SlideShare a Scribd company logo
1 of 51
É O ESPÍRITO SANTO DEUS ?
Aqueles que não querem aceitar o Espírito Santo como Deus, dizem que o Espírito Santo é o mesmo Espírito de Deus, ou o Espírito de Jesus ou uma influência, ou um poder ou uma energia ou outra coisa qualquer menos Deus. INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo é analisar cuidadosamente o texto de S. João 14:16 focalizando com atenção uma palavra grega-  ALLÓS .  O texto diz:
"E Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará OUTRO Consolador, afim de que esteja para sempre convosco."
Aqui temos três Pessoas distintas, o Pai, Jesus e o OUTRO Consolador. Neste texto não diz quem é o Consolador, embora saibamos que Ele é o Espírito Santo, por outros textos.
Nosso estudo será descobrir se o Espírito Santo é da mesma natureza e da mesma essência que o Pai e o Filho ou se Ele é de natureza e essência diferente.
I  Parte:  Aspectos divinos que distinguem Deus de outros deuses:
Onisciente  (Salmo 139:1-4)  Onipotente  (Mateus 19:26)  Eterno  (Salmo 90:2)  Imutável  (Malaquias 3:6)  Bondade  (Salmo 145:9)  Amor  (I João 4:8)  Onipresente  (Salmo 139:7-12)  Criador  (Êxodo 20:11)
Aspectos divinos que distinguem Cristo de outros deuses:
(1) Trinity, Whidden, Moon e Reeve, pág. 22 e 23 – Review and Herald, publishing Association USA, 2002.  Onisciente  (Salmo 139:1-4)  Onipotente  (Mateus 19:26)  Eterno  (Salmo 90:2)  Imutável  (Malaquias 3:6)  Bondade  (Salmo 145:9)  Amor  (I João 4:8)  Onipresente  (Salmo 139:7-12)  Criador  (Êxodo 20:11)
II  Parte:  DIFERENÇAS ENTRE DUAS PALAVRAS GREGAS
Se eu disser: Eu tenho uma caneta, mas preciso de outra. A pessoa que me atende poderá trazer-me outra caneta igual àquela que está em minhas mãos.  Exemplo:  Em português, temos apenas uma palavra para distinguir um elemento da mesma espécie ou de espécie diferente.
Porém, se eu quiser uma caneta diferente daquela que tenho em mãos, eu falo por favor me traga outra caneta. Neste caso, preciso acrescentar   Outra caneta diferente.
Porque a palavra  OUTRO  para designar algo igual ou  OUTRO  para designar algo diferente, em português é a mesma. Entretanto, esta similaridade de palavras, não existe em Grego.
Quando você diz: Quero  OUTRA  caneta, se você quer uma caneta igual, da mesma substância, da mesma qualidade, da mesma espécie então, você usa a palavra  ALLÓS .
Porém se você quiser uma caneta diferente, de espécie diferente, de substância diferente, desigual, então você usará a palavra  HETERÓS.   (1) Trinity, Whidden, Moon e Reeve, pág. 122 – Review and Herald, publishing Association USA, 2002.
"Em Grego existem duas palavras para OUTRO:  Allós  significa outro da mesma espécie, enquanto  Heterós,  significa outro de espécie diferente"  (2) Undertanding the Trinity, Max  Hatton, pág. 113 – Autumn House, Alma Park Grantham, England, 2001.
Textos  onde a palavra OUTRO  –  ALLÓS ,  é usada para indicar  elementos da  mesma  espécie:
[object Object]
2 - "E Pedro estava da parte de fora, à porta.  Saiu então o  OUTRO (Allós)  discípulo que era conhecido do Sumo Sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro."  João 18:16  – João era o outro discípulo, da mesma espécie que Pedro.
3 - "Foram pois os  soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao  OUTRO (Allós)  que com ele fora crucificado."  João 19:32  – Outro ladrão, da  mesma espécie."  Geofrey W. Bromiley, Theological Dictionary Of The New Testament, pág. 43 e 44, William B. Eerdmans  Publishing Company Grand Rápids, 1986.
Vejamos alguns textos onde a palavra  OUTRO  – HERTERÓS, é usada para indicar elementos de espécie ou de natureza diferente.
1  "Maravilho-me de que tão depressa passásseis dAquele que vos chamou à graça de Cristo para  OUTRO  (Heterós) evangelho" Gálatas 1:6 – Outro evangelho, de espécie diferente, de natureza diferente.
2 "Porque se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis  OUTRO  (Heterós) Espírito que não recebestes, ou  OUTRO  (Heterós) evangelho, que não abraçastes, com razão sofrereis."  II Coríntios 11:4
Outro evangelho ou outro Espírito, de espécie diferente. (Em Atos 15:1 e 5 está a explicação do conteúdo deste  OUTRO  evangelho e deste  OUTRO  Espírito. Eram coisas diferentes daquelas que Paulo tinha ensinado. Era um evangelho misturado com tradições judaicas)
3  "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o  OUTRO  (Heterós) ou se dedicará a um e desprezará o  OUTRO . (Heterós) Não podeis servir a Deus e a mamom." Mateus 6:24 – Outro senhor, de espécie diferente, de natureza diferente.
[object Object],[object Object]
Como você notou, existe uma grande diferença entre ALLÓS, outro da mesma espécie, ou da mesma natureza e HETERÓS, outro de espécie diferente, ou de natureza diferente.
Aqui nasce a pergunta vital: Em João 14:16 João usou a palavra  ALLÓS  ou  HETRÓS  para indicar o OUTRO Consolador que o Pai enviaria? Resposta: João usou a palavra  ALLÓS .
Agora leia mais uma vez acima os aspectos que distinguem Deus e Jesus de outros deuses. Tendo isso em mente, podemos afirmar: O Pai é Deus, Jesus é Deus e o  Espírito Santo é da mesma substância e da mesma espécie, então o Espírito Santo é Deus.
III  Parte:  Comprovação Bíblica e do Espírito de Profecia de que o Espírito Santo tem as mesmas características que distinguem Deus
O ESPÍRITO SANTO É  ONIPOTENTE  Romanos 15:19 diz:   "Pelo poder dos sinais e prodígios na virtude do Espírito de Deus..."
"Ao pecado só poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação  da terceira pessoa da   Divindade,  (Trindade) à qual viria, não como energia modificada, mas na  plenitude do divino poder."   ( 3) DN pág. 501- Ellen White, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São Paulo, Terceira Edição
O ESPÍRITO SANTO É  ONIPRESENTE .   No Salmo 139:7 lemos: "Para onde me irei do Teu Espírito, e para onde fugirei da Tua face?"
"As circunstâncias podem nos separar de todos os amigos terrestres. Nenhuma porém, pode nos separar do celeste  Consolador.  Onde estivermos, onde formos,  Ele  estará sempre ao nosso lado  para apoiar, suster, erguer e animar ."   (4) (DN, idem, pág. 500)
O ESPÍRITO SANTO É  ONISCIENTE O apóstolo Paulo diz: "Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito: porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus". Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus."   I Coríntios 2:10 e 11.
"O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana e dela independente. Embaraçado com a humanidade, Cristo não poderia estar em toda a parte em pessoa. Era portanto do interesse deles que fosse para o Pai e enviasse o Espírito Santo como Seu sucessor na terra.
Ninguém poderia ter então vantagem devido a sua situação ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Espírito o Salvador seria acessível a todos. Nesse sentido estaria mais perto deles do que se não subisse ao alto .” (7) DN, pág. 499, Ellen G. White, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São Paulo, Terceira Edição.
O ESPÍRITO SANTO É ETERNO "Os eternos dignitários  – Deus, Cristo e o Espírito Santo munindo os discípulos de energia sobre-humana... Avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado."  (5) Manuscrito 145, 1901
O ESPÍRITO SANTO É INFINITO "Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e estes três grandes poderes  infinitos  estão harmoniosamente comprometidos a trabalhar em nosso favor se cooperarmos com Eles"  (6) M.M. 1992, pág. 110
O ESPÍRITO SANTO PODE SER BLASFEMADO  Portanto Eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.... Mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro."  (Mat. 12:31 e 32)
O QUE É BLASFÊMIA?   Blasfêmia é um tipo de insulto pessoal dirigido unicamente a Deus. É quando alguém se coloca no lugar de Deus ou assume as prerrogativas devidas unicamente a Deus.  Ver Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, pág. 71 e 72, Review and Herald Publishing Association, USA, 2002
Quando Jesus perdoou o pecados do paralítico, os judeus disseram que Ele blasfemou porque reconheciam que o ato de perdoar pecados é atribuição exclusiva de Deus.
"Os fariseus tomaram essas palavras como blasfêmia, e conceberam a idéia de apresentá-las como pecado digno de morte. Disseram em seu coração: "Ele blasfema; quem pode perdoar pecados senão só Deus?  Ellen White, DN, pág. 269, CD Room, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí SP, 2002"
" Quando Satanás sugeriu que Cristo o adorasse, Jesus teve esta atitude como blasfema. "Ao solicitar Satanás homenagem, despertou-se a divina indignação de Cristo e não pôde mais tolerar a blasfema pretensão de Satanás, ou mesmo permitir que ficasse em Sua presença."  Ellen White, História da Redenção, pág. 286, CD Room, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí SP, 2002"
Quando Jesus Se comparou com Deus, eles disseram:  "Não Te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo Tu homem, Te fazes Deus a Ti mesmo." João 10:33. Se blasfemar é um ato pecaminoso dirigido unicamente a Deus, e se há a possibilidade de alguém blasfemar contra o Espírito Santo, a conclusão é que Ele é Deus.”
Max Hatton reconhece que o Espírito Santo é uma pessoa da trindade   Diz ele : "O Espírito Santo é uma pessoa da trindade. Ele não é o Pai, e nem o Filho. Ele é coeterno com os três"  (8) Max Hatton, idem pág. 119.
Ellen White reconhece claramente que o Espírito Santo é uma pessoa como o próprio Deus.   Diz Ela : "Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos." . (9) Evangelismo pág.616  Ellen White, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São Paulo, 1975.
O Espírito Santo é  OUTRO  (Allós) Consolador, DA MESMA ESPÉCIE, infinito, eterno onipresente, onipotente, e onisciente. Se o Pai é Deus, se Jesus é Deus, e o  Espírito Santo é da mesma espécie,  ENTÃO ELE É DEUS.  CONCLUSÃO
É um mestre amoroso, é uma pessoa interessada em nosso presente e futuro. Embora unido ao Pai e ao Filho em substância, tem Sua própria personalidade e tarefas.   Ivanaudo B. de Oliveira Secretário USB.
FIM DA APRESENTAÇÃO

More Related Content

What's hot

estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblicovalmarques
 
As Obras da Carne e o Fruto do Espirito
As Obras da Carne e o Fruto do EspiritoAs Obras da Carne e o Fruto do Espirito
As Obras da Carne e o Fruto do EspiritoMárcio Martins
 
6. sinais da volta de jesus
6. sinais da volta de jesus6. sinais da volta de jesus
6. sinais da volta de jesusMoisés Sampaio
 
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfApostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfJooAlbertoSoaresdaSi
 
Os Perigos das Obras da Carne
Os Perigos das Obras da CarneOs Perigos das Obras da Carne
Os Perigos das Obras da CarneMárcio Martins
 
Lição 11 - O governo do anticristo e o falso profeta
Lição 11 - O governo do anticristo e o falso profetaLição 11 - O governo do anticristo e o falso profeta
Lição 11 - O governo do anticristo e o falso profetaSergio Silva
 
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser SuestimadaLição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser SuestimadaÉder Tomé
 
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus CristoLição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus CristoÉder Tomé
 
#(2) Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído saul rei sobre...
#(2) Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído saul rei sobre...#(2) Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído saul rei sobre...
#(2) Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído saul rei sobre...Celso do Rozário Brasil Gonçalves
 
O Arrebatamento da Igreja
O Arrebatamento da IgrejaO Arrebatamento da Igreja
O Arrebatamento da IgrejaMárcio Martins
 
O evangelho do reino de deus aula 02
O evangelho do reino de deus   aula 02O evangelho do reino de deus   aula 02
O evangelho do reino de deus aula 02Alípio Vallim
 

What's hot (20)

estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblico
 
A armadura de deus
A armadura de deusA armadura de deus
A armadura de deus
 
7. arrebatamento
7. arrebatamento7. arrebatamento
7. arrebatamento
 
As Obras da Carne e o Fruto do Espirito
As Obras da Carne e o Fruto do EspiritoAs Obras da Carne e o Fruto do Espirito
As Obras da Carne e o Fruto do Espirito
 
A IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAIS
A IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAISA IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAIS
A IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAIS
 
O Cânone Das Escrituras
O Cânone Das EscriturasO Cânone Das Escrituras
O Cânone Das Escrituras
 
Tiago lição 03
Tiago lição 03Tiago lição 03
Tiago lição 03
 
6. sinais da volta de jesus
6. sinais da volta de jesus6. sinais da volta de jesus
6. sinais da volta de jesus
 
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdfApostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
Apostila de Batismo - Igreja Batista da Lagoinha.pdf
 
A Epistola aos Romanos
A Epistola aos RomanosA Epistola aos Romanos
A Epistola aos Romanos
 
Os Perigos das Obras da Carne
Os Perigos das Obras da CarneOs Perigos das Obras da Carne
Os Perigos das Obras da Carne
 
Lição 11 - O governo do anticristo e o falso profeta
Lição 11 - O governo do anticristo e o falso profetaLição 11 - O governo do anticristo e o falso profeta
Lição 11 - O governo do anticristo e o falso profeta
 
Livro de ester
Livro de esterLivro de ester
Livro de ester
 
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser SuestimadaLição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
 
(1) é conveniente para o cristão usar piercing e tatuagem
(1) é conveniente para o cristão usar piercing e tatuagem(1) é conveniente para o cristão usar piercing e tatuagem
(1) é conveniente para o cristão usar piercing e tatuagem
 
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus CristoLição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
 
#(2) Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído saul rei sobre...
#(2) Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído saul rei sobre...#(2) Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído saul rei sobre...
#(2) Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído saul rei sobre...
 
O Arrebatamento da Igreja
O Arrebatamento da IgrejaO Arrebatamento da Igreja
O Arrebatamento da Igreja
 
1 coríntios 4
1 coríntios 41 coríntios 4
1 coríntios 4
 
O evangelho do reino de deus aula 02
O evangelho do reino de deus   aula 02O evangelho do reino de deus   aula 02
O evangelho do reino de deus aula 02
 

Viewers also liked

Meu amigo o espirito santo - Estudo para crianças
Meu amigo o espirito santo - Estudo para criançasMeu amigo o espirito santo - Estudo para crianças
Meu amigo o espirito santo - Estudo para criançasAlessandra Lucas Leite Rocha
 
Pedindo os sete_dons_do_espirito_santo
Pedindo os sete_dons_do_espirito_santoPedindo os sete_dons_do_espirito_santo
Pedindo os sete_dons_do_espirito_santoPresentepravoce SOS
 
A Guide to SlideShare Analytics - Excerpts from Hubspot's Step by Step Guide ...
A Guide to SlideShare Analytics - Excerpts from Hubspot's Step by Step Guide ...A Guide to SlideShare Analytics - Excerpts from Hubspot's Step by Step Guide ...
A Guide to SlideShare Analytics - Excerpts from Hubspot's Step by Step Guide ...SlideShare
 
Desempenho de papéis e saúde familiar
Desempenho de papéis e saúde familiarDesempenho de papéis e saúde familiar
Desempenho de papéis e saúde familiarAlmy Alves
 
Micro computadores
Micro computadoresMicro computadores
Micro computadoresLuis Varoli
 
Reparação de placa mãe – curso completo
Reparação de placa mãe – curso completoReparação de placa mãe – curso completo
Reparação de placa mãe – curso completodicavirtual
 
Carater cristao aula 3 - pressao do grupo
Carater cristao   aula 3 - pressao do grupoCarater cristao   aula 3 - pressao do grupo
Carater cristao aula 3 - pressao do grupojvictormm
 
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014Evandro Júnior
 
O CaráTer De Um Lar CristãO
O CaráTer De Um Lar CristãOO CaráTer De Um Lar CristãO
O CaráTer De Um Lar CristãOFlavio Brim
 
IECBR - ECM - Escola de Crescimento Ministerial
IECBR - ECM - Escola de Crescimento MinisterialIECBR - ECM - Escola de Crescimento Ministerial
IECBR - ECM - Escola de Crescimento MinisterialAndré Thiago Netto, MSc
 

Viewers also liked (20)

QUEM É O ESPIRITO SANTO
QUEM É O ESPIRITO SANTOQUEM É O ESPIRITO SANTO
QUEM É O ESPIRITO SANTO
 
O espirito santo de deus
O  espirito  santo  de  deusO  espirito  santo  de  deus
O espirito santo de deus
 
Símbolos do Espírito Santo
Símbolos do Espírito SantoSímbolos do Espírito Santo
Símbolos do Espírito Santo
 
A obra do espírito santo
A obra do espírito santoA obra do espírito santo
A obra do espírito santo
 
Meu amigo o espirito santo - Estudo para crianças
Meu amigo o espirito santo - Estudo para criançasMeu amigo o espirito santo - Estudo para crianças
Meu amigo o espirito santo - Estudo para crianças
 
Pedindo os sete_dons_do_espirito_santo
Pedindo os sete_dons_do_espirito_santoPedindo os sete_dons_do_espirito_santo
Pedindo os sete_dons_do_espirito_santo
 
Dinâmica das garrafas_vazias
Dinâmica das garrafas_vaziasDinâmica das garrafas_vazias
Dinâmica das garrafas_vazias
 
João wesley e o metodismo
João wesley e o metodismoJoão wesley e o metodismo
João wesley e o metodismo
 
Princípios do culto a Deus
Princípios do culto a DeusPrincípios do culto a Deus
Princípios do culto a Deus
 
A Guide to SlideShare Analytics - Excerpts from Hubspot's Step by Step Guide ...
A Guide to SlideShare Analytics - Excerpts from Hubspot's Step by Step Guide ...A Guide to SlideShare Analytics - Excerpts from Hubspot's Step by Step Guide ...
A Guide to SlideShare Analytics - Excerpts from Hubspot's Step by Step Guide ...
 
Desempenho de papéis e saúde familiar
Desempenho de papéis e saúde familiarDesempenho de papéis e saúde familiar
Desempenho de papéis e saúde familiar
 
Micro computadores
Micro computadoresMicro computadores
Micro computadores
 
Teologia econômica financeira
Teologia econômica financeira Teologia econômica financeira
Teologia econômica financeira
 
Reparação de placa mãe – curso completo
Reparação de placa mãe – curso completoReparação de placa mãe – curso completo
Reparação de placa mãe – curso completo
 
Cap 5 cultura
Cap 5 culturaCap 5 cultura
Cap 5 cultura
 
Carater cristao aula 3 - pressao do grupo
Carater cristao   aula 3 - pressao do grupoCarater cristao   aula 3 - pressao do grupo
Carater cristao aula 3 - pressao do grupo
 
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
O CaráTer De Um Lar CristãO
O CaráTer De Um Lar CristãOO CaráTer De Um Lar CristãO
O CaráTer De Um Lar CristãO
 
IECBR - ECM - Escola de Crescimento Ministerial
IECBR - ECM - Escola de Crescimento MinisterialIECBR - ECM - Escola de Crescimento Ministerial
IECBR - ECM - Escola de Crescimento Ministerial
 

Similar to È O Espirito Santo Deus?

Uma Apresentação do Espirito Santo.ppt
Uma Apresentação do Espirito Santo.pptUma Apresentação do Espirito Santo.ppt
Uma Apresentação do Espirito Santo.pptssuserbf1c56
 
Tabernáculo da fé e a maçonaria
Tabernáculo da fé e a maçonariaTabernáculo da fé e a maçonaria
Tabernáculo da fé e a maçonariaAKEL Edin
 
Trindade Deus Jesus E. santo
Trindade Deus Jesus E. santoTrindade Deus Jesus E. santo
Trindade Deus Jesus E. santojb1955
 
Os discípulos e as Escrituras_Resumo_112014
Os discípulos e as Escrituras_Resumo_112014Os discípulos e as Escrituras_Resumo_112014
Os discípulos e as Escrituras_Resumo_112014Gerson G. Ramos
 
DUREZA DA LEI NOS DEIXA SEM GRAÇA - VÓL III
 DUREZA DA LEI NOS DEIXA SEM GRAÇA - VÓL III DUREZA DA LEI NOS DEIXA SEM GRAÇA - VÓL III
DUREZA DA LEI NOS DEIXA SEM GRAÇA - VÓL IIICristiane Patricio
 
Só o pai é Deus?
Só o pai é Deus?Só o pai é Deus?
Só o pai é Deus?jb1955
 
Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
 Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018. Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.Ramón Zazatt
 
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZA MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZCristiane Patricio
 
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02José Silva
 
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02netirfreitas
 
Como descobrir adulteracoes_nas_traducoes_de_egw
Como descobrir adulteracoes_nas_traducoes_de_egwComo descobrir adulteracoes_nas_traducoes_de_egw
Como descobrir adulteracoes_nas_traducoes_de_egwJose Moraes
 
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADOANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADOCristiane Patricio
 
1 trindade - 08-09-2013 (1)
1   trindade - 08-09-2013 (1)1   trindade - 08-09-2013 (1)
1 trindade - 08-09-2013 (1)judju
 
Lição 5 - A Identidade do Espírito Santo
Lição 5 - A Identidade do Espírito SantoLição 5 - A Identidade do Espírito Santo
Lição 5 - A Identidade do Espírito SantoÉder Tomé
 
IASD - ESTUDO TRINDADE - EQUIP PASTOR LUIZ GONÇALVES
IASD - ESTUDO TRINDADE - EQUIP PASTOR LUIZ GONÇALVESIASD - ESTUDO TRINDADE - EQUIP PASTOR LUIZ GONÇALVES
IASD - ESTUDO TRINDADE - EQUIP PASTOR LUIZ GONÇALVESJose Moraes
 

Similar to È O Espirito Santo Deus? (20)

Uma Apresentação do Espirito Santo.ppt
Uma Apresentação do Espirito Santo.pptUma Apresentação do Espirito Santo.ppt
Uma Apresentação do Espirito Santo.ppt
 
Tabernáculo da fé e a maçonaria
Tabernáculo da fé e a maçonariaTabernáculo da fé e a maçonaria
Tabernáculo da fé e a maçonaria
 
Trindade Deus Jesus E. santo
Trindade Deus Jesus E. santoTrindade Deus Jesus E. santo
Trindade Deus Jesus E. santo
 
Os discípulos e as Escrituras_Resumo_112014
Os discípulos e as Escrituras_Resumo_112014Os discípulos e as Escrituras_Resumo_112014
Os discípulos e as Escrituras_Resumo_112014
 
DUREZA DA LEI NOS DEIXA SEM GRAÇA - VÓL III
 DUREZA DA LEI NOS DEIXA SEM GRAÇA - VÓL III DUREZA DA LEI NOS DEIXA SEM GRAÇA - VÓL III
DUREZA DA LEI NOS DEIXA SEM GRAÇA - VÓL III
 
Domínio espiritual – completo de 01 a 10
Domínio espiritual – completo de 01 a 10Domínio espiritual – completo de 01 a 10
Domínio espiritual – completo de 01 a 10
 
Só o pai é Deus?
Só o pai é Deus?Só o pai é Deus?
Só o pai é Deus?
 
16 a a divindade
16 a  a divindade16 a  a divindade
16 a a divindade
 
Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
 Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018. Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
Unidade 4 - Descobrindo em parte "O Mistério da Trindade" - versão 2018.
 
GUERRA
GUERRAGUERRA
GUERRA
 
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZA MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
 
Doutrinas biblicas
Doutrinas biblicasDoutrinas biblicas
Doutrinas biblicas
 
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
 
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
Contestandonaluzdabibliaostextosusadospelostrinitarianos 140211043236-phpapp02
 
Como descobrir adulteracoes_nas_traducoes_de_egw
Como descobrir adulteracoes_nas_traducoes_de_egwComo descobrir adulteracoes_nas_traducoes_de_egw
Como descobrir adulteracoes_nas_traducoes_de_egw
 
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADOANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
 
1 trindade - 08-09-2013 (1)
1   trindade - 08-09-2013 (1)1   trindade - 08-09-2013 (1)
1 trindade - 08-09-2013 (1)
 
Lição 5 - A Identidade do Espírito Santo
Lição 5 - A Identidade do Espírito SantoLição 5 - A Identidade do Espírito Santo
Lição 5 - A Identidade do Espírito Santo
 
Desmascarando seitas e heresias 1
Desmascarando seitas e   heresias 1Desmascarando seitas e   heresias 1
Desmascarando seitas e heresias 1
 
IASD - ESTUDO TRINDADE - EQUIP PASTOR LUIZ GONÇALVES
IASD - ESTUDO TRINDADE - EQUIP PASTOR LUIZ GONÇALVESIASD - ESTUDO TRINDADE - EQUIP PASTOR LUIZ GONÇALVES
IASD - ESTUDO TRINDADE - EQUIP PASTOR LUIZ GONÇALVES
 

È O Espirito Santo Deus?

  • 1. É O ESPÍRITO SANTO DEUS ?
  • 2. Aqueles que não querem aceitar o Espírito Santo como Deus, dizem que o Espírito Santo é o mesmo Espírito de Deus, ou o Espírito de Jesus ou uma influência, ou um poder ou uma energia ou outra coisa qualquer menos Deus. INTRODUÇÃO
  • 3. O objetivo deste estudo é analisar cuidadosamente o texto de S. João 14:16 focalizando com atenção uma palavra grega- ALLÓS . O texto diz:
  • 4. "E Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará OUTRO Consolador, afim de que esteja para sempre convosco."
  • 5. Aqui temos três Pessoas distintas, o Pai, Jesus e o OUTRO Consolador. Neste texto não diz quem é o Consolador, embora saibamos que Ele é o Espírito Santo, por outros textos.
  • 6. Nosso estudo será descobrir se o Espírito Santo é da mesma natureza e da mesma essência que o Pai e o Filho ou se Ele é de natureza e essência diferente.
  • 7. I Parte: Aspectos divinos que distinguem Deus de outros deuses:
  • 8. Onisciente (Salmo 139:1-4) Onipotente (Mateus 19:26) Eterno (Salmo 90:2) Imutável (Malaquias 3:6) Bondade (Salmo 145:9) Amor (I João 4:8) Onipresente (Salmo 139:7-12) Criador (Êxodo 20:11)
  • 9. Aspectos divinos que distinguem Cristo de outros deuses:
  • 10. (1) Trinity, Whidden, Moon e Reeve, pág. 22 e 23 – Review and Herald, publishing Association USA, 2002. Onisciente (Salmo 139:1-4) Onipotente (Mateus 19:26) Eterno (Salmo 90:2) Imutável (Malaquias 3:6) Bondade (Salmo 145:9) Amor (I João 4:8) Onipresente (Salmo 139:7-12) Criador (Êxodo 20:11)
  • 11. II Parte: DIFERENÇAS ENTRE DUAS PALAVRAS GREGAS
  • 12. Se eu disser: Eu tenho uma caneta, mas preciso de outra. A pessoa que me atende poderá trazer-me outra caneta igual àquela que está em minhas mãos. Exemplo: Em português, temos apenas uma palavra para distinguir um elemento da mesma espécie ou de espécie diferente.
  • 13. Porém, se eu quiser uma caneta diferente daquela que tenho em mãos, eu falo por favor me traga outra caneta. Neste caso, preciso acrescentar Outra caneta diferente.
  • 14. Porque a palavra OUTRO para designar algo igual ou OUTRO para designar algo diferente, em português é a mesma. Entretanto, esta similaridade de palavras, não existe em Grego.
  • 15. Quando você diz: Quero OUTRA caneta, se você quer uma caneta igual, da mesma substância, da mesma qualidade, da mesma espécie então, você usa a palavra ALLÓS .
  • 16. Porém se você quiser uma caneta diferente, de espécie diferente, de substância diferente, desigual, então você usará a palavra HETERÓS. (1) Trinity, Whidden, Moon e Reeve, pág. 122 – Review and Herald, publishing Association USA, 2002.
  • 17. "Em Grego existem duas palavras para OUTRO: Allós significa outro da mesma espécie, enquanto Heterós, significa outro de espécie diferente" (2) Undertanding the Trinity, Max Hatton, pág. 113 – Autumn House, Alma Park Grantham, England, 2001.
  • 18. Textos onde a palavra OUTRO – ALLÓS , é usada para indicar elementos da mesma espécie:
  • 19.
  • 20. 2 - "E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o OUTRO (Allós) discípulo que era conhecido do Sumo Sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro." João 18:16 – João era o outro discípulo, da mesma espécie que Pedro.
  • 21. 3 - "Foram pois os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao OUTRO (Allós) que com ele fora crucificado." João 19:32 – Outro ladrão, da mesma espécie." Geofrey W. Bromiley, Theological Dictionary Of The New Testament, pág. 43 e 44, William B. Eerdmans Publishing Company Grand Rápids, 1986.
  • 22. Vejamos alguns textos onde a palavra OUTRO – HERTERÓS, é usada para indicar elementos de espécie ou de natureza diferente.
  • 23. 1 "Maravilho-me de que tão depressa passásseis dAquele que vos chamou à graça de Cristo para OUTRO (Heterós) evangelho" Gálatas 1:6 – Outro evangelho, de espécie diferente, de natureza diferente.
  • 24. 2 "Porque se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis OUTRO (Heterós) Espírito que não recebestes, ou OUTRO (Heterós) evangelho, que não abraçastes, com razão sofrereis." II Coríntios 11:4
  • 25. Outro evangelho ou outro Espírito, de espécie diferente. (Em Atos 15:1 e 5 está a explicação do conteúdo deste OUTRO evangelho e deste OUTRO Espírito. Eram coisas diferentes daquelas que Paulo tinha ensinado. Era um evangelho misturado com tradições judaicas)
  • 26. 3 "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o OUTRO (Heterós) ou se dedicará a um e desprezará o OUTRO . (Heterós) Não podeis servir a Deus e a mamom." Mateus 6:24 – Outro senhor, de espécie diferente, de natureza diferente.
  • 27.
  • 28. Como você notou, existe uma grande diferença entre ALLÓS, outro da mesma espécie, ou da mesma natureza e HETERÓS, outro de espécie diferente, ou de natureza diferente.
  • 29. Aqui nasce a pergunta vital: Em João 14:16 João usou a palavra ALLÓS ou HETRÓS para indicar o OUTRO Consolador que o Pai enviaria? Resposta: João usou a palavra ALLÓS .
  • 30. Agora leia mais uma vez acima os aspectos que distinguem Deus e Jesus de outros deuses. Tendo isso em mente, podemos afirmar: O Pai é Deus, Jesus é Deus e o Espírito Santo é da mesma substância e da mesma espécie, então o Espírito Santo é Deus.
  • 31. III Parte: Comprovação Bíblica e do Espírito de Profecia de que o Espírito Santo tem as mesmas características que distinguem Deus
  • 32. O ESPÍRITO SANTO É ONIPOTENTE Romanos 15:19 diz: "Pelo poder dos sinais e prodígios na virtude do Espírito de Deus..."
  • 33. "Ao pecado só poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Divindade, (Trindade) à qual viria, não como energia modificada, mas na plenitude do divino poder." ( 3) DN pág. 501- Ellen White, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São Paulo, Terceira Edição
  • 34. O ESPÍRITO SANTO É ONIPRESENTE . No Salmo 139:7 lemos: "Para onde me irei do Teu Espírito, e para onde fugirei da Tua face?"
  • 35. "As circunstâncias podem nos separar de todos os amigos terrestres. Nenhuma porém, pode nos separar do celeste Consolador. Onde estivermos, onde formos, Ele estará sempre ao nosso lado para apoiar, suster, erguer e animar ." (4) (DN, idem, pág. 500)
  • 36. O ESPÍRITO SANTO É ONISCIENTE O apóstolo Paulo diz: "Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito: porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus". Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Coríntios 2:10 e 11.
  • 37. "O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana e dela independente. Embaraçado com a humanidade, Cristo não poderia estar em toda a parte em pessoa. Era portanto do interesse deles que fosse para o Pai e enviasse o Espírito Santo como Seu sucessor na terra.
  • 38. Ninguém poderia ter então vantagem devido a sua situação ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Espírito o Salvador seria acessível a todos. Nesse sentido estaria mais perto deles do que se não subisse ao alto .” (7) DN, pág. 499, Ellen G. White, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São Paulo, Terceira Edição.
  • 39. O ESPÍRITO SANTO É ETERNO "Os eternos dignitários – Deus, Cristo e o Espírito Santo munindo os discípulos de energia sobre-humana... Avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado." (5) Manuscrito 145, 1901
  • 40. O ESPÍRITO SANTO É INFINITO "Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e estes três grandes poderes infinitos estão harmoniosamente comprometidos a trabalhar em nosso favor se cooperarmos com Eles" (6) M.M. 1992, pág. 110
  • 41. O ESPÍRITO SANTO PODE SER BLASFEMADO Portanto Eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.... Mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro." (Mat. 12:31 e 32)
  • 42. O QUE É BLASFÊMIA? Blasfêmia é um tipo de insulto pessoal dirigido unicamente a Deus. É quando alguém se coloca no lugar de Deus ou assume as prerrogativas devidas unicamente a Deus. Ver Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, pág. 71 e 72, Review and Herald Publishing Association, USA, 2002
  • 43. Quando Jesus perdoou o pecados do paralítico, os judeus disseram que Ele blasfemou porque reconheciam que o ato de perdoar pecados é atribuição exclusiva de Deus.
  • 44. "Os fariseus tomaram essas palavras como blasfêmia, e conceberam a idéia de apresentá-las como pecado digno de morte. Disseram em seu coração: "Ele blasfema; quem pode perdoar pecados senão só Deus? Ellen White, DN, pág. 269, CD Room, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí SP, 2002"
  • 45. " Quando Satanás sugeriu que Cristo o adorasse, Jesus teve esta atitude como blasfema. "Ao solicitar Satanás homenagem, despertou-se a divina indignação de Cristo e não pôde mais tolerar a blasfema pretensão de Satanás, ou mesmo permitir que ficasse em Sua presença." Ellen White, História da Redenção, pág. 286, CD Room, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí SP, 2002"
  • 46. Quando Jesus Se comparou com Deus, eles disseram: "Não Te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo Tu homem, Te fazes Deus a Ti mesmo." João 10:33. Se blasfemar é um ato pecaminoso dirigido unicamente a Deus, e se há a possibilidade de alguém blasfemar contra o Espírito Santo, a conclusão é que Ele é Deus.”
  • 47. Max Hatton reconhece que o Espírito Santo é uma pessoa da trindade Diz ele : "O Espírito Santo é uma pessoa da trindade. Ele não é o Pai, e nem o Filho. Ele é coeterno com os três" (8) Max Hatton, idem pág. 119.
  • 48. Ellen White reconhece claramente que o Espírito Santo é uma pessoa como o próprio Deus. Diz Ela : "Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos." . (9) Evangelismo pág.616 Ellen White, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São Paulo, 1975.
  • 49. O Espírito Santo é OUTRO (Allós) Consolador, DA MESMA ESPÉCIE, infinito, eterno onipresente, onipotente, e onisciente. Se o Pai é Deus, se Jesus é Deus, e o Espírito Santo é da mesma espécie, ENTÃO ELE É DEUS. CONCLUSÃO
  • 50. É um mestre amoroso, é uma pessoa interessada em nosso presente e futuro. Embora unido ao Pai e ao Filho em substância, tem Sua própria personalidade e tarefas.   Ivanaudo B. de Oliveira Secretário USB.