Your SlideShare is downloading. ×
Os Computadores nas Escolas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Os Computadores nas Escolas

2,860

Published on

Nesta apresentação podemos ver o inicio da chegada dos computadores nas escolas.

Nesta apresentação podemos ver o inicio da chegada dos computadores nas escolas.

Published in: Technology, Travel
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,860
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
46
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ESCOLA ESTADUAL “JOÃO DANTAS FILGUEIRAS” FLODOALDO MORENO JUNIOR PROFESSOR DA STE PERÍODO VESPERTINO
  • 2. PESQUISA FEITA NO NTE DE TRÊS LAGOAS, COM O APOIO DA PROFESSORA DIVA, SOBRE O USO DO COMPUTADORES NA ESCOLA
  • 3. Uso de computador na escola: um engano? Precisamos saber de que maneira o computador vai alterar nossa concepção de aprendizado. Assistimos, principalmente nos últimos cinco anos, a um interesse e uma preocupação cada vez maiores por parte dos educadores a respeito da presença do computador na escola. O interesse parece justificar-se pela possibilidade de novos caminhos para se alcançar uma melhoria da qualidade de ensino; a preocupação talvez fique por conta do desconhecimento da maioria dos professores de como se utilizar dessa tecnologia sem ser substituído por ela.
  • 4. Sendo esta a preocupação mais grave, é dos professores estarem desconfiados que o computador pode usurpar o seu emprego, fato esse que pode até acontecer, caso o professor que não procurar se atualizar nas TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação, serem sim substituídos, não pela máquina, mas por um outro professor que esteja mais afinado com esta nova tecnologia educacional de nosso tempo: o computador-conectado.
  • 5. O Computador chegou à Escola. E agora? Uma das primeiras tecnologias educacionais oriunda da renascença, o ventilador, o freezer, a tv e o vídeo já fazem parte do cotidiano escolar, o computador-conectado acabou de chegar em nossas escolas. Para o bom uso do computador-conectado na escola, temos alguns entraves a superar, entre eles destacamos: o estrutural, o metodológico.
  • 6. O ESTRUTURAL Estruturalmente os primeiros computadores-conectados que chegaram, tiveram destino á  administração escolar, foram postos nas secretarias e enclausurados com acesso restrito aos diretores, coordenadores e pessoal administrativo e isso contrita com a principal função do computador na escola que é de contribuir incisivamente para o melhoramento da qualidade do processo ensino-aprendizagem, sendo que oferece apoio e recursos aos professores, enquanto ao mesmo tempo se busca fazer a diferença no aprendizado e rendimento do aluno.
  • 7. O METODOLÓGICO Metodologicamente o seu uso está, ainda muito insipiente nas escolas, os atores principais se posicionarem meio atônitos, não sabem bem o que fazer com o computador-conectado em suas práticas pedagógicas em sala de aula, além de que alguns o repudiam de vez, por se tratar de uma nova tecnologia, totalmente desconhecida e que vem acompanhado de incertezas e o professor costuma estar sempre certo das suas convicções e conhecimentos que passam às gerações futuras.
  • 8. O USO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA A entrada do computador na sala de aula, principalmente no final da última década, trouxe questões que dizem respeito não só ao uso do computador, como principalmente sobre o uso de outras tecnologias.
  • 9. COMO SE PODE DEFINIR O TERMO TECNOLOGIA? Tomada em seu sentido mais geral, pode-se dizer que tecnologia é o conjunto ordenado de todos os recursos empregados na produção e comercialização de bens e serviços; no caso da educação, recursos que podem contribuir para sua eficácia, ou seja, que podem possibilitar maior aprendizagem dos alunos.
  • 10. A tecnologia é produzida dentro de uma cultura e esta acaba condicionada por aquela, no sentido de que, a partir da existência de uma dada técnica, a sociedade que a possui acaba por não mais viver sem ela, pelas possibilidades que se abrem com essa tecnologia. Se hoje tem-se, na sociedade, a presença de computadores - tecnologia presente em quase todos os âmbitos da nossa vida - essa tecnologia condicionaria a escola, que faz parte da sociedade. Uma tecnologia não é boa, nem má, mas depende do uso que se faz dela, do contexto em que se insere.
  • 11. CONCLUSÃO Determinar a importância desta ou daquela tecnologia, em termos de ajudar o aluno na construção do conhecimento tem sido uma preocupação recorrente de muitos educadores. Quais recursos são válidos para que os alunos avancem no processo de aprendizagem? Na atualidade, a presença da informática na educação é importante, é inevitável, dado que o computador tornou-se objeto sociocultural integrante do cotidiano das pessoas.
  • 12. “ Vivemos hoje uma Segunda Renascença” e está acontecendo por obra e graça de uma outra tecnologia educacional que é o computador-conectado que já chegou à escola, a fim de que possamos dar conta dessa geração digital que hoje aporta nossos bancos escolares. Sendo assim, concluo que em toda tecnologia pode ser usada construtiva ou destrutivamente (veja-se a energia atômica), portanto tudo depende do preparo de quem fornece o acesso a essa tecnologia, no caso, pais e professores. Cabe agora a nós professores nos interarmos de como se ensina e se aprende nesta Cibercultura, se não quisermos que a escola deixe de ser um espaço privilegiado de aquisição e produção do saber bem como da formação da cidadania, restando-nos ainda perguntar... E agora, o que e como vamos fazer?
  • 13. WEBGRAFIA REFERENCIAS http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=6355 Acessado no dia 20/06/2008 http://www.estado.com.br/editorias/2007/11/07/ger- 1.93.7.20071107.1.1.xml Acessado no dia 20/06/2008 http://teclec.psico.ufrgs.br/oea2000/bruvi.html Acessado no dia 04/07/2008 http://acris.under-linux.org/62-uso-de-computador-na-escola-um-engano.html Acessado no dia 20/06/2008 http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=6355 Acessado no dia 20/06/2008

×