Classes Gramaticais

  • 104,469 views
Uploaded on

 

More in: Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • ajuda muito, obrigado
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • mds amei me ajudou bastante !
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Nossa muito bom amei esta tudo explicado bem direitinho e esta tudo como a professora pediu para o trabalho nossa adorei
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • quero baix como fasso/?
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • muito,bom!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
104,469
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
1,355
Comments
11
Likes
22

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CLASSES GRAMATICAIS Prof. Betto (homem de três tesouros)
  • 2. Existem 10 Classes Gramaticais Interjeição Preposição Numeral Artigo Conjunção Advérbio Verbo Adjetivo Pronomes Substantivo
  • 3. SUBSTANTIVO Caracteriza um ser , uma coisa , = “ isso ” A Amanda tem olhos lindos. Eu descobri meu amor no azul do mar . Quem descobriu que o ouro foi roubado ?
  • 4. SUBSTANTIVO O substantivo pode ser: A Amanda tem olhos lindos. Eu descobri meu amor no azul do mar . Quem descobriu que o ouro foi roubado ? ser “ coisa” pronome sentimento cor “ coisa” oração substantiva = “isso”
  • 5. Identifique os 12 substantivos O vermelho do Inter impressiona os colorados. Tenho um amigo colorado que chora muito quando o Inter perde. Ele não tem chorado muito ultimamente. O esporte que deveria alegrar as vezes nos traz tristezas, mas com o cantar o belo hino do clube percebe-se que o amor é forte.
  • 6. Identifique os 12 substantivos O vermelho 1 do Inter 2 impressiona os colorados 3 . Tenho um amigo 4 colorado que chora muito quando o Inter 5 perde. Ele 6 não tem chorado muito ultimamente. O esporte 7 que deveria alegrar as vezes nos traz tristezas 8 , mas com o cantar 9 o belo hino 10 do clube 11 percebe-se que o amor é forte 12 .
  • 7. ADJETIVO Qualifica, modifica ou determina um substantivo A Amanda tem olhos lindos . Eu descobri meu amor no azul do mar. A Mônika é como o sol que me ilumina .
  • 8. ADJETIVO O adjetivo pode ser: palavra A Amanda tem olhos lindos . Eu descobri meu amor no azul do mar . A Mônika é como o sol que me ilumina . pronome oração adjetiva locução adjetiva
  • 9. Identifique os 5 adjetivos O vermelho do Inter impressiona os colorados. Tenho um amigo colorado que chora muito quando o Inter perde. Ele não tem chorado muito ultimamente. O esporte que deveria alegrar as vezes nos traz tristezas, mas com o cantar o belo hino do clube percebe-se que o amor é forte.
  • 10. Identifique os 5 adjetivos O vermelho do Inter impressiona os colorados. Tenho um amigo colorado 1 que chora muito 2 quando o Inter perde. Ele não tem chorado muito ultimamente. O esporte que deveria alegrar 3 as vezes nos traz tristezas, mas com o cantar o belo 4 hino do clube 5 percebe-se que o amor é forte 6 .
  • 11. ADVÉRBIO Qualifica ou modifica um verbo , advérbio , adjetivo A Daniele trabalha muito . A minha família é muito feliz. A Daniele trabalha muito bem. Eu fiquei feliz quando descobri o amor .
  • 12. Identifique os advérbios: 5 O vermelho do Inter impressiona os colorados. Tenho um amigo colorado que chora muito quando o Inter perde. Ele não tem chorado muito ultimamente. O esporte que deveria alegrar as vezes nos traz tristezas, mas com o cantar o belo hino do clube percebe-se que o amor é forte.
  • 13. Identifique os advérbios: 5 O vermelho do Inter impressiona os colorados. Tenho um amigo colorado que chora muito 1 quando o Inter perde 2 . Ele não tem chorado muito 3 ultimamente 4 . O esporte que deveria alegrar as vezes 5 nos traz tristezas, mas com o cantar o belo hino do clube percebe-se que o amor é forte.
  • 14. Diferença entre QUE – pronome relativo QUE – conjunção integrante A moça que vi comprou a casa que queimou. Nós vimos que a verdade estava distorcida.
  • 15. Diferença entre QUE – pronome relativo QUE – conjunção integrante A moça que vi comprou a casa que queimou . Nós vimos que a verdade estava distorcida . CONJUNÇÃO INTEGRANTE - oração substantiva PRONOMES RELATIVOS - orações adjetivas
  • 16. Quais orações são adjetivas? A moça que chegou sabia que a alegria era importante . Entender que a vida é bela caracteriza pessoas que amam . Encontramos o livro que foi lançado no ano passado . Nós que respeitamos a lei descobrimos que a vida é bela . Que a noite está linda e que a festa só esta no início , eu já vi.
  • 17. Quais orações são adjetivas? A moça que chegou sabia que a alegria era importante . Entender que a vida é bela caracteriza pessoas que amam . Encontramos o livro que foi lançado no ano passado . Nós que respeitamos a lei descobrimos que a vida é bela . Que a noite está linda e que a festa só esta no início , eu já vi.
  • 18. Quais orações são substantivas? Na festa em que estavas todos viram que estavas tonto . O homem que trabalha aqui pediu que o horário fosse mudado . Os funcionários exigiram que houvesse férias mais longas . O telefone que comprei permite-me que eu possa encontrá-la . É preciso que o Brasil passe por grandes transformações.
  • 19. Quais orações são substantivas? Na festa em que estavas todos viram que estavas tonto . O homem que trabalha aqui pediu que o horário fosse mudado . Os funcionários exigiram que houvesse férias mais longas . O telefone que comprei permite-me que eu possa encontrá-la . É preciso que o Brasil passe por grandes transformações .
  • 20. ARTIGO Qualifica ou determina um substantivo Uma vida boa é a vida d o turista. A Daniele trabalha n o centro. Artigo definido a , as , o , os Artigo indefinido um , uns , uma , umas Combinação da preposição em + artigo o Combinação da preposição de + artigo o
  • 21. PREPOSIÇÃO Prepara uma estrutura que completa ou assessora uma determinada passagem do texto. a, ante,após, até , com , contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sobre, sob, trás Única preposição que pode estar ao lado da preposição a . Na linguagem coloquial é usado com valor de contra .
  • 22. PREPOSIÇÃO A preposição pode iniciar: Temos saudades de você . COMPLEMENTO NOMINAL Nós todos falamos com o chefe . OBJETO INDIRETO Joguei futebol em fins de semana . ADJUNTO ADVERBIAL
  • 23. Relações sintáticas das preposições Qual a função das locuções marcadas iniciadas pelas preposições? As vítimas de crimes têm sede de justiça . Em tempos difíceis , as pessoas crescem. Só encontramos o apartamento à tardinha . Compramos ontem o livro de biologia . A recaptura dos apenados foi muito importante. Nós nunca nos referimos à omissão do chefe . Pude notar a grande necessidade de verbas .
  • 24. Relações sintáticas das preposições Qual a função das locuções marcadas iniciadas pelas preposições? Complemento nominal As vítimas de crimes têm sede de justiça . Adjunto adverbial Em tempos difíceis , as pessoas crescem. Adjunto adverbial Só encontramos o apartamento à tardinha . Complemento nominal Compramos ontem o livro de biologia . Complemento nominal A recaptura dos apenados foi muito importante. Objeto indireto Nós nunca nos referimos à omissão do chefe . Complemento nominal Pude notar a grande necessidade de verbas .
  • 25. Relações sintáticas das locuções com preposição Objeto Indireto O plano de desenvolvimento governamental tem levado muitos adversários políticos ao desespero. Alguns políticos da oposição nunca produzem estudos sérios de melhoria para a vida da população e ainda promovem à população dificuldades. A atitude, de que precisamos, é uma ação que possa melhorar aos poucos a vida do povo e não garantir as verbas, que eles mesmos destinam aos seus próprios bolsos. Qual a função das locuções marcadas iniciadas pelas preposições? Complemento nominal Complemento nominal Objeto Indireto Complemento nominal Complemento nominal Objeto Indireto Complemento nominal Adjunto adverbial Objeto Indireto
  • 26. PRONOME São estruturas que substituem ou determinam nomes. Interrogativos Indefinidos Possessivos Demonstrativos Relativos Pessoais
  • 27. - PRONOMES PESSOAIS - São divididos em três tipos. de tratamento Vossa Senhoria, Vossa Excelência, etc ... Oblíquo me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, consigo, a, as, o, os, nos, conosco, vos, convosco Reto eu, tu, ele, nós, vós, eles
  • 28. - PRONOMES RELATIVOS - Sempre iniciam orações adjetivas. Indicado para dar idéia de tempo QUANDO Liga posse a possuidor CUJO Indicado apenas para lugar físico ONDE É o único que carrega o artigo do referente QUAL Indicado para pessoas QUEM Uso mais geral QUE
  • 29. PRONOMES RELATIVOS (relações sintáticas) Na oração adjetiva o pronome pode assumir várias função sintáticas . O carro, que venceu ontem , é do homem, que ficou rico . O carro venceu ontem. que = o carro que = o homem O homem ficou rico. Sujeito Sujeito O carro, que eu comprei , é do homem, de que falamos . Eu comprei o carro . que = o carro de que = do homem Nós falamos do homem . Objeto Direto Objeto indireto
  • 30. Relações sintáticas dos pronomes relativos Qual a função dos pronomes destacados? O amor, de que necessitamos, é o amor verdadeiro e universal. O verdadeiro gigante também erra, mas ele é quem sabe levantar-se após a queda. Ontem caiu a chuva a que se referiram os maiores especialistas da meteorologia. Devemos desenvolver a paciência: que é a maior virtude de todo ser humano. Na semana passada, li o livro, que tu escreveste, sobre recursos ecológicos. A empresa, a qual compramos, está se desenvolvendo muito bem desde o ano passado. A equipe, que venceu o difícil campeonato brasileiro, recebeu o prêmio.
  • 31. Relações sintáticas dos pronomes relativos Qual a função dos pronomes destacados? Objeto indireto O amor, de que necessitamos, é o amor verdadeiro e universal. Sujeito O verdadeiro gigante também erra, mas ele é quem sabe levantar-se após a queda. Objeto indireto Ontem caiu a chuva a que se referiram os maiores especialistas da meteorologia. Sujeito Devemos desenvolver a paciência: que é a maior virtude de todo ser humano. Objeto direto Na semana passada, li o livro, que tu escreveste, sobre recursos ecológicos. Objeto direto A empresa, a qual compramos, está se desenvolvendo muito bem desde o ano passado. Sujeito A equipe, que venceu o difícil campeonato brasileiro, recebeu o prêmio.
  • 32. Relações sintáticas dos pronomes relativos Qual a função dos pronomes destacados? O plano de desenvolvimento, que os governos vêm implantando, tem adversários políticos, que poderão dificultar. Alguns políticos que não produzem estudos sérios de melhoria para a vida população, que já é sofrida, ainda causam dificuldades, que todos podem perceber. A atitude, de que precisamos, é uma ação que possa melhorar a vida do povo e não garantir as verbas, que são destinadas ao legislativo.
  • 33. Relações sintáticas dos pronomes relativos Qual a função dos pronomes destacados? O plano de desenvolvimento, que os governos vêm implantando, tem adversários políticos, que poderão dificultar. Alguns políticos que não produzem estudos sérios de melhoria para a vida população, que já é sofrida, ainda causam dificuldades, que todos podem perceber. A atitude, de que precisamos, é uma ação que possa melhorar a vida do povo e não garantir as verbas, que são destinadas ao legislativo. Objeto direto Sujeito Sujeito Sujeito Objeto direto Objeto indireto Sujeito Sujeito
  • 34. - PRONOMES DEMONSTRATIVOS - Passado Longe dos dois Se estiver distante aquele, aquela, aquilo Refere-se a algo já citado Perto do ouvinte esse, essa, isso Refere-se a algo ainda não citado Presente Perto do falante Se estiver próximo este, esta, isto citação tempo 2 elementos proximidade
  • 35. - PRONOMES POSSESSIVOS - meu(s), minha(s), teu(s), tua(s), seu(s), sua(s), nosso(s), nossa(s), vosso(s), vossa(s)
  • 36. - PRONOMES INDEFINIDOS - Flexionam com a terceira pessoa de uma modo vago e indefinido. algum, nenhum, todo, outro muito, pouco, certo, qualquer, nada, cada, algo, etc.
  • 37. - PRONOMES INTERROGATIVOS - São os pronomes indefinidos usados em situações interrogativas.
  • 38. VERBOS Os verbos se apresentam em 4 modos verbais: Dá uma idéia de uma informação mais garantida, formal, independente. INDICATIVO IMPERATIVO SUBJUNTIVO INFINITIVO Dá uma idéia de uma informação mais subjetiva, hipotética, possível, dependente. Dá uma idéia de ordem, pedido, solicitação. Dá uma idéia de indeterminação temporal.
  • 39. VERBOS Modo indicativo cantaria, cantarias, cantaria, cantaríamos, cantaríeis, cantariam FUTURO VINCULADO AO PASSADO Futuro do Pretérito cantarei, cantarás, cantará, cantaremos, cantareis, cantarão FUTURO VINCULADO AO PRESENTE Futuro do Presente cantara, cantaras, cantara, cantáramos, cantáreis, cantaram PASSADO DO PASSADO Pretérito + Q Perfeito cantei, cantaste, cantou, cantamos, cantastes, cantaram PASSADO PRÓXIMO OU AÇÃO ACABADA = “ONTEM” Pretérito Perfeito cantava, cantavas, cantava, cantávamos, cantáveis, cantavam PASSADO DISTANTE OU INACABADO Pretérito Imperfeito canto, cantas, canta, cantamos, cantais, cantam Presente
  • 40. VERBOS Modo subjuntivo cantar, cantares, cantar, cantarmos, cantardes, cantarem QUANDO Futuro cantasse, cantasses, cantasse, cantássemos, cantásseis, cantassem SE Pretérito Imperfeito cante, cantes, cante, cantemos, canteis, cantem QUE Presente
  • 41. VERBOS Modo Imperativo cante cantes cante cantemos canteis cantem -- x -- cantes cante cantemos canteis cantem -- x -- canta cante cantemos cantai cantem canto canta s canta cantamos cantai s cantam Presente (Subjuntivo) Imperativo Negativo Imperativo Afirmativo Presente (Indicativo)
  • 42. VERBOS Modo Infinitivo cantar cantares cantar cantarmos cantardes cantarmos cantar Pessoal Impessoal
  • 43. CONJUNÇÃO Nexo, conetivo ou articulador (elementos que ligam orações) Nexos COORDENADOS Nexos COORDENADOS Ou Nei entrega as provas do crime, ou ele não poderá acusar ninguém. ou ... ou; ora ... ora; quer ... quer; etc. ALTERNATIVA Rui estudou muito, portanto foi aprovado com facilidade. portanto; por isso; logo; etc. CONCLUSIVAS Rui foi aprovado, porque estudou muito. porque; pois; etc. EXPLICATIVAS A equipe jogou bem, mas perdeu a partida. mas; porém; contudo; todavia; entretanto; no entanto; etc. ADVERSATIVAS Ana estuda biologia e toma suco de laranja e; nem; também;não só ... mas também; etc. ADITIVAS
  • 44. Nexos SUBORDINADOS Nexos SUBORDINADOS Tu irás à praia para descansar? para; a fim de; com a finalidade; etc. FINAL Ana descobrirá tudo quando chegar em casa. quando; mal; só; enquanto; etc. TEMPORAL O jogo foi ficando nervoso à medida que se aproximava do final. à medida que; etc. PROPORCIONAL João é mais inteligente que o irmão. mais ... que; menos ... que; tanto ... quanto; etc. COMPARATIVA Ele é tão inteligente que surpreendeu a todos. tão ... que; etc. CONSECUTIVA
  • 45. continuação Nexos SUBORDINADOS Nexos SUBORDINADOS Compraremos a casa se sair o financiamento. se; caso; desde que; etc. CONDICIONAL Fizemos o trabalho conforme o professor determinou. conforme; consoante; etc. CONFORMATIVA Ela foi à festa apesar de estar muito triste. embora; apesar de; ainda que; etc. CONCESSIVA Estudas que serás recompensado. porque; já que; que; etc. CAUSAL Eu sei que minha equipe venceu. Perguntamos se Rui estava em casa. que; se INTEGRANTE
  • 46. NUMERAL Ordinal Primeiro, segundo, terceiro, quarto, etc. Cardinal Um, dois, três, quatro, cinco, etc.
  • 47. INTERJEIÇÃO São expressões que denotam sentimentos. Alguns exemplos: ui! ai! de dor alô! ó! ô! psiu! de invocação chi! ah! ué! de espanto ah! oba! opa! de alegria
  • 48.