ReproduçãO Por Semente

34,895 views
34,231 views

Published on

Published in: Business, Travel
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
34,895
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
350
Actions
Shares
0
Downloads
189
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ReproduçãO Por Semente

  1. 1. REPRODUÇÃO POR SEMENTE
  2. 2. 1º FASE: QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS NECESSÁRIAS PARA A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES? MATERIAL  Algodão  Frascos  Feijão  Água
  3. 3. PROCEDIMENTO 1. Colocar de molho o feijão de um dia para o outro. 2. No dia seguinte, colocar o algodão no fundo dos frascos A, B, C e D. 3. Humedecer com água o algodão dos frascos B, C e D. 4. Colocar o feijão sobre o algodão. 5. Colocar o frasco A perto de uma janela à temperatura ambiente, o frasco B à temperatura ambiente e tapado, frasco C dentro de um armário e o frasco D à temperatura ambiente. 6. Deixar germinar o feijão, mantendo sempre o algodão húmido, nos frascos B, C e D. 7. Ao fim de quinze dias, registar os resultados obtidos.
  4. 4. OBSERVAÇÕES RESULTADOS Frasco A Não houve germinação Frasco B Não houve germinação Frasco C Não houve germinação Frasco D Houve germinação
  5. 5. CONCLUSÕES Para que a semente germine é necessário que se encontre em condições do meio ambiente favoráveis – ar, calor, luz e humidade.
  6. 6. 2º FASE: COMO GERMINA O FEIJÃO? MATERIAL  Algodão  Frascos  Feijão  Água  Vasos  Terra
  7. 7. PROCEDIMENTO 1. Colocar de molho o feijão de um dia para o outro. 2. No dia seguinte, colocar o algodão no fundo do frasco, à temperatura ambiente e humedecer com água. 3. Sobre o algodão húmido colocar o feijão. 4. Deixar germinar o feijão, mantendo sempre o algodão húmido. 5. Quando a raiz tiver cerca de 1 cm, retirar o feijão com cuidado e transferir para a terra já colocada no vaso. 6. Regar a terra com água e manter sempre húmida e num local arejado. NOTA: Repetir a experiência em mais frascos.
  8. 8. OBSERVAÇÕES FASES DO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO Até criar raízes, o feijão alimenta-se das 2ª Fase suas duas metades. Fura a terra e cresce o caule, em direcção à 3ª Fase luz. Cresce as folhas, no meio das quais, mais 4ª Fase tarde aparecem as flores. As flores vão dar origem a uma vagem com 5ª Fase novos feijões
  9. 9. CONCLUSÕES O desenvolvimento da planta processa-se por fases, isto é, durante a germinação a semente vai sofrendo uma série de transformações até originar uma planta semelhante à que lhe deu origem.
  10. 10. ANEXOS
  11. 11. Tabela 1: Observar a experiência e registar o que aconteceu na tabela. RESULTADOS Frasco A Frasco B Frasco C Frasco D Podemos então concluir que para germinar a semente precisa de…
  12. 12. Tabela 2: Registar as observações na tabela FASES DO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO 2º Fase 3º Fase 4º Fase 5º Fase
  13. 13. BIBLIOGRAFIA  Rodrigues, A. ; Pereira, C. ; Borges, S. ; Azevedo, L. ( 2005 ). Estudo do Meio – 3º ano. Areal Editores, Perafita.  Domingues, H. ; Batista, J. (2005 ). O Mistério da Vida – 6º ano. Texto Editores, Lisboa.  Caldas, I. ; Pestana, M. (2005). Terra Viva – 6º ano. Santilla Constância, Carnaxide.

×