Met Cient
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
667
On Slideshare
667
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. MÉTODO CIENTIFICO
  • 2. OBSERVAÇÃO  A PERCA DESOVA NA NASCENTE DO RIO DOURO.  A PERCA ADULTA VIVE NA FOZ DO RIO DOURO .  NA ALTURA DA REPRODUÇÃO A PERCA VOLTA AO LUGAR EXACTO ONDE NASCEU.
  • 3. COMO IDENTIFICA O LOCAL ONDE NASCEU ? http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/gif_an imal/perca.jpg&imgrefurl=http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/perca.htm&usg=__ VZ0Ef8youhTv9A_S7GtENxQ4exE=&h=360&w=350&sz=19&hl=pt- PT&start=1&um=1&tbnid=uG8JFrvnCO4DcM:&tbnh=121&tbnw=118&prev=/images%3Fq %3Dperca%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
  • 4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES  SERÁ QUE VOLTA PORQUE DEPOIS DE VIVER EM ÁGUA SALGADA TEM QUE REPRODUZIR EM ÁGUA DOCE?  SERÃO AS DIFERENÇAS DE TEMPERATURA DA ÁGUA QUE FAZ A PERCA VOLTAR?  SERÁ QUE SE REGULA PELO SEU SENTIDO DE ORIENTAÇÃO, MEMORIZANDO O LUGAR ONDE NASCEU?
  • 5. EXPERIÊNCIAS CRIAR UM NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA O QUE FIZ FOI  ESPAÇO DE ÁGUA SALGADA PROVISÓRIO ONDE AS PERCAS NASCEM, COLOQUEI-AS, E CONCLUI QUE SE REPRODUZEM-SE NA MESMA. NA SEGUNDA EXPERIÊNCIA REPETI VÁRIAS VEZES A  TEMPERATURA E NOTEI QUE ERA SEMPRE DIFERENTE, PORTANTO VERIFIQUEI QUE A PERCA SE ADAPTA AS VÁRIAS TEMPERATURAS E CONCLUI TAMBÉM QUE A REPRODUÇÂO NÃO É SEMPRE NA MESMA ALTURA DO ANO. NA ULTIMA EXPERIÊNCIA COLOQUEI PERCAS EM  VÁRIOS AFLUENTES DO RIO DOURO E VERIFIQUEI QUE NUNCA CONSEGUIRAM CHEGAR AO LOCAL ONDE NASCERAM E COLOQUEI OUTRAS A MEIO DO CAMINHO ONDE JÁ TINHAM PASSADO E CONSEGUIRAM VOLTAR AO LOCAL ONDE NASCERAM , POR ISSO CONCLUI QUE TÊM UM SENTIDO DE ORIENTAÇÃO CAPAZ DE GUIA-LAS AO LOCAL DE NASCIMENTO.
  • 6. EXPERIÊNCIAL PESSOAL http://www.arscientia.com.br/sas/fotos/materia/7a206a0bccfcdd 81b94257af9fe4c9ce.jpg
  • 7. OBSERVAÇÃO  REPAREI QUE A MINHA ROUPA DEPOIS DE LAVADA ME DAVA COMICHÃO. http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.rtvagd.sklep.pl/pi/95/4169.jpg&imgrefurl=http://exame.blogs.sapo.pt/tag/m%25C 3%25A1quina%2Bde%2Blavar%2Broupa&usg=__WMF3Bt9Spq-LjHENtKrmnktrISE=&h=300&w=270&sz=13&hl=pt- PT&start=1&um=1&tbnid=xVqChz1311as_M:&tbnh=116&tbnw=104&prev=/images%3Fq%3Dmaquina%2Bde%2Blavar%2Broupa %26um%3D1%26hl%3Dpt-PT
  • 8. PORQUE SERÁ QUE TENHO COMICHÃO DEPOIS DA ROUPA LAVADA?
  • 9. FORMULACÃO DE HIPOTESES SERÁ QUE A QUALIDADE DA ÁGUA É  BOA?  SERÁ DO TIPO DO DETERGENTE USADO?
  • 10. EXPERIÊNCIAS PRIMEIRA EXPERIÊNCIA FUI LAVAR A ROUPA  NOUTRA REGIÃO COM OUTRA QUALIDADE DE ÁGUA E O RESULTADO FOI O MESMO. NA SEGUNDA EXPERIÊNCIA ALTEREI A MARCA  DO DETERGENTE E VERIFIQUEI QUE ERA A CAUSA PARA A COMICHÃO.