Aula 1 WEB
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula 1 WEB

on

  • 3,822 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,822
Views on SlideShare
3,822
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
159
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula 1 WEB Presentation Transcript

  • 1. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Objetivo do curso Preparar o aluno para realização de provas de concursos, na disciplina de Informática.
  • 2. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS
    • O que será tratado neste curso/aula?
    • Informática
    • Processamento de Dados
    • Hardware x Software
    • Hardware
    • Software
    • Resumo
  • 3. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Informática É a ciência cuja finalidade é o tratamento da informação de modo racional e automático. Processamento de Dados É a manipulação de dados, ou seja, transformar informações iniciais primárias (de entrada) em informações finais (de saída), efetuando operações sobre elas e com elas.
  • 4. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Computador É a máquina que faz o processamento eletrônico dos dados que lhe são fornecidos, gerando um resultado. De um modo geral, o computador além de adicionar e subtrair números, também apresenta e manipula textos, tabelas etc.
  • 5. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Processamento Eletrônico de Dados Ao executar as tarefas, o computador realiza uma série de operações entre os seus componentes. Estas operações são, muitas vezes, imperceptíveis a nós.
  • 6. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS ESQUEMA DO PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS Microprocessador Ou CPU Unidade de Entrada de dados Unidade de Saída de dados Unidade de Entrada / Saída de dados Teclado, mouse, scanner Vídeo e impressora Modem
  • 7. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Componentes de um sistema de processamento eletrônico de dados HARDWARE SOFTWARE
  • 8. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware São os componentes físicos de um sistema de computador, ou seja, os equipamentos. Exemplo: Vídeo, Teclado, Impressora, CPU, Discos, Mouse, Conectores, Dispositivos, Memórias e outros.
  • 9. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Principais Componentes Físicos Computador (Microprocessador, Memória, Conexões...); Dispositivos de Armazenamento; Periféricos. Unidade de Entrada Unidade de Saída Processamento e Controle Armazenamento Secundário
  • 10. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Microprocessador A CPU (Central Processing Unit) ou Unidade Central de Processamento é o cérebro do computador. É um circuito integrado localizado na placa-mãe, dentro do gabinete. Tem como função executar, coordenar e controlar todas as operações de processamento.
  • 11. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Memórias Local onde são armazenados os dados. O computador trabalha utiliza a memória principal (RAM) e a memória auxiliar (Discos, Fitas magnéticas, CD, DVD).
  • 12. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Dispositivos de Armazenamento Permanente São equipamentos responsáveis por ler e gravar as informações nas memórias auxiliares. As informações registradas seguirão as regras de utilização do sistema operacional instalado. Exemplo: Unidades de Disco (Rígido, Flexível, CD, DVD), Zip Drive, Leitor de Cartão de Memória.
  • 13. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Dispositivos de Armazenamento Permanente Unidade de Disco Rígido (HD ou Winchester) É um dispositivo localizado no gabinete do computador, com grande capacidade de armazenamento. É hermeticamente selado, ou seja, o disco é montado em caixa lacrada, em um ambiente sem ar, livre de pó ou outras partículas que possam danificá-lo. Este dispositivo permite a leitura e gravação de dados.
  • 14. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Dispositivos de Armazenamento Permanente Unidade de Disco Flexível (Disquete) É um dispositivo de armazenamento de dados em mídia magnética. Os dados são gravados em um disco removível com capacidade relativamente pequena para armazenamento de dados. Este dispositivo permite a leitura e gravação de dados.
  • 15. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Dispositivos de Armazenamento Permanente Unidade de CD/DVD É um dispositivo que permite a leitura e/ou gravação em CD e/ou DVD Não muito comuns, mas ainda presentes no mercado: Unidade de CD-ROM (somente lê CD); Unidade de CD-RW (Lê e grava CD); Unidade de DVD (Lê CD e DVD). Atualmente o mais comercializado é a Unidade de DVD-RW (Lê/Grava em CD/DVD). Alguns tipos de Unidades trabalham com uma mídia chamada Blu-Ray
  • 16. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Dispositivos de Armazenamento Permanente Zip Drive É um dispositivo semelhante a Unidade de Disquete no que se refere ao manuseio, porém faz a leitura e gravação de dados em discos de alta capacidade, os Zip-Disk
  • 17. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Dispositivos de Armazenamento Permanente Leitor de Cartão de Memória Equipamento que lê / grava nos cartões de memória flash (SD, Mini-SD e Micro-SD). As memórias flash são muito utilizadas em câmeras fotográficas, filmadoras e outros aparelhos.
  • 18. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos São equipamentos que conectados à placa do sistema do computador, realizam a comunicação entre ele e o meio externo. Para a utilização de alguns periféricos torna-se necessário o uso de placas adicionais (ex.: Placa de vídeo). Os periféricos são divididos em: Periféricos de Entrada; Periféricos de Saída; Periféricos de Entrada/Saída.
  • 19. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada São equipamentos usados para introduzir dados para o computador. Exemplo: Teclado; Mouse; Scanner; Leitora de código de barras; Outros.
  • 20. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada Teclado É o principal periférico de entrada de dados. Dispositivo com teclas alfabéticas, numéricas e especiais (controle). ESC TAB CAPS LOCK SHIFT CTRL ALT Teclas de Movimentação Teclado númérico Teclas de Controle Teclas de Funções
  • 21. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada Teclado: Teclas Especiais ou de Controle ESC - Cancela operação TAB - Tabulação CAPS LOCK - Letras maiúsculas SHIFT - Alternar a função de uma tecla CTRL - Tecla de controle utilizada em conjunto com outras ALT - Acionar função alternativa de uma tecla BACKSPACE - Apaga o caractere à esquerda ENTER - Executa comandos
  • 22. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PRINT SCREEN - Captura a tela (Windows) PAUSE - Pausa INSERT OU INS - Inserir caractere HOME - Posiciona o cursor no canto superior direito (tela) PAGE UP - Página anterior PAGE DN - Página seguinte DEL - Apaga o caractere END - Posiciona o curso no final da linha NUM LOCK - Utilização do teclado SCROLL LOCK - Alternar o formato de rolagem de tela - Mover para esquerda - Mover para direita - Mover para cima - Mover para baixo
  • 23. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada Mouse Equipamento usado para selecionar itens apresentado na tela (monitor) O mouse deve ser utilizado sobre uma superficie denominada Mouse-Pad
  • 24. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada Scanner Dispositivo usado para digitalizar (colocar um documento ou imagem sob a forma digital, permitindo seu uso no computador) documentos. A tecnologia de “escaneamento” está presente em vários dispositivos.
  • 25. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada Câmera fotográfica, filmadora, webcam Dispositivo usado para capturar imagem e armazenar sob a forma de fotos e/ou vídeos e posteriormente transferi-las para o computador. A webcam é uma câmera específica para comunicação entre computadores usando imagem.
  • 26. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada Câmera, filmadora, webcam – Conexão Estes periféricos se comunicam com o computador por meio de conexões específicas. Exemplo: Placa de captura; Placa de audio/video; Cabo de audio e video; Conexão e cabo USB; Conexão e cabo Firewire
  • 27. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Saída São equipamentos usados para apresentar os resultados do processamento. Exemplo: Monitor de Vídeo; Impressora; Plotter; Outros.
  • 28. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Saída Monitor de Vídeo O vídeo é o principal periférico de saída de informações, onde são apresentadas as imagens. Alguns são especiais por também serem utilizados na entrada de dados (Touch screen).
  • 29. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Saída Tipos de Monitores Os monitores de vídeo pode ser de vários tipos, os mais comuns são: CRT - Cathodic Ray Tube ou Tubo de Raios Catódicos é o monitor “tradicional”, em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de elétrons, que atua no material fosforescente que a reveste, formando as imagens. LCD – Liquid Cristal Display ou Tela de Cristal Líquido é o tipo mais moderno de monitor. Nele a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores.
  • 30. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Saída Impressora É um periférico que imprime informações no papel. Dentre os diversos tipos de impressoras temos: a matricial, a laser, a jato de tinta e a térmica.
  • 31. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Saída Plotter É um periférico que imprime em altíssima qualidade gráfica.
  • 32. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Saída Monitores, Impressoras, Plotters – Conexão Estes periféricos se comunicam com o computador por meio de conexões específicas. Exemplo: Placa de vídeo; Cabo de vídeo VGA ou HDMI; Conexão e cabo USB ; Conexão e cabo Serial; Conexão e cabo Paralelo;
  • 33. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada/Saída São equipamentos usados para entrada de dados no computador como para saída de informação. São Periféricos de Entrada/Saída: Modem;
  • 34. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada/Saída Modem A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original.
  • 35. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Hardware: Periféricos de Entrada/Saída Modem: Tipos de Modem Basicamente, existem modems para acesso discado e banda larga. Os modems para acesso discado geralmente são instalados internamente no computador (em slots PCI) ou ligados em uma porta serial, enquanto os modems para acesso em banda larga podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet. Nos modems ADSL o sinal é transmitido sempre em digital (ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line).
  • 36. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Software São programas de computador, instruções que fazem com que a máquina (hardware) realize o trabalho; é a parte lógica do computador. O software é essencial, pois sem ser programado, o computador de nada é capaz.
  • 37. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Software Básico A família de software básico inclui programas responsáveis por gerenciar e controlar os recursos de hardware. Estão nesta categoria os sistemas operacionais Windows, Linux e outros
  • 38. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Software Aplicativo São programas que permitem ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial.
  • 39. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Software Aplicativo Escritório: processador de texto, planilha eletrônica, utilitários, comunicação, gerenciador de informações pessoais, etc. Administrativos: sistemas de faturamento, contas a pagar, folha de pagamento, controle de estoque, controle de produção, contabilidade etc. Automação Comercial: reserva de passagens, contas correntes, pontos de venda, caixas automáticos etc. Técnico-científicos: cálculo de estruturas, planejamento e controle de projetos, pesquisas operacionais, problemas de engenharia etc. Automação Industrial: ativação, programação e controle de máquinas e equipamentos, controle de processos, calibração Apoio Educacional: assistência a instruções, ensino auxiliado pelo computador etc. Especiais e Científicos: teleprocessamento, comunicações, militares, pesquisas espaciais, pesquisas meteorológicas etc. Entretenimento: jogos, música etc.
  • 40. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Software Aplicativo Processador de Texto Software de computador mais amplamente usado. Permite criar, editar, formatar, armazenar, e imprimir textos e gráficos em um documento Exemplos: MS Word, Publishing, Writer
  • 41. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Software Aplicativo Planilha Eletrônica Compostas de colunas e linhas. Usada como uma ferramenta de negócio. Oferece aos usuários uma visão que eles não conseguiriam produzir prontamente por conta própria. Recalcula de maneira automática os resultados quando um número é alterado. Exemplo: MS Excel, Calc
  • 42. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Software Aplicativo Apresentação O software que permite criar documentos estruturados sob a forma de slides. Muito utilizado por profissionais que precisam apresentar projetos, cursos, aulas, tutoriais etc. Exemplos: MS PowerPoint, Impress
  • 43. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Software Utilitário São programas cujo objetivo é uma operação específica, como procurar vírus e eliminá-los, compactar arquivos, gravar cópia de segurança (backup), desfragmentar o disco, otimizar memória, etc.
  • 44. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Linguagem de Programação Método padronizado para expressar instruções para um computador. Conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Exemplo: Delphi, Visual Basic, C++, PHP, ASP, etc .
  • 45. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Linguagem de Programação Linguagem de Máquina: seqüência de dígitos binários que codificam instruções a serem executadas; Linguagem de Baixo Nível: mais próxima ao código da máquina e, portanto, menos abstrata. Associa mneumônicos a instruções Exemplo: Assembly Linguagem de Alto Nível: nível de abstração elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana, no nível da especificação de algoritmos Exemplos: Pascal, C++, Java Linguagem de Muito Alto Nível: nível de especificação declarativa Exemplo: SQL
  • 46. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Vírus de Computador É um programa que tem como objetivo contaminar outros programas ou o hardware do computador. Sua contaminação se dá por troca de programas por meio magnético, ao se baixar arquivo da internet ou via e-mail.
  • 47. PROAB 2010 AULA 1 PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS Malware (Mal icious Soft ware) Software com propósito “desagradável” – do irritante ao danoso. Tipos de Malware: Vírus: Código que reside em outro arquivo (hospedeiro) e pode infectar outros arquivos; Worm: Código “auto-remoto-replicável”; Trojan Horse: “Presente de grego”; Backdoors: Tem objetivo de dar acesso remoto a um usuário não-autorizado Rootkits: Softwares com medidas para (ganhar e) manter acesso a um host. Bots (de botnet): Executa tarefas automatizadas, sob controle de um operador. Frequentemente controlados via IRC (Internet Relay Chat). Comuns spammers. Spyware: Interceptação da interação do usuário com o computador. Monitoramento e interferência (redirecionamento de páginas, instalação de programas...) Adware: Programa que exibe propagandas. Muitas vezes faz uso de spyware Outros: Keylogger, Click-logger, Dialer ...