What's Up8

503 views
442 views

Published on

Edição nº8 da newsletter What's Up, da AIESEC Belo Horizonte

Published in: Sports, Entertainment & Humor
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
503
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

What's Up8

  1. 1. Newsletter AIESEC BELO HORIZONTE | Setembro 01 | #8
  2. 2. Os membros novos vem aí A AIESEC Belo Horizonte está entrando em mais uma fase de Induction. Depois de uma bateria de dinâmicas e entrevistas realizadas nas últimas semanas, o Discovery Days do fim-de-semana passado formalizou o início da última fase do processo seletivo 2009.2. Das 112 pessoas que participaram da primeira fase do processo seletivo, 53 foram selecionados para participar do Induction. Os treinamentos para os Membros Novos começam essa semana, só que esse ano tem uma novidade: vários dos treinamentos são direcionados para os Membros Plenos também! Para saber mais, acesse a agenda de treinamentos no fórum e converse com TM e os Vps para saber quais são os treinamentos imperdíveis que aconteceram nos próximos dias. Membros Novos entram no clima AIESECo no Discovery Days
  3. 3. INTERNATIONAL CONFERECE 2009 Foto do Global Village no IC enviada por Dani Brandão A International Conference 2009 está se encerrando nessa semana. O maior evento da AIESEC está acontecendo na Malásia, mais especificamente no Palácio dos Cavalos Dourados, na cidade de Kuala Lumpur. O congresso reuniu cerca de 600 delegados de 107 países para discutir o futuro da AIESEC. Se você não teve a mesma sorte que a nossa EP Daniela Brandão, que está fazendo um intercâmbio na Malásia e pode conferir de perto a IC, não se desespere! Você pode ser um delegado virtual do evento e saber de tudo que está acontecendo na Ásia. Além de poder conferir tudo pelo Twitter e Facebook do congresso. Entre no site www.ic2009malaysia.org para saber mais!
  4. 4. Gente nova na casa A AIESEC Belo Horizonte vai receber um novo trainee essa semana. O polonês Konrad Starzyk chega nessa quinta-feira! Engenheiro de Sistemas de Informação, Konrad tem 25 anos e sabe falar espanhol e alemão, além de conhecer um pouquinho de português. Konrad gosta de cozinhar e dançar, e está ansioso para conhecer mais a culinária e cultura brasileira. Ele já tem alguns lugares em mente que pretende conhecer enquanto estiver em terras tupiniquins: Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu e Salvador. O time de ICX está preparando uma comitiva de recepção para o Konrad na quinta, e uma festa de boas-vindas na sexta. Participe você também das comemorações!
  5. 5. Mais trainees em BH E não é so o Konrad que chega em BH essa semana não. Três trainees da AIESEC Campinas vêm passar o feriado aqui com a gente. A twaianesa Sphinx, a mexicana Norma e o colombiano Julian chegam nesse sábado. Eles já estão com planos de visitar Tiradentes e Ouro Preto, mas pretendem acompanhar nossos planos de comemoração do feriadão. Sphinx e Norma Julian Lembra daquela vaga de traineeship da Suggar? Pois é, ela já tem dono! O chinês Simeng Wang é o mais novo membro da AIESEC Belo Horizonte. Ele acabou de casar com a empresa brasileira e deve chegar no Brasil em outubro. Aluno da Zhejiang University, ele estuda Ciência da Computação e também Administração. Advinha qual é o hobby dele? Baseball Será que vamos ter uns campeonatos de baseball por aqui, ou Simeng vai se render ao futebol? Simeng acaba de se casar com Suggar
  6. 6. Métodos especiais para se tornar um super-herói Adaptação Tetê Barsante (TM) Infelizmente, neste mundo cruel, nem todo mundo nasceu com superpoderes ou habilidades especiais. Então, TM apresenta algumas dicas pra você tornar-se super!! 1. Se deixe picar por uma aranha, cobra ou outro animal peçonhento; 2. Fique em pé num enorme campo aberto durante uma tempestade de raios; 3. Pegue uma chuvinha de meteoros; 4. Inale algum gás super tóxico; 5. Se exponha a radioatividade; 6. Se ofereça para pesquisas de recombinação genética; 7. Nasça em algum planeta distante (pelo menos tente); 8. Arranje um super-anel, uma super-máscara, uma super-espada/faca ou qualquer outro super-objeto; 9. Tome alguma poção misteriosa verde e brilhante que você não saiba o que é, mas que a cor chamativa faça você achar que é suco de couve com laranja. 10. Desafie-se na AIESEC. 11. Seja um facilitador, avaliador, buddy ou Todas as Anteriores! 12. Envolva-se nas atividades do Induction, ainda dá tempo! 13. Fale com seus amiguinhos sobre a AIESEC. 14. Torne-se um Super-Agente de Mudanças 15. Arrume uma identidade secreta legal!
  7. 7. MURAL do intercâmbio E eu os declaro... Temos mais um casamento consolidado na AIESEC Belo Horizonte. A senhora de respeito da vez é Mariana Moura, e o noivo... a Índia! Mari está se preparando para ir trabalhar em Nova Dehli, na empresa Venire. A companhia especializada em arquitetura de interiores atua na Índia, Singapura e Estados Unidos. A job de Mari é bem desafiadora, ela vai trabalhar como arquiteta executiva júnior e será responsável por projetos desde seu planejamento até a execução final. “Nuca tive tanta autonomia em um emprego aqui no Brasil, mas estou preparada!” Apesar de ter falado aos quatro ventos que não iria nunca pra Índia, a vontade de conhecer o país foi crescendo aos poucos em Mari. “Estou com um pouco de medo, mas acho que vai ser fantástico! Principalmente por causa da riqueza cultural do país e porque sei que a espiritualidade e o autoconhecimento do povo indiano irão me acrescentar muito pessoalmente” , diz Mari. Boa sorte nas terras de Shiva, Mari. Jai Ho!
  8. 8. MURAL do intercâmbio O mundo te espera Você já parou para pensar em como você é privilegiado por ter a oportunidade de fazer um intercâmbio? O Brasil conta hoje com 181,5 milhões de habitantes. Menos de 12% da população são estudantes universitários. Você está entre esse número privilegiado. Já o número de brasileiros que fazem intercâmbio ao ano. é cerca de 40 mil pessoas. Isso, contando os estudantes do ensino médio, e o fato da grande maioria fazer o Working and Travel, intercâmbios no qual você vai para um país trabalhar com tudo, menos na sua área de formação acadêmica. A AIESEC te proporciona diversas oportunidades para trabalhar na sua área de atuação e viver experiências de desenvolvimento incríveis. O que você está esperando? Vagas de intercâmbio TN TN-In-IN-MC-2009-2308 Área de atuação: Tecnologia da Informação Empresa: Tata Consultancy Services Ltd. Localização: INDIA Salário: U.S.$ 450 Tarefas/Competências: Desenvolvimento de software (codificação), processamento e controle de códigos por especificação técnica, desenvolver interna e externamente relacionamento com stakeholders TN TN-In-PT-MC-2009-1248 Área de atuação: Tecnologia da Informação Empresa: CAPGEMINI PORTUGAL-SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INFORMÁTICA, S.A Localização: PORTUGAL Salário: U.S.$ 920 Tarefas/Competências: Programar e desenvolver aplicações, programação, garantia de qualidade do programa, realizar avaliações e cursos.
  9. 9. MURAL do intercâmbio TT TN-In-PE-AR-2009-1254 Área de atuação: Tecnologia da Informação Empresa:Rothman EIRL Localização: AIESEC AREQUIPA, PERU Salário: U.S.$ 334 Tarefas/Competências: Manutenção e instalação em luz e sons de equipamentos. DT TN-In-CL-CE-2009-1248 Área de atuação: Administração, outros estudos Empresa: Comunidad Organizaciones Solidarias Localização: AIESEC SANTIAGO, CHILE Salário: U.S.$ 90 Tarefas/Competências: Dar seguimento à implementação do cronograma de execução de transparência das organizações partes da Comunidade de Organizações Solidárias ;preparar um manual com os fundos disponíveis para toda a organização, (pe: bolsas, fundos, subsídios governamentais, etc); participar de reuniões mensais para gestão, administração dos recursos. DT TN-In-GH-LG-2009-1510Área de atuação: HIV, AIDS Empresa: AIESEC Localização: AIESEC LEGON, GANA Salário: U.S.$ 1 Tarefas/Competências: Desenvolvimento do projeto, estratégias de conseguir patrocinadores, e angariar fundos, facilitador de sessões sobre HIV nas escolas. ET TN-In-PL-WW-2009-1428 Área de atuação: Educação cultural Empresa:Junior english high school Localização: AIESEC WARSAW UNIVERSITIES, POLÔNIA Salário: U.S.$ 650 Tarefas/Competências: Lecionar inglês para crianças entre 3 e 16 anos.
  10. 10. Que tal CONHECER? Índia A Índia conta com uma das civilizações mais antigas e populosas do O país é uma república mundo. Para se falar sobre o país, apenas parlamentar que consiste em 28 estados uma palavra vêm à tona: diversidade. A e em 7 territórios federais e é um dos Índia tem uma população de 1,027 poucos países a ser liderado por uma milhões de pessoas, conta com vários mulher, a presidente Pratibha Patil. grupos étnicos diferentes, 6 religiões O país também é um dos principais e 22 línguas oficialmente produtores culturais mais efervescentes reconhecidas, sem contar com as no planeta. Faz tempo que Bollywood, a centenas de dialetos falados pelo indústria de cinema Hindi, superou a território americana em produção. A Índia produz nada menos do que 800 filmes ao ano! A Índia também é um país de contrastes. Ao mesmo tempo convive-se uma cultura milenar e tradicionalíssima com um dos pólos tecnológicos mais avançados do mundo. Essa predisposição a inovação tecnológica, aliás, foi o que garantiu o país como uma das potências mais importantes da A AIESEC tem uma presença forte política e economia mundial. no país, por meio de 14 comitês locais. Além disso, a índia também está se destacando na nossa rede internacional. O novo presidente da AIESEC Internacional é o indiano Aman Jain, de 23 anos. Ah, e advinha onde será realizada a International Conference 2010?
  11. 11. POP UP Você conhece a estrutura da AIESEC mundial? A AIESEC é dividida em quatro níveis organizacionais. A AIESEC International é responsável pela gestão da AIESEC EXCHANGE mundialmente e determina as estratégias que norteam cada parte da organização. As Growth Networks são 6 regiões que dividem os países e territórios onde a AIESEC está presente por similaridades econômicas, culturais e políticas. Cada país ou território conta também com um MC. É o comitê nacional que orienta todos os comitês e extensões locais a nível nacional. E finalmente, os Local Comitees (Cls) são a estrutura mais específica da plataforma AIESEC, que representam as áreas de atuação locais da AIESEC em cidades e estados. A AI funciona mais ou menos com a mesma estrutura dos Local Comitees, e seu Growth Networks escritório fica sediado na Holanda. Existe o presidente da rede internacional, e cada área interna da AIESEC conta com um responsável, igualzinho no nosso CL. O mais interessante é que, como a AIESEC é 100% democrática, todos os cargos da organização em nível mundial e nacional também são eleitos pelos membros. E estão ao alcance de qualquer AIESECer! Veja a estrutura da AI abaixo: Os MCs também seguem a estrutura de presidência e vice-presidentes responsáveis por President cada setor. Mas além disso, os MCs contam com VP Communication o apoio de “gerentes” ou managers e de times VP Exchange Management suporte para facilitar o atendimento e gestão dos VP External Relations times locais, e na criação de estratégias VP Finance and Legal Affairs nacionais.. VP Information Management Times Locais brasileiros VP Org. Dev. and Strategy VP Talent Management BCC: Brazilian Communication Crew Global Alumni Relations Manager BTMU: Brazilian Talent Management Unit Corporate Relations Manager TNA: Time Nacional de Auditoria Global Partnership Manager Information Management Project Manager NIEXT: National ICX Team Non Corporate Manager NOXT: National OGX Team User Support and Education manager
  12. 12. pense NISSO Você sabia? por Equipe de ASI Uma cidade como Belo Horizonte ...não são recicláveis: embalagens de produz diariamente, cerca de 4 mil papel amanteigado, parafinado, celofane, toneladas de lixo, o que equivale a 1000 plastificado e laminado, mas podem ser elefantes ou 5 mil fusquinhas. reaproveitados. Portanto: Por isso: - Reduza o lixo produzido na sua casa ...junte em sua casa latas, garrafas, desperdiçando menos e consumindo só o plásticos, papel, papelão, jornais e necessário. revistas, todo material que pode ser -Recicle! Reciclar é transformar produtos reaproveitado e coloque-os em sacolas descartáveis em materiais novos, pronto plásticas ou caixas, separadamente para para ser reutilizado. A reciclagem permite a que a coleta seletiva seja eficiente. diminuição da extração de madeira e ...negocie o material separado para a minério; a diminuição da retirada de coleta seletiva, com catadores petróleo e a preservação do meio ambiente, ambulantes ou deposite-os nos Locais de pois diminui a poluição da água, do ar e da Entrega Voluntária (LEVs). terra. Ops! Locais de Entrega Voluntária? O que é isso? É um modelo de coleta seletivo que conta com contêineres disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte, em vários pontos da cidade. Os contêineres são instalados nas cores padrões dos materiais recicláveis: azul para o papel, vermelho para o plástico, amarelo para o metal e verde para o vidro, Saiba que: e cada conjunto é chamado de Local de ...nem tudo que não pode ser utilizado é lixo. Entrega Voluntária (LEV). ...cada tonelada recuperada de alumínio economiza 5 toneladas de bauxita ....o plástico fabricado a partir do plástico usado sai por menos da metade do preço do processo industrial que toma como ponto de partida o petróleo. ...o isopor já é reciclável. ...o vidro enterrado no solo, como rejeito, demora 4 mil anos para se decompor. O alumínio demora de 200 a 500 anos; o plástico, 450 anos e o papel, 6 meses.
  13. 13. COM a palavra Paulo Mortara VPASI Agir sustentavelmente é? Pensar se aquilo que você está fazendo pode ser feito para sempre, e se os outros poderão fazer essa mesma coisa depois que você não puder mais fazer. O copo está meio cheio ou meio vazio? Maior qualidade do ser humano? Tanto faz, melhor que estar totalmente pensar. vazio. Melhor dia da semana? Melhor lembrança da infância? Qualquer dia, desde que seja férias. Subir em arvore, a comida da minha vó. Se fosse um personagem do cinema, quem seria? Prato preferido? O ratinho de Ratattouille. Risotto em boa compania! Maior desafio que já superou? Lugar que sonha conhecer? Por Não sei se existe um maior que todos quê? os outros. Acho que a cada dia temos A cidade de Mortara, na Itália! Acho um diferente. que é bem auto-explicativo =) AIESEC é? Pior lugar que já visitou? Por quê? Oportunidade, cabe a você aproveitar Quando eu visitei Salvador foi bem dela ;) ruim, mas guardo lembranças boas. Acho que tudo depende de como você encara a viagem.

×