A Cidade Dos AutomóVeis
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

A Cidade Dos AutomóVeis

on

  • 1,189 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,189
Views on SlideShare
1,189
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    A Cidade Dos AutomóVeis A Cidade Dos AutomóVeis Document Transcript

    • A cidade dos automóveis Na cidade, os automóveis estavam por toda a parte. Noite e dia roncavam, buzinavam, fumegavam, atropelavam. Na cidade ninguém conseguia dormir. Os automóveis eram os donos da cidade. Como ninguém dormia, todos foram perdendo a memória a pouco e pouco. Começaram por esquecer onde tinham arrumado o carro na véspera. Maria Cândida Mendonça INTERPRETAÇÃO DO TEXTO 1 – Identifica o espaço da acção da história. 2 – Porque razão chamavam à cidade, «cidade dos automóveis»? 3 – Que faziam os automóveis noite e dia? 4 – Quem eram os donos da cidade? 5 – O que começaram as pessoas a esquecer? 6 – Inventa uma pergunta para a resposta dada: P: R: As pessoas perderam a memória porque não conseguiam dormir. 7 - Lê a frase que se segue: «As pessoas esqueceram onde tinham arrumado o carro na véspera.» 7.1 – Assinala com  a frase que explica o sentido da frase que leste:  As pessoas esqueceram onde tinham arrumado o carro no dia anterior.  As pessoas esqueceram onde tinham arrumado o carro no dia seguinte.
    • 8 – Completa: Os automóveis eram os donos da cidade. O As viagens correram bem. A 9 – Escreve: no diminutivo: no aumentativo: noite carro roda barulho 10 – Liga as palavras sinónimas: 11 – Liga as palavras antónimas: arrumar derrubar dormir muito memória deitar fumo perder acabar fumegavam ordenar pouco acordar atropelavam lembrança começar ganhar 12 – Pensa e escreve: um nome comum - um nome próprio - um nome masculino - um nome feminino - uma frase exclamativa - uma frase interrogativa - 13 – Completa: Passado  Ontem, ninguém dormiu. Presente  Hoje, Futuro  Amanhã, 14 – Lê as frases e sublinha o verbo: O Pedro anda de bicicleta. O motorista conduz com cuidado. 15 – Em cada frase, separa o GN (Grupo Nominal) e o GV (Grupo Verbal), como no exemplo: O sinaleiro regula o trânsito.
    • Os automóveis buzinavam. As pessoas perderam a memória. 16 – Escreve m ou n, de modo a formares palavras: po___ba que___te a___pola lo___go li___peza co___te___te co___boio e___prego e___caixe 17 – Escolhe e descreve uma viagem fantástica que gostarias de fazer…