindo é importante para a qualidade do seu produto. 9. Os lojistas que se interessam pelo produto artesanal estão cada vez mais exigentes com a qualidade e os prazos; portanto, mantenha um nível profissional no relacionamento com seus clientes. 10. Qualidade do produto, capacidade de produção, controle dos gastos e preço competitivo são segredos para uma comercialização bem sucedida.
  • 15. Trabalhar em conjunto é mais vantajoso . Afinal, uma andorinha só não faz verão ...
  • 16. . 1 A importância do trabalho organizado em forma de núcleo representa várias possibilidades de desenvolvimento pessoal e de incremento profissional, porque proporciona a valorização, integração e o fortalecimento da sua produção artesanal. 2. São vários os tipos de Núcleos: associações, cooperativas, grupos formais e informais. As cooperativas e associações, por serem mais estruturadas, possibilitam uma maior diversificação de atividades. 3. São organizações democráticas, com adesão voluntária, onde não pode existir discriminação social, cultural, política, racial ou religiosa. Os responsáveis pela administração são escolhidos através de eleição ou designação pelos associados .
  • 17. 4. Para o êxito de qualquer tipo de Núcleo, é necessário que o associado seja fiel ao compromisso de parceria e solidariedade. Os direitos são iguais, mas todos devem estar dispostos a assumir responsabilidades. 5. Quando se trabalha em Núcleo, você aumenta sua capacidade de reivindicação e de atendimento das demandas de mercado. 6. Ao associar-se a um Núcleo de trabalho, você tem acesso a uma infra-estrutura que cria várias oportunidades: geração de trabalho sob encomenda; apoio jurídico; desenvolvimento de projetos e produtos; parceria no trabalho; facilidades para aquisição de matéria-prima, incremento de produção em série; oficinas de aperfeiçoamento profissional, palestras seminários e cursos; linhas de financiamento; controle de qualidade de produção artesanal; acesso à tecnologia, com apoio em serviços (telefonia, fax, internet, computador); criação de redes de informação e comunicação; apoio administrativo; possibilidade de emitir nota fiscal.
  • 18. 7. Através de um Núcleo, a negociação e comercialização da produção artesanal tornam-se mais seguras porque elas são feitas através de um sistema de compra e venda conjunta, permitindo que todos os associados escoem sua produção. 8. O seu trabalho, através de um Núcleo, também é favorecido por uma ação de divulgação integrada, que diminui os custos individuais e amplia o universo de consumidores atingidos pela propaganda. 9. O trabalho em Núcleo é um apoio significativo para que você obtenha maior lucratividade com a comercialização de sua produção artesanal. 10. Converse com seus colegas artesãos! Associe-se ao núcleo de sua cidade. Se ainda não existe, tome a iniciativa e ajude a montar um em sua cidade.
  • 19. Design & artesanato consciente casados para sempre
  • 20. Apaixone-se pelo mundo! Apaixone-se pelo brasil! Apaixone-se pela vida! Apaixone-se pelo seu trabalho! Coloque o coração naquilo que faz ! Trabalhe com consciencia! Trabalhe com tesão! Voce e um ARTESÃO!!!!!!!!!!
  • 21. Nossos endereços na internet http://www.amarartesanato.blogspot.com http://amarnucleobambu.blogspot.com / http://www.clicfolio.com/clicfolio/lojavirtual.php?id=9828 http://amarartesanato.hi5.com http://www.flickr.com/photos/amarartesanato / Loja virtual em construção Orkut amar artesanato [email_address] VANIA LUCIA JANONES
  • 22. QUANDO LI, ESQUECI, QUANDO ESCUTEI..... RECORDEI, QUANDO FIZ APRENDI VANIA LUCIA JANONES POLITICAS PUBLICAS PARA MULHERES Mulheres de Atitude Secretaria de assistência social